A Cidade de Belém na Bíblia

Belém é a Cidade de Judá onde Davi e Jesus nasceram , também chamada de Efrata, situada cerca de oito km a sudoeste de Jerusalém.

A Cidade de Belém na Bíblia

Significado de Belém

BELÉM significa Casa de Pão.

O rei Davi nasceu na cidade de Belém

“E Davi era filho de um homem efrateu, de Belém de Judá, cujo nome era Jessé, que tinha oito filhos; e nos dias de Saul era este homem já velho e adiantado em idade entre os homens.” (1 Samuel 17:12).

Jesus nasceu na cidade de Belém

“4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi), 5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. 7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.” (Lucas 2:4-7).

A cidade de Davi

cidade de belém de judá na biblia

Belém é a “Cidade de Davi” e o lugar onde Jesus Cristo nasceu, cinco milhas ao sul de Jerusalém.

As vezes é chamada Belém de Judá ou Efrata para não ser confundida com Belém de Zebulom. (Gênesis 35:19; Miquéias 5;2)

A Cidade de Belém no Antigo Testamento

A cidade de Belém foi inicialmente ocupada pelos cananitas e associada com os patriarcas de Israel, porque Raquel morreu e foi sepultada nas suas vizinhanças (Gênesis 35:16,19; Gênesis 48:7).

A referência mais antiga a cidade de Belém está em alguns relatos de batalhas, escritos 1400 anos antes do nascimento de Jesus.

Um ramo da família de Calebe se estabeleceu lá e seu filho Salma era conhecido como “o pai de Belém” (1 Crônicas 2:51).

Belém era a terra de um jovem levita que servia como sacerdote a Mica (Juízes 17:7-8) e de Boaz, Rute, Obede e Jessé, o belenita, pai de Davi (Rute 4:11-17; 1 Samuel 16:18).

belém na biblia- a cidade de Davi

Em Belém nasceram Davi (1 Samuel 17:12) e Elanã, um dos poderosos homens de Davi (2 Samuel 23:24; 2 Crônicas 11:26).

Três dos guerreiros de Davi agiram de maneira audaciosa lá, ultrapassando uma guarnição de soldados filisteus que haviam sitiado a cidade e foram buscar água para Davi num poço próximo ao portão de entrada da cidade (2 Samuel 23:14-17).

Mais tarde, Belém é mencionada por estar próximo à cidade de Gerute-Quimã, onde os judeus que fugiam dos babilônios ficaram enquanto se encaminhavam para o Egito (Jeremias 41:17).

Pessoas de Belém eram parte do grupo de judeus que retornaram a Israel depois de deixar o exílio na Babilônia (Esdras 2:21; Neemias 7:26; Esdras 5:17).

A Cidade de Belém no Novo Testamento

Ao tempo em que Jesus nasceu, Belém era somente uma pequena vila (Mateus 2: 1-16; Lucas 2: 4-6, 15; João 7:42).

Obedecendo ao decreto de César Augusto, imperador de Roma, José teve que ir para Belém porque pertencia à família de Davi (Lucas 2:4).

A família deveria ter propriedades lá.

O nascimento de Jesus deve ter ocorrido numa caverna nos rochedos fora da cidade. Justin Martyr e Orígenes, antigos escritores cristãos, pensam assim.

Orígenes viveu na Terra Santa, na mesma região em que Jesus viveu, e relatou que em Belém pode ser vista a caverna em que Ele nasceu, dentro dela a manjedoura onde foi enrolado em faixas.

Jerônimo, um outro escritor cristão, mais tarde descreveu a caverna em que o imperador romano Constantino construiu uma igreja.

Em 1934-35, encontraram perto de Belém algumas evidências que sugeriam um segundo período de construção. Isso foi no tempo do imperador Justiniano (527-565 DC), época em que a igreja de Constantino foi expandida além de seus limites originais.

Degraus levam a uma caverna que parece ter tomado artificialmente a forma de um quadrado, talvez pelos construtores de Constantino.

Mas não há descrição da caverna anterior à construção da igreja de Constantino.

A Outra cidade chamada Belém

Belém é também o nome de uma cidade em Zebulom (Josué 19:15), provavelmente o berço de Ibsã (Juízes 12: 8-10), um dos primeiros juízes de Israel.

Hoje parece ser o mesmo lugar em que fica a vila de Beit Lahm, umas sete milhas a noroeste de Nazaré.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

Conheça a Poderosa Ferramenta que te ajudará a Entender a Bíblia de Forma Profunda!