3 Erros na Escolha de uma Liderança (Juízes 9)

Esboço simples de sermão expositivo em Juízes 9 sobre os erros do povo de Siquém ao escolher Abimeleque como rei.

TEMA: 3 Erros na Escolha de uma Liderança

TEXTO: Juízes 9: 6

“Então se ajuntaram todos os cidadãos de Siquém, e toda a casa de Milo; e foram, e constituíram a Abimeleque rei, junto ao carvalho alto que está perto de Siquém.”

I. O povo errou ao desprezar um conselho (Juízes 8:23)

“Porém Gideão lhes disse: Sobre vós eu não dominarei, nem tampouco meu filho sobre vós dominará; o SENHOR sobre vós dominará.”

Quando o povo pediu para Gideão reinar sobre eles, sua resposta foi que não precisa de um rei, pois, o Senhor era seu rei.

Portanto, o povo errou ao escolher e/ou aceitar a liderança de Abimeleque como rei porque esqueceram das palavras de Gideão como conselho.

II. O povo errou ao desprezar um “aviso” que estava claro

O nome de Abimeleque já dizia tudo, mas o povo parecia cego. Abimeleque significa “meu pai (Deus) é rei.

Mais uma mensagem de aviso para o povo de que seu rei é o Senhor. Portanto, não precisavam de outro rei.

Devemos tomar cuidado para não desprezar aquelas mensagens que estão claras aos nossos olhos e que podem dizer muita coisa.

III. O povo errou ao desprezar o que já tinha sido feito (Juízes 9:16-18)

16 Agora, pois, se é que em verdade e sinceridade agistes, fazendo rei a Abimeleque, e se bem fizestes para com Jerubaal e para com a sua casa, e se com ele usastes conforme ao merecimento das suas mãos

17 (Porque meu pai pelejou por vós, e desprezou a sua vida, e vos livrou da mão dos midianitas;

18 Porém vós hoje vos levantastes contra a casa de meu pai, e matastes a seus filhos, setenta homens, sobre uma pedra; e a Abimeleque, filho da sua serva, fizestes reinar sobre os cidadãos de Siquém, porque é vosso irmão).”

Quando o povo de Siquém fizeram de Abimeleque rei, eles estavam sendo ingratos e esquecendo-se de todo bem que Gideão fez por eles.

Pois, mataram os filhos de Gideão e escolheram o filho da serva.

Que Deus nos ajude a não cometermos os erros do povo de Siquém que desprezaram quem deu sua vida para os libertar das mãos do inimigo.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.