José, um ramo frutífero através da aflição

Esboço de sermão biográfico sobre José em Gênesis 49:22 com o tema: José, um ramo frutífero através da aflição.

Tema: José, um ramo frutífero através da aflição

Texto deste sermão sobre José ramo frutífero: Gênesis 49:22.

“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.” – Gênesis 49:22

Introdução do sermão Gênesis 49:22

Neste sermão veremos a vida de José. É uma história incrível, o tipo de história sobre a qual os sonhos são construídos. 

Depois de muitas reviravoltas inesperadas e treze anos de labuta e aflição, Deus abençoou José de uma maneira inimaginável! 

Como resultado, ele se tornou o segundo homem mais poderoso do Egito (Gênesis 41:41-44) e, depois disso, Deus abençoou José com dois filhos (Gênesis 41:50). 

Ele chamou seu segundo filho de Efraim, que tinha o significado de ser “frutífero na aflição” (Gênesis 41:52). A palavra “aflição” se traduz como “sofrimento” na NVI.

Vejamos três “aflições” que José passou no período entre 17 e 30 anos, e como Deus o tornou frutífero em cada estágio, culminando com ele se tornando o principal executivo do Faraó e o mais alto funcionário público do Egito. A história começa em Gênesis 37:2, quando José tinha apenas 17 anos.

PROPOSIÇÃO: Deus pode torná-lo frutífero através de cada aflição que você enfrenta.

Qual aflição você está passando agora? Como você está reagindo a isso? Você pode crer que o Deus de José virá para você?

3 das aflições pelas quais José se tornou frutífero são:

1. José se tornou frutífero através da rejeição

Gênesis capítulo 37 cobre esta parte da história, quando os irmãos de José se vingam dele por causa de sua inveja (Gênesis 37:4-5) e o rejeitam por traição (Gênesis 37:12-31). 

Tudo começou por causa do status favorecido que Jacó colocou em José (Gn 37: 3, 4), sobre todos os outros filhos. 

Esse favor incluía fazer de José uma ‘túnica de muitas cores’ muito especial e usá-lo para espionar seus irmãos (37:2).

O status de José agora era o de “filho predileto”.

Para piorar as coisas, José tolamente começou a se gabar de seus sonhos futuristas, onde um dia ele governaria toda a sua família (Gênesis 37:5-7,9). A inveja e o ódio que ferviam no coração de seus irmãos agora tinham chegado ao ponto de ebulição com problemas prestes a explodir! (Gênesis 37: 8, 11)

Conforme lemos mais adiante em Gênesis 37, os irmãos tiveram a oportunidade de se vingar e inicialmente planejaram matar José (Gênesis 37:18-20). 

Mas, graças à intervenção de Rúben (37:21-22) e Judá (37:26-27), eles o colocaram em uma cisterna e decidiram vendê-lo como escravo. 

O versículo 25 diz que eles realmente começaram a comer enquanto ele estava na cisterna!! Por fim, eles o venderam a um bando de mercadores midianitas que, por sua vez, o venderam no Egito a Potifar, o capitão da guarda de Faraó (37:36).

Por causa da rejeição e traição de seus irmãos, José havia perdido todos os seus direitos e agora era um escravo. Pode-se imaginar a dor e a solidão que este jovem passou. 

Certamente os mercadores de escravos o trataram com severidade, talvez cruelmente. Deus, no entanto, estava com José e deu-lhe o favor de Potifar (39:4), que começou a ver a fé, sabedoria e habilidades únicas que este jovem escravo hebreu possuía (39:2-3).

O status de José mudou de “filho favorito” para “escravo favorito”.

Como resultado, Potifar agora colocou José no comando de toda a sua casa e de tudo o que possuía (39:4). Deus, por sua vez, abençoou a casa de Potifar em abundância, por causa de José (39:5-6). Da mesma forma, mesmo em nossas aflições, Deus ainda pode nos tornar uma bênção para os outros!

O status de José agora havia mudado ainda mais. Ele passou de ‘filho favorito’ para ‘escravo favorito’ e agora era o ‘executivo favorito’ de Potifar (CEO da Potifar Enterprises?).

Deus o fez “frutífero pela rejeição”!

Amigo, a rejeição é sempre dolorosa, principalmente quando o golpe vem de alguém que amamos ou ajudamos. Talvez você esteja passando por uma rejeição agora em seu casamento, em um relacionamento, em seu local de trabalho e a dor se tornou insuportável. 

Uma vez me lembro de uma senhora me dizendo, depois de um divórcio doloroso: ‘Não tenho mais lágrimas para chorar’. Mas, por pior que seja a rejeição, Deus ainda pode torná-lo frutífero como fez com José. 

A senhora mencionada acima também teve uma vida muito frutífera depois disso, servindo a Deus de todo o coração. 

Não esqueçamos também que as habilidades que José desenvolveu na casa de Potifar eram mais ou menos o que ele precisava mais tarde, para resgatar o Egito e as nações vizinhas. Da mesma forma, Deus pode nos ensinar lições valiosas e aprimorar nossas habilidades em meio à rejeição e outras aflições.

2. José se tornou frutífero por meio de falsas acusações

À medida que José começava a prosperar na casa de Potifar, um novo e sério desafio estava surgindo. A esposa de Potifar começou a se sentir atraída pelo belo José e tentou seduzi-lo (39:6-7). Logo, ele estava enfrentando assédio sexual consistente no local de trabalho (39:10).

Eventualmente, quando ela pensou que o havia encurralado em uma situação comprometedora, José fugiu (39:11-12) porque ele não queria entristecer a Deus ou seu patrão (39:8-9). Como resultado, a esposa de Potifar se vingou dele, acusando-o falsamente de tentar molestá-la (39:13-19). Por causa de sua falsa acusação, lançaram José injustamente na prisão! (39:20).

As feridas cortantes das falsas acusações chegam a todos nós em algum momento ou outro. O assassinato de caráter é um dos desafios mais difíceis que um ser humano pode enfrentar.

A maneira como lidamos com isso determinará quão frutíferos seremos por meio dele. Você não encontra José resmungando ou reclamando. Em vez disso, ele confiou no Senhor e a Bíblia diz que o Senhor estava com José e o fez frutificar no meio de sua aflição (39:20-21). Ele estará conosco também.

José agora encontrou o favor do diretor da prisão, que por sua vez o tornou o administrador chefe de todas as operações de gerenciamento e controle de trabalho na prisão! (39:21-23)

O status de José havia mudado mais uma vez. Ele passou de ‘filho predileto’ para ‘escravo predileto’, para ‘executivo predileto’, e agora era o ‘prisioneiro predileto”!

Ele se tornou frutífero através da aflição de falsa acusação.

3) José se tornou frutífero ao ser esquecido

Conforme a história continua no capítulo 40, o copeiro chefe e o padeiro chefe do rei foram jogados na mesma prisão que José pelo que poderia ter sido uma possível tentativa de assassinato do rei (40:1-3). Assim, eles ficaram sob a influência de José (vs. 4). 

Algum tempo depois, ambos tiveram sonhos e, quando ficaram perturbados com os sonhos, José os interpretou com precisão (vs. 4-19). 

O resultado final: o copeiro-chefe foi restaurado de volta à sua posição, enquanto o padeiro-chefe executado, exatamente como José previu (vs 20-22). 

Nos versículos 14-15, encontramos José implorando ao copeiro chefe para falar ao rei em seu nome, para ser liberto, declarando sua inocência à acusação feita contra ele.

Infelizmente, o versículo 23 nos diz: “o copeiro-mor, porém, não se lembrou de José; ele o esqueceu”. Na verdade, seu esquecimento durou 2 longos anos! No entanto, José estava aprendendo a ser frutífero através da aflição do esquecimento.

E você? Seus esforços e seu trabalho duro ou uma promessa feita, foi esquecida, talvez por seu chefe ou alguns membros de sua família? Talvez um amigo próximo. Talvez seu trabalho no ministério pareça ter sido esquecido por outros. 

Você sente que talvez o Senhor tenha se esquecido de você? Seja paciente e continue confiando no Senhor e Ele o levantará no momento certo. Ele nunca vai te esquecer!

Felizmente, quando Faraó teve alguns pesadelos dois anos depois e nenhum de seus sábios conseguiu interpretar os sonhos (41:1-8), a memória do copeiro chefe voltou à vida (41:9-13). Isso resultou em ele recomendar a capacidade de José de interpretar sonhos ao rei, e o resto é história. 

Enquanto a maioria das pessoas procura os ‘contatos certos’ em Conferências, Seminários e outros eventos, é significativo, como disse um homem de Deus, que José tenha encontrado seu contato dentro de uma prisão!! Deus pode fazer o mesmo por você de maneiras e lugares inesperados! 

Depois de interpretar com precisão os sonhos do rei, José foi liberto da prisão e promovido à segunda posição mais alta do Egito, aos 30 anos (41:46). 

Ele também recebeu a enorme tarefa de salvar a nação do Egito e o mundo ao redor da fome que estava prestes a irromper (41:37-40). 

José conduziu a tarefa com perfeição (41:56-57). No processo, ele foi usado por Deus para trazer restauração à sua família e também para salvar a nação de Israel.

O status de José havia mudado mais uma vez de ‘filho favorito’ para ‘escravo favorito’, para Executivo favorito’, para ‘prisioneiro favorito’, para agora ser ‘diplomata favorito’!

Conclusão sobre “José ramo frutífero”

Onde José adquiriu as habilidades necessárias para essa operação maciça? Foi durante os 13 anos que passou na casa de Potifar e na prisão, que enfrentou as aflições de ser rejeitado, falsamente acusado e esquecido. 

Como ele mencionou a seus irmãos em Gênesis 50:20:

“Vocês pretendiam me prejudicar, mas Deus planejou para o bem realizar o que está sendo feito agora, a salvação de muitas vidas”.

Deus pode fazer o mesmo por você e por mim e realmente nos tornar frutíferos através de nossas aflições!

Mais esboços de sermões prontos aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress