O que significa Querite na Bíblia e o que aprendemos?

A Bíblia é um tesouro de sabedoria e histórias que transcendem o tempo. Isso nos leva a desejar compreender melhor o contexto histórico e significados como: o que significa querite na Bíblia?

Quais lições nós poderíamos extrair de alguns termos se soubéssemos o seu significados?

A leitura das Escrituras Sagradas é um desafio para muitos cristãos. Muitas vezes, por falta de vocabulário, de referências e de contextualizações.

É claro que nada disso invalida a nossa compreensão quando a lemos em momentos de aflição ou após orarmos a Deus.

No entanto, sempre tem os mais curiosos que desejam compreender a intrigante narrativa que envolve o Ribeiro de Querite, por exemplo.

Isso porque esse local é o cenário para onde Deus manda o profeta Elias para o sustentar ali.

Assim, se você deseja conhecer algo mais sobre essa passagem bíblica, continue a leitura e extraia lições valiosas para sua vida Cristã.

O que significa Querite na Bíblia?

Um dos segredos da boa interpretação de um texto bíblico é conhecer o significado das palavras. No caso, Querite, na Bíblia, é mais do que um simples lugar geográfico; é um símbolo de providência divina em tempos de crise. 

O-que-significa-Querite-na-Biblia-1

Isso porque a palavra “Querite” tem origens hebraicas e pode ser traduzida como “cortado” ou “cavado“, sugerindo a ideia de um lugar escondido ou reservado. 

Essa palavra é originária do verbo “Cha-Vath” que significa “Cortar, colocar no tamanho certo

Você encontra esse termo no livro de 1 Reis, capítulo 17, quando Deus instrui Elias a se refugiar no Ribeiro de Querite durante um período de fome e seca.

Se, por um acaso, é um estudante da escrita em hebraica, essa palavra “Qelt” se escreve assim: “קְרִיתֵא” e em português utilizamos o alfabeto latino como “Querite“. 

Por que Elias foi para o ribeiro de Querite?

Agora que conhecemos o significado e a grafia, vamos compreender porque esse local se torna importante na vida do profeta Elias.

Por-que-Elias-foi-para-o-ribeiro-de-Querite

Encontramos essa história no livro de 1 Reis, capítulo 17, nos versículos 2 a 7. 

Então, a palavra do Senhor veio a Elias, o tisbita, dizendo: Vai-te daqui e vai para o oriente e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão. E há de ser que beberás do ribeiro; e eu ordenei aos corvos que ali te sustentem. Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão…

Nesse contexto, compreendemos que o profeta recebeu instrução divina para se retirar para este local durante a seca e a fome.

Assim, Deus, em Sua sabedoria, escolheu esse local específico para preservar a vida de Elias, fornecendo comida por meio de corvos e água do ribeiro. 

Essa passagem bíblica é para nós um lembrete poderoso de que, mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, a providência de Deus está presente.

Onde era a localização do Ribeiro de Querite?

Segundo a informação que encontramos em 1 Rs 17:3, o ribeiro de Querite está para o lado oriental e faz fronteira com o Jordão.

As informações que encontramos é este riacho que nasce nos montes de Efraim e, percorre na região da Alta Galiléia e deságua no rio Jordão”.

Quatro lições para a vida que podemos extrair dessa passagem bíblica

O mais importante de se aprofundar nesse conhecimento são as lições que podemos extrair quando entendemos o que significa Querite na Bíblia. 

O-que-significa-Querite-na-Biblia-Descubra-a-profundidade-dessa-passagem-Sagrada

A primeira delas diz respeito ao significado “colocar no tamanho certo”. Naquele tempo, o povo estava em profunda desobediência, o rei Acabe casado com Jezabel leva o povo a idolatria.

Assim, podemos entender que o objetivo da fome e da seca era colocar o povo de volta, no lugar certo, ou seja, adorando a Deus.

A segunda lição é nos inspirar a confiar na orientação e na providência divina. Isso nos mostra que, apesar de Deus provar uma nação, o justo pode confiar que não pereceremos.

Podemos aprender ainda que, é necessário obedecer à palavra do Senhor em tempos de crise e situações desafiadoras. A obediência abre portas e nos ajuda a experimentar a graça divina.

A quarta e última lição é sobre a importância de manter a fé, mesmo quando tudo está dando errado. Afinal de contas, Deus é capaz de fornecer soluções para nossos desafios de maneiras extraordinárias.

Muitas vezes, inclusive, é nos lugares “cavados”, ou seja, improváveis que encontramos as maiores bênçãos.

Ao compreender o contexto e as implicações dessa passagem, somos convidados a refletir sobre nossa própria jornada de fé, confiando na providência divina.

Você já havia pensado nessa passagem bíblica dessa maneira? Deixe seu comentário abaixo.

Agora, se precisa de orientação para ter mais fé nas adversidades, leia também:

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo