Onde ficava a Torre de Babel e qual era seu significado?

Em Gênesis 11 somos apresentados à torre de Babel. Na época, seria uma maravilha da engenharia, no entanto, representava mais do que isso. Você pode se perguntar onde estava a torre de Babel e, mais importante, qual era o seu significado? 

Antes de mais nada, eu quero levá-lo a Gênesis 11 para ler esta história e depois voltar e extrair alguma verdade dela.

“Agora o mundo inteiro tinha uma língua e um discurso comum. À medida que as pessoas se moviam para o leste, encontraram uma planície em Sinar e se estabeleceram lá. Eles disseram uns aos outros: Venham, vamos fazer tijolos e cozinhá-los bem. 

Eles usavam tijolo em vez de pedra e alcatrão como argamassa. Então eles disseram: Venham, vamos construir uma cidade para nós, com uma torre que chegue até os céus, para que façamos um nome para nós mesmos; caso contrário, seremos espalhados sobre a face de toda a terra. Mas o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que o povo estava construindo. 

O Senhor disse: Se como um povo falando a mesma língua eles começaram a fazer isso, então nada do que planejam fazer será impossível para eles. Venha, vamos descer e confundir a língua deles para que eles não se entendam. Então o Senhor os espalhou dali por toda a terra, e eles pararam de construir a cidade. É por isso que foi chamada de Babel – porque ali o Senhor confundiu a linguagem do mundo inteiro. Gênesis 11:1-9

Onde ficava a Torre de Babel?

Onde estava localizada a Torre de Babel? A torre de Babel foi construída na planície em Sinar. 

Sinar é o nome hebraico para Babilônia. Esta localização de Sinar é mencionada pela primeira vez em Gênesis 10 em relação a Ninrode e a construção de seu reino. 

Mas, se você quer uma referência moderna, Sinar está localizada no que hoje conhecemos como Iraque.

“Cuxe foi o pai de Ninrode, que se tornou um poderoso guerreiro na terra. Ele foi um poderoso caçador diante do Senhor; é por isso que se diz: “Como Ninrode, um poderoso caçador diante do Senhor”. 

Os primeiros centros de seu reino foram Babilônia, Ereque, Acade e Calné, em Sinar.” – Gênesis 10:8-11

Qual foi o significado da Torre de Babel?

Vamos dar uma olhada mais de perto em cada parte da história e, em seguida, definir o significado então e o significado agora.

Havia apenas uma língua

“Agora o mundo inteiro tinha uma língua e um discurso comum.” – Gênesis 11:1

Durante esse período, havia apenas um idioma falado, o que facilitou a comunicação. Dessa forma, com todos falando a mesma língua, eles foram capazes de realizar grandes coisas.

“O Senhor disse: “Se como um povo falando a mesma língua eles começaram a fazer isso, então nada do que planejam fazer será impossível para eles.” – Gênesis 11:6

Sua linguagem comum significava que eles poderiam estabelecer e alcançar objetivos comuns. Em essência, eles estavam todos caminhando na mesma direção. 

Porém, o único problema era que a direção que eles estavam indo não era para Deus, mas para longe dele.

Esta história da torre de Babel é um alerta para o corpo de Cristo pela mesma razão que Deus menciona no versículo seis. 

O que aprendemos da Torre de Babel em haver apenas uma língua

Se a igreja como um povo começar falar a mesma língua, então nada será impossível. Este é um lembrete de quão importante é a unidade na igreja. 

Um dos problemas que assolam a igreja moderna é que não estamos unidos. Permitimos que outras línguas e outras vozes viessem e nos roubassem a linguagem comum que deveríamos estar falando. 

Infelizmente, não estamos mais divididos sobre coisas espirituais, estamos mais divididos sobre coisas políticas e sociais. Antes de Jesus partir, ele fez esta oração:

“Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu estou em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” – João 17:21

Por favor, preste atenção ao que acontece quando o corpo de Cristo é um. O mundo acredita que Jesus é quem ele disse que é. 

Mas, infelizmente, o inverso também é verdadeiro. Se não somos um, então o mundo não acredita no Jesus que professamos. 

O significado da torre de Babel nos lembra que, se a igreja pode se unir, podemos realmente brilhar e fazer a diferença neste mundo.

Eles buscavam sua própria glória 

“Então eles disseram: Venham, vamos construir para nós uma cidade, com uma torre que chegue até os céus, para que façamos um nome para nós; caso contrário, seremos espalhados sobre a face do toda a terra.” – Gênesis 11:4

Os construtores desta torre de Babel não tinham nenhum desejo ou interesse na glória de Deus, eles estavam apenas interessados ​​na sua própria. 

O nome deles importava. A fama deles importava. A preocupação deles era fazer algo que fizesse as pessoas se lembrarem de quem eram. 

Se alguma vez houve uma motivação orgulhosa para fazer algo, era isso. Não devemos nos surpreender que a resposta de Deus ao orgulho de então seja semelhante à sua resposta a ele agora. Ele resiste. 

O que aprendemos da Torre de Babel sobre eles buscarem a própria glória

A Bíblia nos lembra que Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4:6). Seu orgulho levou à sua queda porque fez com que Deus ficasse contra eles.

Nós lidamos com a mesma questão de orgulho hoje tanto no mundo quanto na igreja. Sempre que o orgulho estiver presente, Deus sempre estará contra ele. 

No livro de Tiago, essa palavra significa colocar-se contra. Isso significa que quando você se torna orgulhoso, Deus está contra você. Este é um lembrete de duas coisas.

  • Não pense em si mesmo mais do que deveria. – Romanos 12:3
  • Faça tudo para a glória de Deus. – 1 Coríntios 10:31

Quando sua motivação se torna a glória de Deus e o benefício de outras pessoas, você se posiciona para ser eficaz e usado por Deus em todas as situações.

Deus sempre tem a última palavra 

“Venham, vamos descer e confundir a língua deles para que eles não se entendam. Então o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e eles pararam de construir a cidade. Por isso foi chamada Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de todo o mundo. Dali o Senhor os dispersou sobre a face do terra inteira.” – Gênesis 11:7-9

O fascinante é que essas pessoas pensavam que podiam fazer o que quisessem sem recorrer a suas ações. 

Eles iriam construir uma torre e tornar seus nomes grandes e não havia nada que alguém pudesse fazer sobre isso. Ou assim pensavam. Observe o que o salmista disse.

“A menos que o Senhor edifique a casa, os construtores trabalham em vão.” – Salmo 127:1

Não poderia haver descrição mais perfeita do que o povo de Sinar experimentou com a torre de Babel. 

Eles trabalharam e labutaram, mas seus esforços não deram em nada porque, por mais que você planeje, é Deus quem faz isso acontecer. 

“Em seus corações os homens planejam seu curso, mas o Senhor estabelece seus passos.” – Provérbios 16:9

O que aprendemos da Torre de Babel em Deus tem a última palavra

Este provérbio é um lembrete humilde de que não importa o que você planeje ou pense que vai realizar, Deus sempre tem a última palavra. Também somos lembrados disso em Tiago.

“Agora ouçam, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano lá, faremos negócios e ganharemos dinheiro. Ora, você nem sabe o que acontecerá amanhã. Qual é a sua vida? Você é uma névoa que aparece por um momento e depois desaparece. Em vez disso, você deveria dizer: Se for a vontade do Senhor, viveremos e faça isso ou aquilo.” – Tiago 4:13-15

Se há algum significado que pode vir da torre de Babel é colocar tudo aos pés de Deus. Não há problema em planejar, mas você deve reconhecer que os planos só acontecem quando Deus os quer. 

As pessoas que tentaram construir a torre de Babel esqueceram disso. Não vamos cometer o mesmo erro.

Em resumo, sobre o significado da Torre de Babel…

Quando você olhar para o significado da torre de Babel, descobrirá que a raiz do problema era o orgulho. 

Orgulho de pensar que você poderia construir algo para se inflar. De pensar que você poderia fazê-lo alcançar os céus. Orgulho de pensar que não há nada que alguém possa fazer sobre isso. 

O que era verdade então é verdade agora, o orgulho é destrutivo. Se queremos ser um só corpo e nos unir, então o muro que deve cair é o orgulho ou isso nunca acontecerá. 

Deus sabe disso e por esta razão, eu quero deixar você com este último versículo.

“O orgulho precede a destruição, um espírito altivo antes da queda.” – Provérbios 16:18


Autor Clarence L. Haynes Jr. 

Botão Voltar ao topo