Hebrom: 7 Referências que Mostram o Significado Espiritual dessa Cidade na Bíblia

Hebrom é uma cidade da Antiguidade ainda existente. Ela foi construída na extremidade sul das terras altas que vai de norte a sul, através da área da Palestina. Nos tempos patriarcais, ela era conhecida como Quiriate-Arba (Gn 23.2) e ficava sobre a colina conhecida como El Arbain.

Localização de Hebrom

Hebrom está situada a 40 quilômetros a sudoeste de Jerusalém e a menos de 3,2 quilômetros de Manre, onde Abraão passou boa parte de sua vida.

Principais relatos bíblicos em Hebrom

Fatos importantes ocorreram nesse lugar, como por exemplo, Abraão erigiu um altar ao Senhor depois de separar-se de Ló (Gn 13.18). Foi ali também que ele ouviu acerca da captura de seu sobrinho Ló (14.12-16). E, anos depois, hospedou três anjos e ouviu acerca do juízo iminente sobre Sodoma e Gomorra (cap. 18).

Sara morreu em Hebrom, e então Abraão adquiriu a caverna de Macpela de Efrom, o hitita (Gênesis 23:19) na qual a sepultou.

No tempo do Êxodo dos israelitas do Egito, espias foram enviados à terra. Eles atravessaram as terras altas centrais da Palestina de Cades-Barneia, através de Hebrom até Reobe (Nm 13.17-21).

Durante o período dos juizes, a cidade é mencionada em conexão com Sansão. Quando apanhado dentro da cidade de Gaza, ele arrancou as portas da cidade e as deixou em Hebrom (Jz 16.3).

Após a morte de Salomão, filho de Davi, o reino foi dividido. Roboão, temendo um ataque pelos egípcios na fronteira sul, fortificou Hebrom (2 Cr 11.1-12). Desse tempo em diante, a cidade desaparece do registro do Antigo Testamento.

Aqui estão as 7 Referências na Bíblia sobre Significado Espiritual de Hebrom

1. Lugar de separação

E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom;

Gênesis 13:18

2. Lugar de adoração

…e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.

Gênesis 13:18

3. Lugar de comunhão

ENTÃO todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne.

2 Samuel 5:1

4. Lugar de intercessão

E chegou-se Abraão, dizendo: Destruirás também o justo com o ímpio? Se porventura houver cinquenta justos na cidade, destruirás também, e não pouparás o lugar por causa dos cinquenta justos que estão dentro dela? Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra? Então disse o SENHOR: Se eu em Sodoma achar cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a todo o lugar por amor deles.

(Gênesis 18:23-32)

5. Lugar de unção

Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel.

2 Samuel 5:3

6. Lugar de conquista

Depois Josué, e todo o Israel com ele, subiu de Eglom a Hebrom, e pelejaram contra ela. E a tomaram, e a feriram ao fio de espada, assim ao seu rei como a todas as suas cidades; e a todos os que nelas estavam, a ninguém deixou com vida, conforme a tudo o que fizera a Egloma destruiu totalmente, a ela e a todos os que nela estavam.

Josué 10:36-37

7. Lugar de refúgio

Assim lhes deram a cidade de Arba, do pai de Anaque (esta é Hebrom), no monte de Judá, e os seus arrabaldes ao redor. Porém o campo da cidade, e as suas aldeias, deram a Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão. Assim aos filhos de Arão, o sacerdote, deram Hebrom, cidade do refúgio do homicida, e os seus arrabaldes, Libna e os seus arrabaldes;

Josué 21:11-13

Em resumo, Hebrom na Bíblia é um lugar de:

  1. Separação
  2. Adoração
  3. Comunhão
  4. Intercessão
  5. Unção
  6. Conquista
  7. Refúgio

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!
Botão Voltar ao topo