A Glória do Reino de Deus – Pregação em Sofonias 3

Esboço de pregação expositiva em Sofonias 3:1-20 com o tema: A Glória do Reino de Deus.

Título: A Glória do Reino de Deus

Texto deste sermão: Sofonias 3:1-20

Introdução:

O livro de Sofonias nos apresenta uma mensagem de julgamento e redenção, revelando a soberania de Deus sobre todas as nações.

Nesta pregação expositiva, exploraremos o capítulo 3 de Sofonias e destacaremos como a mensagem sobre a glória do Reino de Deus é relevante para nós hoje.

I. O Pecado e a Corrupção da Sociedade (Sofonias 3:1-5)

A. A descrição da corrupção e injustiça B.

A condição da sociedade atual: Como isso se aplica a nós?

II. A Promessa de Julgamento (Sofonias 3:6-8)

A. A vinda do Dia do Senhor

B. O julgamento divino sobre a rebeldia

C. A necessidade de prestar contas diante de Deus

III. A Mensagem de Esperança e Redenção (Sofonias 3:9-13)

A. A promessa de uma língua pura e de um povo convertido

B. O convite à justiça e à humildade

C. A restauração e o perdão divino

IV. O Jubilo e a Alegria da Redenção (Sofonias 3:14-17)

A. O convite para cantar e se alegrar

B. A presença constante de Deus no meio de Seu povo

C. O amor e a alegria do Senhor por Seu povo

V. O Futuro Glorioso do Reino (Sofonias 3:18-20)

A. A promessa de reunir os dispersos e oprimidos

B. A transformação da vergonha em renome

C. A restauração completa e a vitória do Reino de Deus

Conclusão:

A mensagem de Sofonias 3:1-20 nos ensina que, apesar do pecado e do julgamento, o Reino de Deus é um Reino de esperança, redenção e glória.

Hoje, podemos encontrar conforto e encorajamento na promessa de Deus de restauração e renovação. Devemos nos voltar para Deus, buscar a justiça e a humildade, e nos alegrar na Sua presença, pois o Reino de Deus é eterno e Sua glória é incomparável.

Então, que possamos viver como cidadãos desse Reino, proclamando Sua glória em nossas vidas.

Dicas para pregar este sermão em Sofonias 3

1. Contextualize a mensagem: Comece por contextualizar a mensagem de Sofonias 3 na realidade atual. Mostre como os temas de pecado, arrependimento, restauração e redenção se aplicam às pessoas nos dias de hoje.
  2. Destaque a esperança: Sofonias 3 também contém mensagens de esperança e restauração. Certifique-se de destacar essas mensagens de esperança e encorajamento, especialmente em tempos difíceis.
  3. Seja claro sobre o chamado ao arrependimento: Sofonias faz um chamado forte ao arrependimento. Explique o que significa se arrepender e como as pessoas podem aplicar isso em suas vidas.
  4. Mostre o papel de Deus: Enfatize a soberania de Deus e Sua capacidade de redimir e transformar. Ajude as pessoas a entenderem que, mesmo em tempos difíceis, Deus está no controle.
  5. Ore pela aplicação: Termine com uma oração, pedindo a Deus que ajude as pessoas a aplicarem a mensagem em suas vidas e que a Palavra Dele tenha impacto e transformação.

Se gostou desta pregação em Sofonias 3, então veja mais pregações: