Malhando o Trigo no Largar (Juízes 6:11-24)

Esboço simples de Sermão Expositivo sobre Gideão com o tema: Malhando o Trigo no Largar, baseado no texto de Juízes 6:11-24.

TEMA: Malhando o Trigo no Largar

TEXTO: Juízes 6:11-24

Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.

O que é malhar trigo?

Era a debulha do trigo feita batendo o grão com um mangual (uma vara longa e flexível) quando as quantidades eram pequenas.

O que é um Largar?

O lagar era uma cisterna cortada na rocha com um furo de saída no fundo.

Lagar é o local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite ou as uvas para elaborar vinho.

O lagar seria um lugar ideal para malhar o trigo escondido para protegê-lo do inimigo.

Entendendo que o trigo era um alimento básico da mesa dos israelitas, sobre o trabalho que Gideão estava fazendo de malhar o trigo no lagar, fazemos 3 observações:

I. Malhando o Trigo no Largar, Gideão garantiu seu sustento

Ao malhar o trigo no lagar, Gideão estava garantindo seu próprio sustento. Veja o que Paulo diz: “Tem cuidado de ti mesmo…” (1 Timóteo 4:16).

Muitos querem ganhar o mundo inteiro, mas se esquece da sua própria alma.

É indispensável para qualquer cristão se preocupar antes de tudo com sua vida espiritual.

Portanto, se alimente da palavra de Deus para ter forças para alimentar os outros.

II. Malhando o Trigo no Largar, Gideão garantiu o sustento da sua família

Ao malhar o trigo no lagar, Gideão estava garantindo o sustento para sua família. Veja o que está escrito em 1 Timóteo 5:8:

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

Como cristãos precisamos ter cuidado de nossa família, pois, ela é nosso próximo mais próximo. Além disso, ela deve ser prioridade para nós, abaixo somente de Deus.

III. Malhando o Trigo no Largar, Gideão garantiu sua oferta

Ao malhar o trigo no Largar, Gideão estava garantindo sua oferta. Veja que logo após Deus o chamar, Gideão oferece uma oferta:

“E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu” (Juízes 6:19).

Jesus disse que melhor é dar do que receber. Ou seja, ganhamos mais com Deus quando damos do que quando recebemos.

É muito melhor ter para compartilhar do que ter que emprestar.

E, como podemos oferecer a Deus nosso “trigo”? Quando guardamos a palavra de Deus, ao praticá-la, estamos oferecendo boas obras a Ele.

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmos 119:11).

CONCLUSÃO

Guarde a palavra de Deus para alimentar espiritualmente sua própria vida.

Guarde a palavra de Deus pala alimentar espiritualmente sua família

E guarde a palavra de Deus para oferecer-se a si mesmo como oferta agradável.

“ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12:1).

“…para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo” (Romanos 15:16).

🔴 TENHA FACILIDADE EM ELABORAR SUAS PREGAÇÕES

biblioteca do pregador-curso-pregador-de-qualidade-melhor-ano
baixar pdf biblioteca do pregador

BAIXE O ESBOÇO MALHANDO TRIGO NO LAGAR EM PDF