O que a Bíblia nos diz sobre a Terra de Gósen?

A terra de Gósen, no Egito, é mencionada na Bíblia como o local onde os israelitas se estabeleceram durante a sua estadia no Egito.

Onde ficava a Terra de Gósen?

Visualize um mapa do Delta do Nilo no Baixo Egito, onde o maior dos rios que correm para o norte do mundo desemboca no Mar Mediterrâneo. Acredita-se que a Terra de Gosén tenha sido a extensão fértil de bom crescimento e boas pastagens no lado leste do delta, limitada a oeste pelo próprio rio e a leste pela parte mais estreita do Mar Vermelho.

As duas partes do Nilo fluíam das terras altas da África Oriental Central montanhosa, o Nilo Branco e o Nilo Azul finalmente se fundindo em um – tornando-se enorme e poderoso. O Nilo, aquela inundação gigantesca que desce em cascata do Alto Egito até o mar, prosseguiu com graça majestosa por 4.132 milhas.

O rio alimentava e regava o Egito. O rio fazia estações no Egito, três delas – inundação, crescimento e colheita.

O Egito era o lar de Hapi, o deus da fertilidade, que anualmente depositava solo rico ao longo das margens do rio para que a vida humana e animal pudesse continuar. O rio sustentou ao longo de suas margens as árvores e os rebanhos e os rebanhos e o povo do Egito. Produzia sua comida e seu algodão. Deu-lhes penhascos que eles poderiam esculpir para honrar outros deuses além de Hapi. Fundamentalmente, o rio fornecia um sistema de transporte náutico essencial.

O Egito existia por causa do Nilo. A Terra de Goshen existia por causa do Nilo.

Por 430 anos, os judeus escravizados – que também existiam por direito próprio – prosperaram por causa da riqueza do Nilo e da rica Terra de Gósen.

mapa terra de Gósen

Por que existem dois locais na Bíblia chamados Gósen?

Um local foi a Terra de Gosén no Egito. Era o local mais agradável do Egito. Foi também ao lado da Terra que Javé concedeu a Abraão há muito, muito tempo atrás.

Para ajudar sua família a escapar da fome de cinco anos em seu país de origem, José enviou seus irmãos para buscar seu pai e voltar com o velho para o Egito. Eles o fizeram, e o Faraó concedeu que vivessem com seus rebanhos na Terra de Gosén, uma área de conforto e fartura.

“Gosén” significa “aproximar-se”. Ao posicionar a família de Jacó em Gosén, Faraó permitiu que eles se aproximassem de Jacó. A Terra de Gosén também estava longe o suficiente do centro da vida cultural egípcia para que esses imigrantes judeus dificilmente competissem com os egípcios.

Mas os judeus prosperaram e “foram frutíferos e se multiplicaram grandemente”. (Gênesis 47:27)

Com o tempo, os egípcios, que presumiram que os judeus permaneceriam insignificantes em seu local separado, ficaram alarmados e preocupados com a possibilidade de os judeus lutarem contra os egípcios se uma invasão ocorresse. Assim, os egípcios escravizaram os judeus para mantê-los sob controle.

Mais tempo se passou e os judeus começaram a reclamar do tratamento duro que sofriam. Por fim, Deus considerou que era hora de os judeus serem libertos de sua escravidão, então ele enviou Moisés como seu libertador para deixar claro ao Faraó que ele deveria “deixar meu povo ir”.

O outro local chamado Gósen fazia parte da Terra que Josué adquiriu após a morte de Moisés e seu novo comando do Povo de Israel, conforme relatado em Josué 11:16.

“Assim, Josué tomou toda aquela terra, a região montanhosa e o Neguebe e a terra de Gósen, e a região baixa e a Arabá, e a região montanhosa de Israel e sua região baixa…”

Por que existe uma terra de Gósen em Israel?

Lembre-se de que o povo de Israel estava vagando no deserto por 40 anos desde que qualquer um deles viu a Terra original de Gósen. Pessoas que eram crianças no Êxodo e na travessia do Mar Vermelho agora eram adultos de meia-idade. Muitos que eram adultos no Êxodo já haviam falecido.

Alguém escreveu o Livro de Josué. Alguém chamou parte da terra que Josué adquiriu de “A Terra de Gósen”. Notas na minha tradução NLT sugerem que o livro provavelmente foi escrito após a morte de Josué. Ainda assim, as alusões textuais indicam que pelo menos algumas lembranças podem ter sido escritas por Josué ou por homens sob seu comando imediato. Meu ponto é o seguinte: quem nomeou esta área que Josué adquiriu “A Terra de Gósen” poderia ter uma referência deliberada em mente?

O povo de Israel provavelmente estava exausto de sua peregrinação sem fim. Eles podem (mais uma vez) ter saudades do Egito, que seus pais ou avós podem ter lembrado como uma terra de conforto e fartura (antes da escravidão).