7 Lições que Aprendemos com a Viúva da Botija de Azeite
2 Reis 4 nos conta a história da viúva que só tinha uma botija de azeite em casa, mas ela foi até o profeta de Deus, Eliseu que lhe deu as instruções para o milagre acontecer. Veja as 7 Lições que Aprendemos com a Viúva da Botija de Azeite.
Essas são 7 Lições que Aprendemos com a Viúva da Botija de Azeite
1. Ela reconhecia o testemunho de seu marido
Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR (2 Reis 4:1).
Essa mulher viúva fala ao profeta Elizeu: “teu servo temia ao Senhor”, ou seja, ela estava reconhecendo o bom testemunho deixado pelo seu marido de servo temente.
Apesar de o texto bíblico deixar claro que após a morte do marido, uma dívida ficou, não encobriu as qualidades dele.
A primeira lição que aprendemos com a viúva da botija de azeite, é que precisamos reconhecer as qualidades e virtudes das pessoas ao invés de só olhar para os defeitos.
2. A viúva da botija de azeite foi buscar ajuda na pessoa certa
E UMA mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu… (2 Reis 4:1).
Mesmo que o texto não diz, podemos imaginar que havia outros profetas além de Eliseu, mas a viúva vai ao homem certo. Eliseu não só conhecia o marido falecido, mas era verdadeiro profeta que estava na presença de Deus.
Eliseu estava preparado para ajudar a mulher. Deus já havia operado milagres por seu intermédio.
Que lição maravilhosa que aprendemos! Deus tem pessoas preparadas e capacitadas para usar aqui na terra, por isso, precisamos reconhecer e pedir ajuda a eles. Não vá a pessoas que não estão na presença de Deus, pois, eles não terão algo de Deus para te oferecer.
3. A Viúva da Botija de Azeite lutou pelos seus filhos
…e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. (2 Reis 4:1).
Outra lição que aprendemos com essa mulher é o amor pelos filhos demonstrado na sua atitude de lutar contra a situação.
O credor queria levar seus dois filhos, porém, a viúva não aceitou isso e então ela se mostra disposta a fazer o fosse preciso.
Você é um pai ou mãe com essa disposição de lutar pelos seus filhos?
Talvez sua situação não seja a mesma da viúva, mas pode ser semelhante. Por exemplo, o mundo sedutor querendo atrair seus filhos, as drogas viciantes, a prostituição batendo às portas, enfim, tudo aquilo que causa dor e preocupações em seu coração.
Mas, assim como o exemplo da viúva da botija de azeite, lute pelos seus filhos. Peça ajuda de seu pastor, ore por eles, se aproxime deles, faça o que for preciso para mantê-los na presença de Deus.
4. A mulher Viúva da Botija de Azeite foi sincera
…Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. (2 Reis 4).
A sinceridade é fundamental na vida do cristão. Ser sincero é ser transparente e não esconder nada. Nossa vida deve ser um livro aberto.
Deus gosta de pessoas sinceras que fala do coração. Veja Provérbios 20:7 que diz: “O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.”
A viúva foi sincera em responder ao profeta sobre o que ela tinha na sua casa. Ao invés de mentir para que o profeta tivesse mais pena dela… ela disse toda verdade: “…senão uma botija de azeite”.
Você não é obrigado a falar tudo que faz para as pessoas, mas tudo que disser deve ser verdadeiro. Principalmente em suas orações.
5. Ela tinha uma boa relação com seus vizinhos
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. (2 Reis 4:3).
A viúva precisava ter uma boa convivência com seus vizinhos se não, como poderia conseguir emprestado os vasos para colocar o azeite que seria multiplicado.
A quinta lição que aprendemos com a viúva da botija de azeite é que precisamos manter uma boa relação com nossos vizinhos, pois, nas nossas necessidades, teremos com quem contar.
6. Ela fez tudo conforme o profeta Eliseu a instruiu
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. (2 Reis 4:3-5).
Eliseu passou todas as instruções que a viúva devia fazer e ela prontamente seguiu as orientações.
Aí está o segredo dessa sexta lição: A obediência.
O profeta Eliseu não era qualquer um, mas um homem que Deus usava na terra.
Se queremos ser abençoados, precisamos obedecer àqueles a quem o Senhor coloca sobre nossas vidas para nos orientar espiritualmente.
7. A viúva da botija de azeite tinha uma boa relação com os filhos
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. (2 Reis 4:5).
Essa relação envolvia respeito e uma boa comunicação da mulher para com os filhos.
Um lar cristão precisa ter isso. Os pais precisam ter o respeito dos filhos e uma boa comunicação, ou seja, serem compreendidos uns pelos outros.
O texto mostra que eles trabalhavam juntos para encherem os vasos de azeite. Os filhos traziam os vasos e a mãe enchia. Um trabalho em equipe!
Se esforce para ter em seu lar uma boa comunicação com seus filhos. Ore e leia a bíblia com eles. Também é importante saber ouvi-los.
Assim como Deus fez o milagre da multiplicação de azeite para a viúva, Ele pode fazer milagres em nossas vidas. Guarde essas lições para sua vida!
Obrigado por esse esboço lindo e maravilhoso….Deus abençoe 🙏
Meu querido irmão agradeço do fundo do meu coração pela palavra pelo esboço que você colocaram eu fiquei fiquei regozijado e satisfeito e realmente às vezes nós vamos pregar e nós não quer uma mensagem repetida que nós já pegamos antes e esses esboços com alguns outros textos ou outros comentários me fez sentir mais cheio isso é muito rico para o nosso conhecimento muito obrigado
Amigos, tive a honra de ler os comentários sobre *a multiplicação do azeite da viúva* e louvo a Deus pela sabedoria e inteligência de quem a escreveu. Que bom a gente saber que na terra ainda temos pessoas comprometidas com o Reino de Deus. O Senhor abençoe os que fazem a Biblioteca do Pregador.
Maravilhoso o estudo sobre a viúva,precisamos colocar em prática essas lições, até porque a bíblia e nossa regra de fé mas também de prática, se nós lermos,ouvimos meditamos memorizados e não praticamos Tiago dia que a nossa fé torna se morta ,praticar é obedecer este é o segredo a viúva testemunhou.Shalom!