3 lições que aprendemos com Josias na Bíblia

Josias foi um rei que reinou em Judá por trinta e um anos. Eu sei que parece bastante simples até você perceber que ele começou seu reinado quando tinha oito anos. 

Não tenho certeza de como é ser o governante de um reino aos oito anos de idade. Eu sei que quando eu tinha oito anos, essa era a última coisa em minha mente. Fiquei feliz porque não tínhamos dever de casa nos fins de semana. No entanto, Josias estava em uma posição muito diferente.

“Josias tinha oito anos quando se tornou rei e reinou em Jerusalém por trinta e um anos. O nome de sua mãe era Jedida, filha de Adaías; ela era de Bozcate.” – 2 Reis 22:1

À medida que avançamos em sua vida, há duas questões a serem consideradas hoje. Quem é Josias na Bíblia, e o que podemos aprender de sua vida? 

É ótimo aprender sobre os personagens da Bíblia. No entanto, o aprendizado não está completo a menos que você possa tirar lições de suas experiências e aplicá-las à sua vida. 

Esta é parte da razão pela qual Deus nos permite olhar para suas vidas em primeiro lugar. Na vida de Josias, algumas lições nos permitem saber quem ele é e nos dão informações sobre como devemos viver.

Quem é Josias? 

Antes de nos aprofundarmos em quem é Josias, vamos considerar brevemente a história dos reis de Israel e Judá. 

Depois que Davi morreu, seu filho Salomão tornou-se rei de um Israel unido. Após a morte de Salomão, o reino foi dividido em dois reinos. O Reino do Norte era conhecido como Israel e era composto por dez tribos. O Reino do Sul era conhecido como Judá e era composto pelas tribos de Judá e Benjamim. 

O que era mais comum na sucessão de reis que se seguiram a Davi é que os reis não obedeceram a Deus como Davi o fez, e a maioria deles fez o mal aos olhos do Senhor. 

Isso foi verdade para muitos dos reis de Judá e todos os reis de Israel. Nenhum rei em Israel agiu corretamente aos olhos de Deus desde o momento em que o reino foi separado até o cativeiro. A situação de Judá era um pouco melhor,

Quero compartilhar com vocês três lições que podemos tirar da vida de Josias. Sua história é contada em dois lugares na Bíblia, principalmente 2 Reis 22-23 e 2 Crônicas 34-35. 

Quando você lê os dois relatos de sua vida, os detalhes são semelhantes, mas a leitura de ambos lhe dá uma perspectiva completa de sua vida.

3 Lições que podemos aprender com Josias na Bíblia:

1. Josias começou certo e terminou certo.

Aqui está a primeira coisa que a Bíblia nos diz sobre Josias e seu caráter.

“Ele fez o que era reto aos olhos do Senhor e seguiu completamente os caminhos de seu pai Davi, não se desviando nem para a direita nem para a esquerda.” – 2 Reis 22:2

Adoro a descrição que vemos aqui sobre a vida de Josias. Neste versículo, algumas frases sobre Josias dão o fundamento de quem ele é. Ao considerá-los, pergunte-se se essas coisas podem ser ditas de você. Aqui estão essas frases.

  • Ele fez o que era certo aos olhos do Senhor
  • Ele seguiu completamente
  • E ele não se desviou para a esquerda ou para a direita

Se isso fosse tudo o que a Bíblia nos disse sobre Josias, isso seria o suficiente para mastigar. O que é tão impressionante nesse jovem foi sua dedicação em seguir a Deus de todo o coração. 

Ele possuía esse desejo aos oito anos de idade e, embora tenha vivido até o que chamamos de trinta e nove anos, ele nunca vacilou. Ele não só começou bem, mas também terminou bem. 

Pense em sua própria vida por um momento enquanto estou pensando na minha, e faça a si mesmo esta pergunta. Você está no caminho certo para terminar bem? 

Eu sei que há muito entusiasmo no início desta jornada com o Senhor, mas às vezes podemos perder isso ao longo do caminho. 

Isso aconteceu com alguns dos outros reis de Judá que começaram seguindo a Deus, mas não terminaram bem. Josias não era um desses. 

2. O coração de Josias era sensível à Palavra de Deus.

Uma das histórias mais famosas que realmente apontam para o coração de quem Josias é na Bíblia é sua resposta quando o livro da lei foi encontrado e lido para ele. Isso aconteceu quando ele tinha vinte e seis anos, e aqui está como ele respondeu.

“Quando o rei ouviu as palavras do Livro da Lei, ele rasgou suas vestes.” – 2 Reis 22:11

Caso você seja mais novo na Bíblia, sempre que alguém rasgava suas vestes, isso era uma expressão de profunda tristeza. 

Pode ser lamentar a perda de alguém ou algo. Ou lamentar o pecado, como no caso de Josias. Que resposta tremenda e apropriada Josias teve quando confrontado com a verdade da Palavra de Deus. 

Isso o fez perceber o quão longe do alvo ele e a nação de Judá estavam. Sua resposta não foi justificar ou tentar esclarecer, mas, sua resposta foi se corrigir. Ele fez isso se arrependendo. 

Pense em sua reação quando confrontado com qualquer pensamento, opinião, crença ou ação contrária ao que Deus exige em sua Palavra? Sua reação é parecida com a de Josias? 

Temo que a igreja esteja se movendo em uma direção em que, em vez de ser pessoas que choram ou se arrependem do pecado, muitos crentes ficam muito mais confortáveis ​​tentando encontrar uma desculpa ou razão para permanecer nele. 

Este não era o coração de Josias. Ler sua história desafia minhas atitudes sobre o lugar em que guardo a Palavra de Deus em meu próprio coração. 

Espero que desafie você a considerar o mesmo. Que todos nós cheguemos ao ponto em que a Palavra de Deus seja o padrão pelo qual vivemos, e alinhemos cada aspecto de nossa vida sob ela. Esse é o tipo de pessoa que Josias era.

3. O arrependimento de Josias levou à reforma.

Eu amo Josias na Bíblia porque seu arrependimento o levou a mudar seu comportamento. É importante notar que Josias já estava fazendo o que era certo aos olhos do Senhor porque é isso que a Bíblia nos diz. 

No entanto, quando confrontado com a Palavra de Deus, ele reconheceu que havia mais necessidade de mudança, levando-o a se arrepender. 

Seu arrependimento o levou a mudar seus caminhos e as práticas da nação. Aqui estão algumas das coisas que ele fez por causa de seu arrependimento.

  • Ele renovou o convênio prometendo obedecer ao Senhor, guardando todos os seus mandamentos, leis e decretos e liderou o povo a fazer o mesmo.
  • Ele removeu todos os artigos de adoração a Baal, Asera e qualquer outro deus que estava no templo e os queimou
  • Removeu os sacerdotes idólatras e queimou o poste de Asera
  • Ele derrubou os aposentos das prostitutas masculinas e femininas do santuário que viviam dentro do Templo do Senhor

Você pode ler o resto do que ele fez em 2 Reis ou 2 Crônicas, mas acho que você entendeu. A linha inferior é seu arrependimento não foi um ato da boca para fora. Foi de coração. 

Seu arrependimento levou a uma mudança notável em sua vida. Isso me leva a perguntar, com que frequência prestamos serviço da boca para fora a Deus em vez de coração sincero? 

Se vamos ser pessoas de arrependimento, será necessário derrubar alguns ídolos que residem em nossos corações. Esses ídolos podem ter todas as formas e tamanhos, assim como nos dias de Josias. Seja qual for o ídolo que Deus revelar, você se arrependa e queime todos eles.

Seu passado não decide sua salvação.

Enquanto penso em quem é Josias, há muito mais que pode ser dito. No entanto, eu quero que você saia com este pensamento. 

Josias é a prova de que você pode permanecer fiel a Deus por toda a sua vida, e não importa o que esteja acontecendo ao seu redor. 

Seria fácil pensar que a fidelidade de Josias foi porque ele a viu em seu pai, Amon. Infelizmente, seu pai não era fiel a Deus, nem seu avô. 

No entanto, essas coisas não detiveram Josias. Isso me dá esperança de que suas circunstâncias e situações de vida não definem você. Mas, suas escolhas sim. 

Apesar do que aconteceu em sua vida, você pode escolher ser o mesmo tipo de pessoa que Josias era. Não importa quem veio antes de você ou quem virá depois de você. A decisão de seguir a Deus de todo o coração e se comprometer com ele é uma decisão que você toma sozinho. 

Mesmo que nenhum vá com você e você seja o único. Fora desses capítulos, a Bíblia não nos diz muito mais sobre Josias e o que ele realizou durante seus trinta e um anos como rei. 

Talvez a coisa mais notável que ele fez em sua vida seja representada pela primeira coisa que a Bíblia disse sobre ele. Ele fez o que era certo aos olhos do Senhor todos os dias de sua vida. Este é quem Josias era, e que sejamos assim também.


Autor Clarence L. Haynes Jr. do Crosswalk.

Botão Voltar ao topo