Estudo sobre Samaria: Revelando sua História, Cultura e Significado Bíblico

Faça um rápido estudo sobre Samaria e entenda a construção estratégica da cidade, suas interações com os judeus e as razões por trás da discriminação. 

Com uma abordagem teológica e referências bíblicas, compreenda as complexidades culturais e religiosas dessa região. 

Para isso, leia este estudo de Samaria para entender sua história, cultura e significado bíblico desta cidade. Confira!

Estudo sobre Samaria: qual sua origem e localização?

Antes de tudo, vamos conhecer um pouco da história dessa cidade. Quem construiu Samaria foi o rei Onri, sexto rei de Israel Norte, por volta de 885 a.C. 

A Bíblia diz que ele comprou o local por dois talentos de prata de um homem chamado Semer, daí a origem do nome Samaria. (1 Rs 16:24)

Vale lembrar que o nome deste monte aparece no livro de Juízes 10: 2, como o local onde Tola, juiz de Israel foi sepultado. Também o encontramos no Livro de Josué 15:48.

Naquele tempo, ela ficava no alto de um monte entre a Judeia e a Galileia. Atualmente, se localiza na região da Palestina, entre Israel e a Cisjordânia, no Oriente Médio.

Sabemos também que ela foi a capital do reino de Israel do Norte após a divisão das tribos de Israel em Israel do Norte e Judá. 

Nos dias atuais, a comunidade samaritana é pequena, estimada em cerca de 800 indivíduos, concentrados principalmente em Israel e na Cisjordânia. 

Inclusive, eles preservam sua cultura e tradições por meio de festivais religiosos, como a Páscoa Samaritana, em que sacrificam cordeiros em memória do êxodo do Egito. 

Assim, eles são uma testemunha viva da continuidade da história e cultura, mantendo vivas as tradições transmitidas ao longo dos séculos.

estudo sobre Samaria - mapa

O que é importante saber para o estudo sobre Samaria?

A história de Samaria está intimamente ligada ao destino do povo de Deus e aos desafios que eles enfrentaram. Afinal, nela se estabeleceram as dez tribos após a divisão dos reinos do Norte e do Sul em Israel.

Assim, ao examinar a história deste local, conhecemos um pouco dos acontecimentos e sobre a vida de alguns personagens, como:

Em 1 Reis 18: 2

E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.

Já em 2 Reis, 10:1

E Acabe tinha setenta filhos em Samaria. Jeú escreveu cartas, e as enviou a Samaria, aos chefes de Jizreel, aos anciãos e aos aios dos filhos de Acabe, dizendo:

Além disso, podemos compreender o sentido espiritual ao lermos alguns profetas, por exemplo:

Jeremias 23:13, que diz:

Nos profetas de Samaria bem vi loucura; profetizavam da parte de Baal, e faziam errar o meu povo Israel.

Em Isaías 10: 10,11, temos:

Como a minha mão alcançou os reinos dos ídolos, cujas imagens esculpidas eram melhores do que as de Jerusalém e do que as de Samaria…

Porventura como fiz a Samaria e aos seus ídolos, não o faria igualmente a Jerusalém e aos seus ídolos?

No livro de Ezequiel 23:33, lê-se:

De embriaguez e de dor te encherás; o cálice de tua irmã Samaria é cálice de espanto e de assolação.

Além desses, encontramos profecias, repreensões e ensinos nos livros de Obadias, Oséias, Miquéias, Amós e Esdras.

Assim, devido à importância desta cidade naquele tempo, ela é muito significativa para compreendermos qual era a relação do povo com Deus e suas consequências.

O que aprendemos no Novo Testamento sobre esta cidade?

Uma das passagens mais notáveis da Bíblia relacionadas a Samaria é o encontro de Jesus com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó (João 4:1-42). 

Nessa história, Jesus quebra as barreiras sociais e raciais ao conversar com ela, desafiando as normas culturais da época. Dessa maneira, aprendemos sobre a importância de reconhecer a dignidade e o valor de todas as pessoas, independentemente de sua origem ou história.

Além disso, conseguimos refletir sobre a parábola do bom samaritano (Lucas 10:25-37). Nela, Jesus nos ensina sobre o amor ao próximo e a importância de ajudar os necessitados, mesmo quando eles são considerados estranhos ou diferentes. 

Daí, aprendemos a praticar a misericórdia e a demonstrar amor a todos, independentemente de suas origens.
Para continuar seus estudos bíblicos leia este artigo.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress