O Dilúvio e a Graça de Deus – Esboço de Pregação em Gênesis 7

Se você, assim como eu, gosta de ser bíblico em suas pregações, aqui está uma boa opção para pregar. Neste esboço de pregação expositiva em Gênesis 7, vamos explorar o relato bíblico do Dilúvio e como ele demonstra a graça de Deus em meio ao juízo. Veremos como a obediência de Noé e sua família foi essencial para sua salvação, e como a mesma obediência pode nos conduzir à salvação através da graça de Deus em Cristo.

Tema: O Dilúvio e a Graça de Deus

Texto Base: Gênesis 7

I. A Preparação para o Dilúvio (Gênesis 7:1-5)

A. A ordem de Deus para Noé

B. A separação dos animais

C. A obediência de Noé

II. A Vinda do Dilúvio (Gênesis 7:6-24)

A. O tempo determinado por Deus

B. A entrada na arca

C. A destruição da terra

III. A Salvação Através da Arca (Gênesis 7:17-24)

A. A segurança da arca

B. A proteção de Deus

C. A salvação de Noé e sua família

IV. A Graça de Deus Demonstrada no Dilúvio (Gênesis 6:8 e 8:1)

A. A graça de Deus em salvar Noé e sua família

B. A graça de Deus em preservar a vida na terra

C. A graça de Deus em fazer uma nova aliança com Noé

Conclusão:

O Dilúvio é uma poderosa demonstração da graça de Deus, que salvou Noé e sua família da destruição e preservou a vida na terra.

Assim como Noé, precisamos obedecer a Deus e confiar na Sua graça para sermos salvos.

Que possamos aprender com essa história e viver em obediência à vontade de Deus, confiando em Sua graça em todas as circunstâncias.

Dicas para pregar este sermão em Gênesis 7

1. Conheça o contexto: Antes de pregar sobre Gênesis 7, é importante entender o contexto mais amplo da história de Noé e a narrativa do dilúvio em Gênesis 6-9. Leia atentamente os capítulos anteriores e posteriores para entender o contexto histórico, cultural e teológico em que este capítulo se encaixa.

2. Compreenda o propósito do texto: O propósito do texto de Gênesis 7 é apresentar a ordem de Deus para Noé de construir a arca e entrar nela com sua família e os animais antes do dilúvio. A partir desse entendimento, reflita sobre o que o texto ensina sobre a obediência a Deus, o juízo divino, a providência divina, a salvação, a justiça e a santidade de Deus.

3. Use ilustrações apropriadas: A narrativa do dilúvio é rica em imagens e metáforas que podem ser usadas para ilustrar verdades bíblicas relevantes. Use exemplos práticos e relevantes da vida cotidiana, bem como histórias e ilustrações bíblicas para tornar a mensagem mais clara e impactante.

4. Destaque a relevância do texto para os dias atuais: Embora Gênesis 7 seja um relato histórico antigo, ainda há muito que podemos aprender e aplicar a nossas vidas hoje. Destaque como a obediência a Deus, a justiça e a santidade são importantes para nós hoje em um mundo que também é marcado pelo pecado e pela corrupção.

5. Enfatize a graça de Deus: Embora o dilúvio seja um juízo divino sobre o pecado da humanidade, a arca é uma imagem da graça e da providência divina. Destaque como Deus sempre fornece um caminho de escape da destruição e como isso é visto na vida de Noé e sua família. Enfatize também a graça de Deus para nós hoje através de Jesus Cristo, que é o verdadeiro caminho de escape do juízo divino.

Gostou deste esboço? Então veja mais temas de pregações: