Juízes 6: 25-26 As 4 Verdades que Gideão aprendeu sobre edificar um altar ao Senhor

Esboço simples de Sermão Expositivo em Juízes 6:25-26 com o tema: As 4 Verdades que Gideão aprendeu sobre edificar um altar ao Senhor.

TEMA: As 4 Verdades que Gideão aprendeu sobre edificar um altar ao Senhor

TEXTO: Juízes 6: 25-26

25 E aconteceu naquela mesma noite, que o SENHOR lhe disse: Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal, que é de teu pai; e corta o bosque que está ao pé dele.

26 E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente; e toma o segundo boi, e o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque.”

I. Deus deve ocupar o primeiro lugar

“…Toma o boi que pertence a teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derruba o altar de Baal…” (v.25).

O melhor boi da casa devia ser para sacrifício ao Senhor e não para Baal.

Para Deus devemos apresentar o melhor e não sobra.

II. Deus deve ser o suficiente

“…e derruba o altar de Baal…” (v.25).

Gideão deveria ter somente um altar em sua casa.

Deus é suficiente em nossa vida e não precisamos de nada mais, ou seja, nenhum “deus”.

III. Deus deve ser honrado por sua grandeza

“E edifica ao SENHOR teu Deus um altar no cume deste lugar forte, num lugar conveniente…” (v.26).

Se eles davam importância ao altar de Baal, imagina o quanto devia dar para Deus…

Deus queria que Gideão edificasse um altar num lugar forte e conveniente, ou seja, ele precisava aprender honrar a Deus.

Que possamos honrar a Deus e dar glória, pois Ele é um Deus grande e poderoso!

IV. Deus requer dedicação e esforço de cada um

“…e corta o bosque que está ao pé dele” (v.25).

“…o oferecerás em holocausto com a lenha que cortares do bosque” (v.26).

Deus queria a participação de Gideão na edificação do altar. Com isso, ele estava aprendendo que um altar devia ser edificado com seu esforço e dedicação.

Aprendemos, portanto, que devemos oferecer a Deus algo em que trabalhamos com esforço e dedicação.

CONCLUSÃO

Ofereçamos o primeiro lugar de nossas vidas a Deus, tendo-o como suficiente, honrando-o pela sua grandeza e fazendo tudo com esforço e dedicação!

Esse é um esboço simples de pregação expositiva, e portanto, poderá ser mais enriquecido.