Um Grande Dia Está Vindo!

Esboço de pregação expositiva em Sofonias 1:1 ao 2:15 com o tema: Um Grande Dia Está Vindo!

Tema da pregação: Um Grande Dia Está Vindo!

Texto do sermão: Sofonias 1:1 ao 2:15

Introdução:

O livro de Sofonias é um dos menores profetas do Antigo Testamento, mas sua mensagem é de extrema importância.

Sofonias profetizou durante um período de decadência espiritual e moral em Judá e anunciou um grande dia de juízo e restauração.

Nesta pregação expositiva, exploraremos as palavras de Sofonias do capítulo 1:1 ao 2:15 e consideraremos as lições que essa mensagem tem para nós hoje.

I. A Vindicação do Senhor (Sofonias 1:1-18)

A. O chamado de Sofonias à proclamação do juízo (Sofonias 1:1)

B. O juízo iminente sobre Judá (Sofonias 1:2-13)

C. O grande dia do Senhor se aproximando (Sofonias 1:14-18)

II. Chamado ao Arrependimento (Sofonias 2:1-3)

A. Um apelo à busca do Senhor (Sofonias 2:1)

B. A esperança de encontrar refúgio na justiça de Deus (Sofonias 2:3)

III. Juízo sobre as Nações (Sofonias 2:4-15)

A. Juízo sobre os filisteus (Sofonias 2:4-7)

B. Juízo sobre Moabe e Amom (Sofonias 2:8-11)

C. Juízo sobre a Etiópia e a Assíria (Sofonias 2:12-15)

Conclusão:

O livro de Sofonias nos lembra que Deus é justo e soberano, e que o juízo sobre o pecado é inevitável. No entanto, também nos mostra que há esperança para aqueles que buscam o Senhor com sinceridade e se arrependem de seus caminhos.

O grande dia do Senhor está chegando, e devemos nos preparar espiritualmente.

Que possamos ouvir a mensagem de Sofonias e responder com arrependimento, buscando a justiça e a misericórdia de Deus em nossas vidas.

Dicas para pregar este sermão em Sofonias 1:1-2:15

1. Compreenda o contexto histórico: Antes de tudo, familiarize-se com o contexto histórico em que Sofonias profetizou. Entender as circunstâncias políticas, sociais e religiosas da época ajudará a elucidar a mensagem do profeta.
  2. Destaque a importância do “Grande Dia do Senhor”: Sofonias enfatiza a chegada iminente do “Grande Dia do Senhor” como um dia de juízo e restauração. Explique o significado desse conceito e sua relevância para os ouvintes, mostrando como isso se relaciona com o plano de Deus para a humanidade.
  3. Aborde o tema do arrependimento: Sofonias faz um apelo ao arrependimento e à busca do Senhor. Discuta a importância do arrependimento sincero em nossas vidas e como ele nos prepara para o encontro com Deus.
  4. Destaque a justiça divina: Sofonias fala sobre a justiça de Deus sendo estabelecida. Explore como a justiça de Deus é uma garantia de que o mal não prevalecerá indefinidamente e como isso oferece esperança aos crentes.
  5. Ilustre com exemplos bíblicos: Use exemplos bíblicos relevantes para ilustrar pontos-chave da mensagem. Por exemplo, você pode mencionar histórias de arrependimento como o filho pródigo em Lucas 15 ou exemplos de justiça divina como o dilúvio em Gênesis 6-9.
  6. Aplique a mensagem aos dias de hoje: Relacione os ensinamentos de Sofonias com a vida contemporânea. Como as lições da profecia de Sofonias podem ser aplicadas nas vidas dos ouvintes hoje, especialmente em relação ao arrependimento, justiça e busca de Deus.
  7. Conclua com esperança: Apesar das advertências de juízo, termine com uma mensagem de esperança. Mostre que, mesmo em tempos de juízo, Deus oferece refúgio e restauração para aqueles que O buscam sinceramente.

Se gostou deste esboço, então veja mais sermões prontos aqui: