Isaque em Gerar: 4 lições sobre a Benção de Deus para prosperar

Gênesis 26 relata a incrível história de Isaque prosperando em tempos de fome na terra de Gerar. Mas o que fez com Isaque fosse tão abençoado assim? Vamos aprender algumas lições sobre a Benção de Deus na vida de Isaque, especialmente no capítulo 26 de Gênesis.

“E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava.” Gênesis 26:12

Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: “Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra“. Gênesis 26:22

O que é a prosperidade de Deus?

Prosperidade é uma palavra muito popular hoje em dia. Alguns pregadores falam muito sobre prosperidade e às vezes nos referimos a isso como o evangelho da prosperidade. 

Basicamente a ideia de que Deus quer que todos tenham saúde perfeita o tempo todo, que a doença está sempre fora da vontade de Deus e, se você está doente, deve apenas reivindicar saúde e ficará melhor. É também a ideia de que Deus quer que você seja muito rico. Mas não é isso que a Bíblia ensina.

Agora, a Bíblia não está dizendo que todos devemos viver em pobreza abjeta e não ter nada. Mas a Bíblia está dizendo que a definição de prosperidade de Deus pode ser diferente da nossa definição. 

Prosperidade não significa necessariamente que tudo está indo bem e bem. Prosperidade significa que você está na vontade de Deus.

É, portanto, esse tipo de prosperidade que queremos falar nas lições deste estudo.

Encontrando o Favor de Deus para Crescer - Gênesis 26

A Benção de Deus

Nosso texto principal hoje é retirado de Gênesis 26:22, onde Isaque testificou que o favor de Deus lhe deu ‘espaço para crescer’. Isso fala sobre as abundantes bênçãos de Deus sobre Isaque e o sucesso que teve em seu caminho. Através do favor e das bênçãos de Deus, ele recebeu espaço para crescer. 

Você sabe, às vezes a palavra ‘bênção‘ pode ser vista de uma forma mal compreendida, particularmente por causa da ênfase exagerada na prosperidade em alguns sermões. Então, o que a palavra ‘bênção’ indica?  

Gostaria de compartilhar alguns significados da palavra ‘Bênção’ que encontrei. 

A bênção é identificada como “receber o favor de Deus; recebendo Sua graça, Sua ajuda e proteção”. Também como “aprovação de Deus” e como “Um dom de Deus que traz felicidade ou bem espiritual”. 

Infelizmente, a palavra “Bênção” é muitas vezes igualada apenas à prosperidade material e financeira.

O resultado final de tal pensamento é que muitos cristãos que não recebem tais luxos sentem que não são abençoados. Então, vamos ver o pensamento principal de hoje.

Deus quer nos dar “favor (espaço) para crescer”. Ou seja, nos abençoar para prosperarmos.

O que acontece em Gênesis 26?

Gênesis 26 enfoca o Senhor tranquilizando Isaque. Deus afirma que Seu relacionamento com Abraão e suas bênçãos também são para Isaque. Deus aparece a Isaque não uma, mas duas vezes neste capítulo. Em ambos os casos, o Senhor reafirma e enfatiza as promessas da aliança que fez a Abraão e agora está fazendo a Isaque.

Na maior parte desta passagem, nenhuma menção é feita a Jacó e Esaú, e o estado civil de Rebeca é obscurecido. É provável que a maior parte deste capítulo seja anterior ao nascimento de Jacó e Esaú. Isaque e Rebeca ficaram sem filhos por 20 anos, deixando bastante tempo para que esses eventos ocorressem (Gênesis 25:20–26).

Um período de fome cai sobre a terra. É uma fome diferente daquela que levou Abraão a se mudar para o Egito em Gênesis 12. Então, o Senhor aparece a Isaque e ordena que ele não se mude para o Egito, mas se estabeleça em Gerar, a região dos filisteus governada por Rei Abimeleque (Gênesis 26:1–5). 

Os estudiosos discordam sobre se este é o mesmo Abimeleque que Abraão conheceu em Gênesis 20-21 ou um novo. Curiosamente, tanto o rei quanto o comandante do exército têm os mesmos nomes do incidente com Abraão (Gênesis 21:22). 

Isso pode provar que eles são, de fato, os mesmos homens. Ou pode simplesmente significar que os pais passaram seus nomes e cargos para seus filhos. Dado quanto tempo se passou desde o encontro de Abraão, parece mais provável que este seja um novo governante.

Em todo caso, Isaque estabelece sua família em Gerar, em obediência ao Senhor. Quando alguns moradores perguntam sobre a bela esposa de Isaque, Rebeca, ele imediatamente segue os passos de seu pai e diz que ela é sua irmã. Ele tem medo que eles o matem para tirá-la dele. 

O mesmo fracasso que Abraão cometeu – duas vezes – Isaque agora comete em sua própria vida. No entanto, Deus demonstra que protegerá Isaque como fez com Abraão e Sara, mesmo sendo medroso, infiel ou não (Gênesis 26:6–11).

O Senhor então abençoa Isaque dando um retorno de cem vezes sobre suas colheitas em uma época de fome. Na verdade, Isaque se torna tão rico e poderoso que antigas disputas sobre os direitos da água surgem. Abimeleque manda Isaque embora por ser “muito mais poderoso” que os filisteus (Gênesis 26:12–16).

Reinstalado em uma parte diferente de Gerar, Isaque continua a ter disputas com os habitantes locais sobre os poços que está cavando para dar água a seus rebanhos. Eventualmente, Isaque ia para Berseba, cujo nome foi dado em Gênesis 21 pelo próprio Abraão. 

Em Berseba, o Senhor aparece novamente a Isaque, ordena-lhe que não tenha medo e renova Suas promessas de estar com Isaque, abençoá-lo e multiplicar sua descendência por amor de Abraão (Gênesis 26:17–24).

Isaque responde com adoração, construindo um altar e invocando o nome do Senhor. Ele também arma sua tenda e ordena a seus servos que comecem a cavar um poço (Gênesis 26:25).

Em Gênesis 26, vamos ver 4 pensamentos sobre como Isaque foi abençoado. Na verdade, diz-se que Gênesis 26 é o capítulo principal que trata extensivamente das realizações de Isaque. Então, como Isaque encontrou “espaço para crescer”?

Vejamos 4 lições sobre a Benção de Deus para Isaque prosperar em Gerar:

1. O Favor de Deus Veio Porque Isaque Seguiu a Orientação de Deus

Vamos primeiro olhar para Gênesis 26: 1-3 

“Houve fome naquela terra, como tinha acontecido no tempo de Abraão. Por isso Isaque foi para Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus.
O Senhor apareceu a Isaque e disse: “Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar.
Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão.”

Nestes versículos descobrimos que uma fome havia surgido e Deus disse a Isaque para ficar em um lugar chamado Gerar em território filisteu. 

O Dicionário de Longman descreve uma fome como sendo uma situação com “uma extrema falta de comida para um grande número de pessoas”. 

Isaque seguiu inquestionavelmente a orientação de Deus e se estabeleceu em Gerar, uma terra estrangeira. Ele teria sido tentado a ir para o Egito, como seu pai Abraão havia feito em uma ocasião anterior, mas Deus claramente lhe disse para não ir ao Egito. Ele implicitamente seguiu a orientação de Deus, embora possa ter tido dúvidas quanto a se mudar de casa e do território familiar. Mas ele obedeceu.

A mudança também significava que Isaque agora teria que considerar uma séria mudança ao passar de uma vida seminômade para uma vida agrícola (consulte Gênesis 26:12). 

Ao obedecer à voz de Deus, no entanto, ele também recebeu uma promessa de bênção da aliança e do favor de Deus, conforme mostrado em Gênesis 26:3-5. Ele, portanto, ficou onde Deus queria que ele estivesse, não onde ele provavelmente pensou que deveria estar (Egito).

Quando nós também obedecermos à orientação de Deus, Ele nos dará “espaço para crescer” . Podemos ter certeza de que Ele estará conosco, onde quer que Ele nos coloque. 

Obedeça fielmente à orientação de Deus e veja como Ele abrirá espaço para você crescer.

2. O Favor de Deus Veio Quando Isaque Enfrentou o Obstáculo do Medo

“Quando os homens do lugar lhe perguntaram sobre a sua mulher, ele disse: “Ela é minha irmã”. Teve medo de dizer que era sua mulher, pois pensou: “Os homens deste lugar podem matar-me por causa de Rebeca, por ser ela tão bonita”. Gênesis 26:7

De acordo com Gênesis 26:7, Isaque ficou muito assustado quando os homens em Gerar começaram a perguntar sobre sua linda esposa, Rebeca. Ele até pensou que eles poderiam matá-lo por causa de sua beleza. Então, ele veio com o que achou ser uma ótima solução! Sua grande solução foi mentir, apenas para salvar sua pele, e fingir que Rebeca era sua irmã. 

Eventualmente, de acordo com Gênesis 26:8-9, sua mentira foi descoberta por Abimeleque, o rei daquele território, que notou um momento romântico entre Isaque e Rebeca. 

Ele, portanto, confrontou Isaque sobre seu engano, porque percebeu que Rebeca era na verdade sua esposa, e não sua irmã. O incrédulo estava convencendo o crente de seu engano! 

Felizmente, Isaque aceitou e confessou seu pecado e isso abriu as portas para que a bênção de Deus começasse a fluir em sua vida. Da mesma forma, qualquer forma de pecado ou medo doentio nos impede de receber o melhor de Deus para nossas vidas.

O medo é um dos desafios mais incapacitantes que enfrentamos neste mundo corrompido e nos paralisa em momentos tão desafiadores. 

Somos lembrados, entretanto, que Jesus removeu o espírito de medo onde quer que Ele ministrasse e libertou as pessoas. Ele pode fazer o mesmo por você e por mim hoje porque Ele ainda é o mesmo Jesus! Na verdade, um dos termos mais cativantes que Jesus usou em Seu ministério foi o termo “não temas”. Lembre-se disso se você está lutando contra o medo hoje. 

O Salmo 91 também é uma poderosa passagem das escrituras para lermos e meditarmos. Embora seu autor não seja claramente definido, o Salmo 91 traz a garantia da proteção de Deus contra 4 tipos de ameaças e 4 tipos de feras. Ele também mostra 8 símbolos da proteção de Deus e conclui com muitas bênçãos que Deus tem reservado para Seus filhos. Deus pode ajudá-lo a superar seus medos.  

Como Isaque enfrentou sua falha. As bênçãos de Deus começaram a fluir em sua vida. As bênçãos que Deus deu a Isaque estão em Gênesis 26:12-14, que diz: “Isaque plantou naquela terra e no mesmo ano colheu cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem ficou rico e sua riqueza continuou a crescer até que ele se tornou muito rico”. 

Isso mostra que ele colheu uma colheita de 100 vezes em suas colheitas, recebeu muita riqueza e se tornou poderoso demais para as pessoas da área. Que testemunho! (consulte Gênesis 26:16) 

3) O favor de Deus veio porque Isaque não se preocupou com os desafios

“Os servos de Isaque cavaram no vale e descobriram um veio d’água.
Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: “A água é nossa! ” Por isso Isaque deu ao poço o nome de Eseque, porque discutiram por causa dele.” Gênesis 26:19,20

Isaque reabriu os poços de seu pai Abraão que haviam sido fechados deliberadamente pelos filisteus (Gênesis 26:18). 

Não é igualmente verdade que há muitos que estão esperando para bloquear qualquer progresso que façamos em nossas vidas? Isso pode acontecer em nossos empregos, em nossas carreiras e em nossos ministérios. Triste mas verdadeiro! 

Tantas vezes ouvi pessoas reclamando que alguém bloqueou ou roubou sua ideia, seu projeto, sua apresentação etc. Há muitas pessoas esperando para tentar matar nossa visão e nossa fé e colocar terra no nosso poço.

Mais problemas estavam por vir para Isaque porque quando seus servos cavaram e encontraram água fresca, os pastores de Gerar vieram e reivindicaram o suprimento de água potável. Mas Isaque, em vez de se preocupar e criar mais disputas sobre o assunto, sabiamente se afastou pacificamente, sem entrar no que poderia ter sido uma batalha desnecessária.

Um homem de Deus uma vez me disse: “Escolha suas batalhas com sabedoria” e acho que foi isso que Isaque fez. Isso aconteceu uma segunda vez quando os pastores hostis assumiram à força o próximo poço também. 

Mais uma vez, Isaque se afastou do que poderia ter sido uma briga desnecessária ou imprudente. No entanto, ele não se preocupou nem desistiu de sua busca por água. Foi então que ele encontrou ouro!

Amigos, ao seguirmos a direção de Deus em nossas vidas, também enfrentaremos desafios inesperados do homem e das forças do mal. Não vamos nos preocupar com esses desafios ou pensar em desistir, porque Deus virá com Seu favor. Ele nos ajudará a prosperar. 

Portanto, precisamos seguir em frente, apesar de qualquer injustiça que surja em nosso caminho, e continuar cavando. 

Precisamos seguir em frente mesmo que tenhamos enfrentado rejeição em um relacionamento, sido humilhados em uma situação ou enfrentado uma falha em nosso trabalho ou ministério. Foi isso que Isaque fez. 

Não se preocupe com os desafios que surgem em seu caminho. Siga em frente com fé e confie no favor de Deus.     

4) O favor de Deus deu a Isaque (espaço) para crescer

“Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele. Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: “Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra”. Gênesis 26:22

Enquanto os servos de Isaque continuavam cavando, eles encontraram mais água e desta vez, não havia ninguém para criar mais disputas. Ele deu ao novo poço o nome de ‘Reobote’, dizendo: Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra”. 

Sim, o Senhor lhe deu espaço (favor) para que ele pudesse prosperar na terra. 

Ao lermos mais adiante, encontramos em Gênesis 26:25 e Gênesis 26:32, que depois que Isaque construiu um altar e deu honra a Deus, seus servos cavaram outro poço em Berseba e mais uma vez encontraram água. 

As bênçãos agora transbordavam e, para endossar ainda mais o favor que Ele havia concedido, Deus apareceu a Isaque e o lembrou das bênçãos da aliança prometidas a Abraão (Gênesis 26:24). 

Mesmo aqueles que se opuseram a ele tiveram que admitir que viram o favor de Deus sobre Isaque, resultando em um tratado de paz iniciado por eles (Gênesis 26:26-31). Deus realmente deu espaço para crescer!   

Conclusão: 

Na história da obra de Deus entre os homens escrita, vemos um refrão familiar constante nas escrituras. 

Deus se revelou não apenas como o Deus de Abraão e Jacó. Ele se revelou como o “Deus de Abraão, Isaque e Jacó” (Êxodo 3:6, Atos 3:13, Mateus 22:32). Essa é uma ótima maneira de ser lembrado! 

Deus te abençoe e assim como Isaque, que Ele te dê espaço (favor) para crescer! 

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!