7 Lições que Aprendemos com a Viúva da Botija de Azeite

2 Reis 4 nos conta a história da viúva que só tinha uma botija de azeite em casa, mas ela foi até o profeta de Deus, Eliseu que lhe deu as instruções para o milagre acontecer. Veja as 7 Lições que Aprendemos com a Viúva da Botija de Azeite.

Essas são 7 Lições que Aprendemos com a Viúva da Botija de Azeite

1. Ela reconhecia o testemunho de seu marido

Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR (2 Reis 4:1).

Essa mulher viúva fala ao profeta Elizeu: “teu servo temia ao Senhor”, ou seja, ela estava reconhecendo o bom testemunho deixado pelo seu marido de servo temente.

Apesar de o texto bíblico deixar claro que após a morte do marido, uma dívida ficou, não encobriu as qualidades dele.

A primeira lição que aprendemos com a viúva da botija de azeite, é que precisamos reconhecer as qualidades e virtudes das pessoas ao invés de só olhar para os defeitos.

2. A viúva da botija de azeite foi buscar ajuda na pessoa certa

E UMA mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu… (2 Reis 4:1).

Mesmo que o texto não diz, podemos imaginar que havia outros profetas além de Eliseu, mas a viúva vai ao homem certo. Eliseu não só conhecia o marido falecido, mas era verdadeiro profeta que estava na presença de Deus.

Eliseu estava preparado para ajudar a mulher. Deus já havia operado milagres por seu intermédio.

Que lição maravilhosa que aprendemos! Deus tem pessoas preparadas e capacitadas para usar aqui na terra, por isso, precisamos reconhecer e pedir ajuda a eles. Não vá a pessoas que não estão na presença de Deus, pois, eles não terão algo de Deus para te oferecer.

3. A Viúva da Botija de Azeite lutou pelos seus filhos

…e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. (2 Reis 4:1).

Outra lição que aprendemos com essa mulher é o amor pelos filhos demonstrado na sua atitude de lutar contra a situação.

O credor queria levar seus dois filhos, porém, a viúva não aceitou isso e então ela se mostra disposta a fazer o fosse preciso.

Você é um pai ou mãe com essa disposição de lutar pelos seus filhos?

Talvez sua situação não seja a mesma da viúva, mas pode ser semelhante. Por exemplo, o mundo sedutor querendo atrair seus filhos, as drogas viciantes, a prostituição batendo às portas, enfim, tudo aquilo que causa dor e preocupações em seu coração.

Mas, assim como o exemplo da viúva da botija de azeite, lute pelos seus filhos. Peça ajuda de seu pastor, ore por eles, se aproxime deles, faça o que for preciso para mantê-los na presença de Deus.

4. A mulher Viúva da Botija de Azeite foi sincera

…Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. (2 Reis 4).

A sinceridade é fundamental na vida do cristão. Ser sincero é ser transparente e não esconder nada. Nossa vida deve ser um livro aberto.

Deus gosta de pessoas sinceras que fala do coração. Veja Provérbios 20:7 que diz: “O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.”

A viúva foi sincera em responder ao profeta sobre o que ela tinha na sua casa. Ao invés de mentir para que o profeta tivesse mais pena dela… ela disse toda verdade: “…senão uma botija de azeite”.

Você não é obrigado a falar tudo que faz para as pessoas, mas tudo que disser deve ser verdadeiro. Principalmente em suas orações.

O milagre da multiplicação de azeite do profeta Eliseu

5. Ela tinha uma boa relação com seus vizinhos

Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. (2 Reis 4:3).

A viúva precisava ter uma boa convivência com seus vizinhos se não, como poderia conseguir emprestado os vasos para colocar o azeite que seria multiplicado.

A quinta lição que aprendemos com a viúva da botija de azeite é que precisamos manter uma boa relação com nossos vizinhos, pois, nas nossas necessidades, teremos com quem contar.

6. Ela fez tudo conforme o profeta Eliseu a instruiu

Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. (2 Reis 4:3-5).

Eliseu passou todas as instruções que a viúva devia fazer e ela prontamente seguiu as orientações.

Aí está o segredo dessa sexta lição: A obediência.

O profeta Eliseu não era qualquer um, mas um homem que Deus usava na terra.

Se queremos ser abençoados, precisamos obedecer àqueles a quem o Senhor coloca sobre nossas vidas para nos orientar espiritualmente.

7. A viúva da botija de azeite tinha uma boa relação com os filhos

Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. (2 Reis 4:5).

Essa relação envolvia respeito e uma boa comunicação da mulher para com os filhos.

Um lar cristão precisa ter isso. Os pais precisam ter o respeito dos filhos e uma boa comunicação, ou seja, serem compreendidos uns pelos outros.

O texto mostra que eles trabalhavam juntos para encherem os vasos de azeite. Os filhos traziam os vasos e a mãe enchia. Um trabalho em equipe!

Se esforce para ter em seu lar uma boa comunicação com seus filhos. Ore e leia a bíblia com eles. Também é importante saber ouvi-los.

Assim como Deus fez o milagre da multiplicação de azeite para a viúva, Ele pode fazer milagres em nossas vidas. Guarde essas lições para sua vida!

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

13 Comentários

  1. Que estudo maravilhoso!!!
    Uma grande lição pra nós que servimos ao senhor e precisamos do agir de Deus em nossas vidas.
    Deus o abençoe!!!

  2. Deus abençoe por essa mensagem.
    Mostra que precisamos dar exemplos antes mesmo de pregar para as pessoas, porque somos vigiados por todos.

  3. Exemplo de Vida
    Mesmo com marido morto, ela acreditou no profeta homem de Deus.
    E o profeta passou pra ela uma multiplicação, que Deus já tinha determinado na vida dela.
    Ela pediu a vasilhas aos vizinhos, e o azeite teve multiplicação pra ela vender e paga a dívida do marido. Linda história.

  4. Meu querido irmão agradeço do fundo do meu coração pela palavra pelo esboço que você colocaram eu fiquei fiquei regozijado e satisfeito e realmente às vezes nós vamos pregar e nós não quer uma mensagem repetida que nós já pegamos antes e esses esboços com alguns outros textos ou outros comentários me fez sentir mais cheio isso é muito rico para o nosso conhecimento muito obrigado

  5. Amigos, tive a honra de ler os comentários sobre *a multiplicação do azeite da viúva* e louvo a Deus pela sabedoria e inteligência de quem a escreveu. Que bom a gente saber que na terra ainda temos pessoas comprometidas com o Reino de Deus. O Senhor abençoe os que fazem a Biblioteca do Pregador.

  6. Maravilhoso o estudo sobre a viúva,precisamos colocar em prática essas lições, até porque a bíblia e nossa regra de fé mas também de prática, se nós lermos,ouvimos meditamos memorizados e não praticamos Tiago dia que a nossa fé torna se morta ,praticar é obedecer este é o segredo a viúva testemunhou.Shalom!

    1. Bom dia Deus abençoe que eu possa ter esta confiança comunhão com meu Deus me ajuda em oração sou viúva e tenho dois filhos to passando por dificuldades eu e meus filhos más não desistir dos meus dois filhos esta palavra me ajudou muito obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp