GABATÁ – Significado
GABATÁ – Um termo aramaico que corresponde ao grego “lithostrotos,” significando “pavimentado com pedras.” Algumas versões o traduzem como “Pavimento”. A palavra hebraica não se alinha exatamente com a palavra grega, indicando mais o aspecto elevado do local do que sua estrutura em mosaico ou xadrez. No Evangelho de João 19.13, é mencionado que este foi o local onde Pilatos proferiu a sentença formal contra o Senhor Jesus. Gabatá estava localizado ao lado do pretório, a residência do governador em Jerusalém.
Se o pretório (consulte “Pretório”) puder ser identificado com a Torre de Antônia, que pertencia a Herodes (veja “Torre de Antônia; Castelo”), então é altamente provável que o antigo pavimento na base do convento de Nossa Senhora de Sião seja o Gabatá. A área central desse pátio mede cerca de 2.300 metros quadrados e é pavimentada com pedras que têm aproximadamente um metro quadrado por 30 centímetros de espessura.
Versículo de referência:
- João 19.13: “Ouvindo isso, Pilatos trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Gabatá, em hebraico, Gábata.” (João 19:13)