3 lições profundas no Salmo 23

Esboço de pregação expositiva no Salmo 23 com lições no tema: Jesus, o nosso supremo e bom Pastor.

Tema: Jesus, o nosso supremo e bom Pastor

Texto da pregação: Salmos 23:1-6

Objetivo: Levar os ouvintes a reconhecerem a grandeza de ter Jesus como Pastor de suas vidas, experimentando o cuidado, a proteção e a promessa de uma comunhão eterna com Ele.

Introdução

1. O Salmo 23 é um dos textos mais conhecidos e amados da Bíblia. É uma ode poética de Davi, expressando alegria e paz.

2. Não registra eventos especiais, mas revela a profunda devoção do coração do crente.

3. Após o Salmo 22, que fala da cruz, este salmo nos apresenta o conforto do Senhor como Pastor.

4. Assim como o rouxinol encanta com seu canto, este salmo oferece esperança em momentos de tristeza. “Tem aquietado mais aflições que todas as filosofias do mundo.”

5. Suas últimas palavras sobre habitar na Casa do Senhor refletem uma promessa eterna.

6. Nesta pregação, vamos aprender 3 lições profundas e oportunas do fato de Jesus ser o nosso Bom Pastor.

Em primeiro lugar…

I. Há pleno suprimento para as nossas necessidades (v.1-3)

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”

1. Quando Jesus é o nosso Pastor, Ele supre todas as nossas necessidades, tanto espirituais quanto materiais (v. 1).

2. O Pastor nos guia para “pastos verdejantes” e “águas tranquilas” (v. 2), garantindo descanso e renovação em meio às aflições da vida.

3. Ele restaura a nossa alma e nos conduz por caminhos de justiça, nos orientando a viver conforme Sua vontade (v. 3).

4. Jesus cuida de cada área de nossas vidas. Sob a orientação d’Ele, jamais experimentaremos falta de provisão para o que realmente necessitamos. O significado original e profundo deste verso é que “O Senhor é o meu pastor que nunca falta.”

A segunda lição deste Salmo…

II. Há uma companhia consoladora em meio às adversidades (v.4-5)

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo.”

1. Mesmo nas situações mais sombrias e perigosas, não estamos sozinhos. A presença do Pastor é nossa maior fonte de consolo e segurança (v. 4).

2. Sua “vara” e Seu “cajado” são instrumentos de proteção e orientação, garantindo que, mesmo nas dificuldades, estamos sob Seu cuidado.

3. O Senhor ainda prepara uma mesa para nós na presença dos inimigos, mostrando que, em meio às adversidades, Ele nos sustenta e honra (v. 5).

A terceira lição deste Salmo…

III. Temos a bênção de uma comunhão eterna (v.6)

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

1. Com Jesus como nosso Pastor, podemos ter a certeza de que Sua bondade e misericórdia estarão conosco diariamente (v. 6a).

2. Além disso, temos a promessa de uma comunhão eterna com Ele. Habitar na casa do Senhor significa viver para sempre na Sua presença (v. 6b).

3. Observe as últimas palavras do salmo: “e habitarei na Casa do Senhor por longos dias”. Essas são notas celestiais, mais apropriadas para as mansões eternas do que para a vida passageira. Ao entrarmos no espírito do salmo durante a leitura, experimentamos a sensação dos dias do céu na terra!

4. A comunhão com Jesus não se limita ao presente. Ela se estende por toda a eternidade, garantindo-nos a bênção de viver para sempre com o nosso Pastor.

Conclusão

O Salmo 23 nos revela o grande privilégio de ter Jesus como nosso Pastor. Ele supre todas as nossas necessidades, nos acompanha nas adversidades e nos promete uma comunhão eterna com Ele.

Jesus é o nosso Bom Pastor que:

  • Nos guia
  • Não falta
  • Supre nossas necessidades
  • Sara nossas feridas
  • Carrega em seu ombro
  • Nos dá descanso
  • Nos dá paz
  • Nos dá a vida eterna

Amados irmãos, podemos confiar no cuidado do Bom Pastor, sabendo que em Suas mãos estamos seguros, protegidos e abençoados tanto nesta vida quanto na eternidade.

Dicas para esta pregação no Salmo 23

Leia o Salmo 23 várias vezes: Para uma compreensão profunda, leia o salmo repetidamente. Familiarize-se com cada versículo. Leia também comentários bíblicos. Isso ajudará você a transmitir a mensagem com clareza e confiança.

Aplique cada lição à vida dos ouvintes: Este esboço de pregação possui 3 tópicos (lições) que devem ser aplicadas. São lições profundas que você precisa aplicar, antes de tudo, à sua vida. Deixe a mensagem falar ao seu coração. Dessa forma, você pregará com propriedade e emoção.

Mantenha o foco no tema central: O objetivo traçado te ajuda a saber onde deve chegar com o sermão. Por isso, antes de pregar, tenha um objetivo bem definido. Isso te ajudará a não fugir do tema e alcançar com mais eficácia seu propósito, ou melhor, o propósito de Deus.

Se gostou deste esboço, então confira mais pregações.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp