Lucas 2:42-46 Quando Perdemos a Jesus

Esboço de Sermão em Lucas 2:42-46 com o título: Quando Perdemos a Jesus. Sermão Expositivo sobre perder a Jesus.

TÍTULO: Quando Perdemos a Jesus

TEXTO: Lucas 2:42-46

“E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa.

E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe.

Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos;

E, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.

E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.”

INTRODUÇÃO

No meio da família, dos parentes, ou em uma festividade religiosa, é sempre uma oportunidade de descuido onde perdemos a Jesus.

I. A BLÍBLIA REGISTRA VÁRIAS COISAS PERDIDAS

A parábola da ovelha perdida, da moeda perdida e do filho perdido.

O capítulo 3 de Gênesis fala de um paraíso perdido.

O texto que lemos fala de Jesus, perdido pelos pais.

Sem a menor dúvida era a primeira vez que Jesus ia a Jerusalém e muitíssimas coisas havia ali que o interessava profundamente.

Seus pais o perderam ali.

Fora uma busca incansável e longa, até ali infrutífera totalmente, até que tiveram uma súbita ideia: no templo!

II. A BÍBLIA MOSTRA TRÊS CLASSES DE PESSOAS

• Os que conhecem a Cristo experimentalmente.
  • Os que não o conhecem.
  • E os que o conhecem, mas perderam como fez Maria.

III. COMO ALGUÉM PODE PERDER A JESUS?

Afastando-se da casa do Senhor.

Dando prioridade a outros assuntos e pessoas.

“Porque Demas me desamparou, amando o presente século…” (2 Tm 4:10).

No descuido da vigilância, das orações, da leitura da palavra e entregando-se as ilusões, prazeres e ofertas desta vida.

“E já está próximo o fim de todas as coisas, portanto sede sóbrios e vigiai em oração” (1 Pe 4:7).

“Orai sem cessar” (1 Ts 5:17).

“… mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar…” (1 Tm 4:12,13).

IV. COMO SOLUCIONAR O PROBLEMA?

Procurando, como fez Maria.

Perseverar nesta procura.

Procurar no lugar certo, a casa de Deus.

CONCLUSÃO

Existem muitas pessoas procurando a Jesus, mas estão procurando em locais errados ou da maneira que lhe convém.

E você, como o está procurando?

baixar pdf biblioteca do pregador
Lucas-2-42-46-quando-perdemos-Jesus.pdf (256 downloads)