Fundos Musicais para Pregação: Dicas e Sugestões

A escolha de fundos musicais para pregação pode depender do estilo da pregação e do gosto pessoal do pregador, mas aqui estão alguns tipos e sugestões de fundos musicais apropriados.

Aqui estão alguns tipos de fundos musicais para pregação:

Música instrumental suave

Música instrumental suave e tranquila pode ser uma boa opção para fundo musical durante a pregação, pois pode ajudar a criar um ambiente de calma e reflexão. Algumas opções incluem piano, violino, harpa, flauta, entre outros instrumentos.

Hinos cristãos

Hinos cristãos são uma opção popular para fundo musical durante a pregação, pois muitos deles contêm mensagens e temas relevantes à mensagem pregada. Alguns hinos populares incluem “Grande é o Senhor”, “Nada Além do Sangue”, “A Ele a Glória”, entre outros.

Música gospel contemporânea

Música gospel contemporânea pode ser uma boa opção para pregações mais dinâmicas e animadas, pois muitas delas contêm letras inspiradoras e mensagens positivas. Algumas opções incluem canções de artistas como Hillsong, Chris Tomlin, Bethel Music, entre outros.

Música clássica

Música clássica pode ser uma opção interessante para fundo musical durante a pregação, pois pode criar uma atmosfera solene e majestosa. Alguns fundos clássicos populares incluem “Hallelujah (Aleluia)”, “Grandioso És Tu”, entre outros.

Fundo musical de violão para pregação

O violão é um instrumento versátil e pode ser uma ótima opção de fundo musical para pregação, pois pode criar uma atmosfera tranquila e introspectiva. Aqui estão algumas sugestões de fundos musicais de violão para pregação:

1. “Maravilhosa Graça” (Amazing Grace – John Newton) é um hino cristão muito conhecido e pode ser tocado em uma versão instrumental de violão para criar um ambiente calmo e reflexivo.
  2. “Oh, quão lindo esse nome é” (What a Beautiful Name – Hillsong Worship) é uma canção de adoração popular e pode ser tocada em uma versão de violão para criar uma atmosfera serena e contemplativa.
  3. “Quão grande és Tu” (How Great Thou Art – Carl Boberg) é um hino cristão clássico e pode ser tocado em uma versão instrumental de violão para criar um ambiente de reverência e adoração.
  4. “Oceans” é uma canção muito popular do Hillsong United e pode ser tocada em uma versão de violão como fundo musical para pregação.

Fundo musical espontâneo com teclado para pregação

Um fundo musical espontâneo com teclado pode ser uma ótima opção para pregação, pois permite que o músico se adapte às mudanças do clima da mensagem e crie uma atmosfera mais dinâmica. Quando o pregador é entrosado com o músico, pois, a música deve complementar a mensagem e ajudar a enfatizar as emoções que o pregador está tentando transmitir.

Hoje em dia, a maioria das igrejas já contam com um músico hábil preparado para acompanhar o pregador com fundo musical.

Cuidados ao usar Fundos Musicais na Pregação

O uso de fundos musicais na pregação pode ser uma ótima maneira de criar uma atmosfera de adoração e reflexão, mas também é importante tomar alguns cuidados para garantir que a música seja uma adição positiva à mensagem. Aqui estão alguns cuidados a serem considerados ao usar fundos musicais na pregação:

1. Escolha músicas apropriadas

É importante escolher músicas que sejam apropriadas para a mensagem e a congregação. Certifique-se de escolher músicas que complementem a mensagem e não entrem em conflito com as crenças ou valores da igreja ou dos membros da congregação.

2. Evite distrações

Evite escolher músicas que possam distrair a congregação da mensagem. Músicas com letras complicadas ou melodias difíceis de acompanhar podem acabar distraindo os membros da congregação e tirando o foco da mensagem.

3. Ajuste o volume

Certifique-se de ajustar o volume da música para que ela seja uma adição positiva à mensagem, mas não tão alta que distraia ou sobrecarregue a congregação. É importante que a música complemente a mensagem, mas não a substitua.

4. Prepare-se com antecedência

Se você planeja usar fundos musicais na pregação, é importante preparar-se com antecedência. Certifique-se de escolher as músicas com cuidado e praticá-las antes de usá-las na pregação. Isso garantirá que a música complemente a mensagem e crie uma atmosfera adequada.

5. Considere a cultura musical da congregação

Ao escolher fundos musicais, é importante considerar a cultura musical da congregação. Certifique-se de escolher músicas que sejam familiares e apropriadas para a congregação. Músicas desconhecidas ou estranhas para a congregação podem ser um desvio da mensagem.

Seguindo esses cuidados, você pode usar fundos musicais para criar uma atmosfera de adoração e reflexão positiva e complementar sua mensagem.

Sugestões de Fundos Musicais Mais Usados para Pregação

Algumas dicas e considerações finais

Essas são apenas algumas sugestões de fundos musicais para pregação. Lembre-se de escolher uma música adequada para sua mensagem e que ajude a criar a atmosfera desejada para a sua pregação.

Uma boa dica é que você ouça cada uma destas sugestões e escolha a que mais lhe agrada ou adequa ao seu estilo. O ideal é que você converta em mp3 e salve em seu celular ou pen drive. Dessa forma, você pode montar uma seleção para usar conforme o tipo de mensagem que irá pregar.

Gostou? Então veja mais dicas e estudos para pregadores.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!