Quem foi Abimeleque: 3 Lições da história do rei de Gerar

Quem foi Abimeleque no tempo de Abraão? Neste artigo aprenderemos 3 Lições de pecado com a história de Abimeleque, rei de Gerar.

Há muito o que aprender com a Bíblia e todos os seus personagens, mesmos com aqueles que erraram. Embora os crentes gostem de estudar histórias da Bíblia de heróis como Davi ou Abraão, também há lições a aprender com outros personagens. 

Às vezes, podemos aprender com os erros de personagens como o faraó e o rei Nabucodonosor. Além dos vilões, às vezes as pessoas que desempenharam papéis secundários também tem algo a nos ensinar, como os amigos de Jó ou os filhos de Noé.

O mesmo se aplica a um homem chamado Abimeleque. Mas vale lembrar que, há pelo menos três Abimeleques mencionados na Bíblia. Às vezes, quatro ou mais, dependendo da tradução. A maioria dos Abimeleques veio da realeza, como é o caso do Abimeleque que interagiu com Abraão e Sara durante sua estada em Gerar.

À primeira vista, sua história não soa muito diferente de outros personagens da Bíblia, ou mesmo da nossa. Então vamos estudar quem é Abimeleque e o que devemos saber sobre ele?

Quem foi Abimeleque na Bíblia?

O primeiro Abimeleque, objeto deste estudo, aparece no vigésimo capítulo do Livro do Gênesis. Lemos sobre ele assim como recebemos detalhes sobre a jornada contínua de Abraão com Sara. Neste capítulo, o casal viaja para Gerar. Abimeleque é o rei da região e preside os filisteus. Seu encontro com Abraão só pode ser descrito como destino divino. 

A partir de Gênesis 12, Deus chamou Abraão, cujo nome era Abrão na época, junto com Sarai, seu nome anterior, para uma missão. Seu destino – a terra prometida onde Deus transformaria Abraão em muitas nações.

Assim como outras histórias da Bíblia, Deus designou pessoas com um propósito específico. Esse propósito os levaria a um lugar específico. Durante todo o tempo, Deus supervisionaria todo o processo. Gênesis 12 também estabelece as bases para um conflito que ocorre no capítulo 20. Lemos sobre um medo que Abraão tem em relação à sua esposa.

“Quando ele estava para entrar no Egito, disse a sua esposa, Sarai: Olha, eu sei que você é uma mulher bonita. Quando os egípcios te virem, dirão: Esta é a mulher dele. Eles me matarão, mas deixarão você viver.” (Gênesis 12:11-12)

Abraão não faltou confiança em seu casamento, mas aparentemente faltou confiança no plano de Deus e na proteção de Deus. Se Abraão morresse, por causa de sua esposa ou por outro motivo, Deus não cumpriria Sua promessa. Portanto, Abraão tomou o assunto em suas próprias mãos. Em vez de ter total confiança em Deus, ele optou pela autopreservação.

Após a conversa, Abraão e Sara passaram pelo Egito e finalmente foram para Gerar no capítulo 20. Foi lá que os dois encontraram Abimeleque. Abraão havia se agarrado à sua mentira durante toda a viagem e não tinha motivos para se afastar da falsidade agora.

Sendo a pessoa que é, Abimeleque vê Sara como uma oportunidade de estar com uma mulher, uma mulher bonita, que se encaixaria em sua posição real. E devido ao seu poder, Abimeleque não apenas perguntou se Sara era solteira ou não, ele trouxe a mulher casada a ele para se tornar uma concubina (Gênesis 20:2). O que aconteceu a seguir foi um choque completo para o rei.

Significado de Abimeleque

Hebraico: אֲבִימֶ֫לֶך

Significado: meu pai, um rei, ou pai de um rei.

Abimeleque da história de Isaque em Gênesis 26 é o mesmo da história de Abraão em Gênesis 20?

Se acordo com Biblestudytools, “É bem possível que Abimeleque fosse o título real e não o nome pessoal, já que no título do Salmo 34 o encontramos aplicado ao rei de Gate, conhecido em outros lugares por seu nome pessoal, Aquis (1 Samuel 27:2,3).”

O site Christiananswers explica: “Abimeleque é o nome de 5 homens bíblicos; 4 eram reis. Este era o nome comum dos reis filisteus, assim como o nome “Faraó” dos reis egípcios.”

Como Deus falou com Abimeleque?

Depois que Abimeleque exerceu seus direitos políticos como rei e tomou Sara para si, ele recebeu um sonho terrível de Deus.

“Mas Deus veio a Abimeleque em sonho durante a noite e disse-lhe: Você está prestes a morrer por causa da mulher que você tomou, pois ela é uma mulher casada. (Gênesis 20:3)

O rei temia ao Senhor, mas também sentia alguma confusão sobre sua aparente ofensa. Ele defendeu a si mesmo falando com Deus sobre sua inocência (Gênesis 20:4). De sua perspectiva, ele não fez nada de errado. 

Abimeleque disse a Deus o que Abraão disse a ele, Sara era uma irmã. Sara também, acrescentou à mentira, reafirmando que ela era apenas uma irmã. Se tanto o homem quanto a mulher estão dizendo a mesma coisa, Abimeleque não tinha motivos para suspeitar de uma mentira.

Visto que Deus é onisciente, Ele já estava ciente da mentira e da inocência de Abimeleque. Assim, Deus diz ao rei que ele foi impedido de pecar pela vontade do Senhor. Ele então diz a Abimeleque para devolver Sara a seu legítimo marido. Abimeleque obedece.

Curiosamente, no final do capítulo, os leitores descobrem que Deus já havia irritado os da casa de Abimeleque. Deus fechou todos os ventres das mulheres porque o rei tomou Sara para si. Somente depois que ela foi devolvida, essa maldição foi removida. Abimeleque orou a Deus e todas as mulheres foram posteriormente curadas.

Seu relacionamento com Deus é semelhante e diferente do nosso. Dito isto, Abimeleque é um humano, um pecador, tanto quanto nós, e isso torna sua história ótima para aprendermos.

O que devemos aprender com Abimeleque?

1. O pecado tem consequências

A propensão de Abimeleque para ter concubinas não estava de acordo com a definição de casamento de Deus. Como ele agiu fora do ideal de Deus, ele se preparou para colher as consequências. O pecado muitas vezes se apresenta como útil para o pecador, mas o pecado também nos afasta de Deus. Se quisermos evitar as consequências, temos que nos manter em sintonia com Deus. Abimeleque corrigiu seu comportamento, desta vez, e foi capaz de buscar perdão por suas supostas consequências.

2. O pecado afeta os outros

As ações de Abimeleque teriam impacto em todas as mulheres de sua casa. As consequências do pecado, portanto, não se limitaram a ele. Além disso, Abimeleque estava sendo levado a pecar por causa do pecado de mentir de Abraão e Sara. Uma ação teve um efeito cascata.

Hoje, graças a Jesus, somos responsabilizados apenas por nossos pecados, mas nossas escolhas, boas ou más, ainda impactam as pessoas ao nosso redor. Uma mãe bêbada afeta seus filhos. Um professor corrupto tem um efeito sobre seus alunos. Essa percepção acrescenta ainda mais importância às nossas decisões diárias.

3. Podemos pecar sem saber

Podemos pecar sem saber? Este texto parece sugerir que a resposta é sim. Abimeleque estava agindo contra Deus e não percebeu o que estava fazendo ao tomar Sara para si. De que maneira estamos nos comportando e não percebendo o pecado em nossas próprias vidas? Podemos ler sobre Abimeleque e culpá-lo claramente por ter concubinas, mas como rei ele estava agindo de acordo com sua cultura. Que pecados estamos cometendo ao agir de acordo com os nossos?

Conclusão sobre Abimeleque no tempo de Abraão

Do começo ao fim, Abimeleque não é um personagem importante na Bíblia. Qualquer pessoa que não estuda as Escrituras tem muito menos probabilidade de se lembrar de seu nome e aparência. Eles provavelmente não se lembrarão de nenhum dos outros Abimeleques que apareceram. Apesar de desempenhar um papel menor, este único capítulo com Abimeleque oferece conteúdo suficiente para dar aos leitores lições para aprender. Lições valiosas, que às vezes não tiramos das histórias dos personagens principais. 

Isso prova que há muito a aprender com a Bíblia e, embora nunca saibamos tudo, construímos nosso conhecimento participando e lendo continuamente. Deus tem muito a ensinar. Só precisamos ser como Abimeleque, dispostos a aprender e a mudar.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo