Monte Gerizim e Monte Ebal: Significado e lições sobre benção e maldição

Na Bíblia, encontramos referências aos montes Gerizim e Ebal no Antigo Testamento, mais especificamente no livro de Deuteronômio, capítulo 11, versículos 29 e 30. 

E o que podemos aprender sobre benção e maldição a partir da história destes locais? Qual o significado dessas regiões para Israel e como podemos nos beneficiar com esse conhecimento?

Para aprender mais sobre o monte de Gerizim e Monte Ebal com suas bênçãos e maldições, acompanhe a leitura.

Monte Gerizim e Monte Ebal onde fica e qual o significado?

Monte Gerizim e Monte Ebal localização

Esses dois montes desempenharam um papel significativo na história de Israel e possuem um profundo significado simbólico que oferece lições valiosas sobre bênção e maldição para os cristãos.

Eles se localizam na região central da antiga Palestina, em uma região montanhosa de Samaria. Esses montes são vizinhos próximos um do outro, separados apenas por um vale estreito. É possível avistá-los de longe, pois se ergue majestosamente em meio ao cenário natural.

No contexto bíblico, esses montes desempenharam um papel importante quando os israelitas entraram na terra prometida, sob a liderança de Moisés. Foi entre esses montes que eles renovaram a sua aliança com Deus ao final dos quarenta anos de peregrinação no deserto.

Bênção no monte de Gerizim

Em Deuteronômio 11: 29, encontramos a seguinte instrução para ao povo de Israel: “E acontecerá que, quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra, a que vais para possuí-la, porás a bênção no monte Gerizim, e a maldição no monte Ebal.” 

Essa mesma instrução se encontra em Josué 8:30-35.

Para receber essa benção, houve uma cerimônia solene, o objetivo era enfatizar a importância da obediência à palavra de Deus. Assim, os levitas ficaram no vale entre as duas montanhas e pronunciaram as bênçãos e maldições que resultam das escolhas do povo de Israel. 

Esse momento serviu como um lembrete constante das consequências de obedecer ou desobedecer aos mandamentos divinos.

Monte Gerizim e Monte Ebal onde fica e qual o significado

Qual a diferença simbólica entre os dois montes?

O monte Gerizim, que foi designado para as bênçãos, simboliza a prosperidade e o favor divino. Ele representa, portanto, a recompensa de Deus para aqueles que andam em Seus caminhos e obedecem às Suas leis. 

A visualização deste local, funcionava como um lembrete do cuidado e amor de Deus por Seu povo, além de ser um símbolo da bênção material e espiritual que resulta da obediência.

Por outro lado, o monte Ebal representava as maldições que vêm como resultado da desobediência e rebeldia contra Deus. Por isso, ele simbolizava as consequências adversas de se afastar dos caminhos de Deus e seguir os desejos egoístas do coração humano. 

Esse conhecimento também nos serve como alerta sobre a necessidade de buscar a vontade de Deus em todas as áreas de nossas vidas.

Quais lições podemos tirar dessa simbologia bíblica?

Primeiramente, ela destaca a importância da obediência aos mandamentos de Deus. O povo de Israel recebeu instrução sobre em quais condições receberam as bênçãos. 

“Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.” (Dt 28:1)

Assim, a Bíblia indica que havia uma condição para que as promessas de prosperidade espirituais e materiais se cumprissem em suas vidas. As instruções sobre as bênçãos continuam até o versículo 14 deste mesmo capítulo.

Maldição no monte de Ebal

No capítulo anterior, isto é, em Deuteronômio 27: 15, “Maldito o home que fizer imagem de escultura ou de fundição., abominável ao Senhor, obra de artífice, e a puser em lugar oculto.” 

Moisés passou as instruções sobre as condições de maldição, isso aconteceu quando eles estavam no monte Ebal. E os motivos que causaram infortúnios estão descritos nos versículos 17 a 26 deste mesmo capítulo.

Aprendemos quais as consequências das nossas escolhas

Essa passagem nos mostra que as escolhas e ações têm consequências. Daí, a importância de buscarmos obedecer aos princípios divinos, podemos experimentar a bênção e o favor de Deus.

Nesse sentido, entendemos que para conseguir se livrar do mal e agradar a Deus, devemos conhecer pelo menos as leis e diretrizes que estão nestes capítulos.

Isso, por se tratar de instruções práticas e legais que qualquer pessoa com desejo de servir a Deus, consegue seguir.

Isso nos lembra que Deus é um Deus justo e que suas bênçãos e maldições estão alinhadas com Seus princípios morais. Portanto, a obediência a Deus não é apenas uma questão de receber bênçãos, mas também de viver uma vida justa diante Dele.

Se gostou deste estudo sobre o Monte Gerizim e o Monte Ebal, então veja também:

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo