10 maneiras de se relacionar com Deus através dos Salmos

Quando você deseja aprofundar seu relacionamento com Deus, precisa ir além de simplesmente conhecê-lo e buscar encontros pessoais com ele. Os Salmos da Bíblia podem ajudá-lo a fazer isso. 

Os Salmos estão cheios de expressões honestas do que significa relacionar-se com Deus. Eles descrevem a fé em ação, enquanto, lidam com a tensão entre as realidades deste mundo caído e a esperança que Deus oferece a você.

À seguir, veja as 10 maneiras para você se relacionar com Deus de forma profunda, lendo e respondendo aos Salmos:

1. Encontre Deus em cada emoção

Expresse todas as complexidades inerentes a um relacionamento com Deus. 

Os Salmos mostram que compartilhar a vida com Deus envolve comunicar-se com Ele em todos os tipos de circunstâncias, como por exemplo, lamentar dificuldades, expressar alegria e gratidão, enfurecer-se contra a injustiça, pedir que necessidades sejam atendidas, reclamar, celebrar e muito mais. 

Sendo assim, expresse regular e honestamente seus pensamentos e sentimentos a Deus, confiante de que Ele está ouvindo e se importando.

2. Faça de Deus seu destino

Reoriente seu foco para Deus. Nos Salmos, as pessoas são despojadas das coisas mundanas que lhes dão uma falsa sensação de segurança e satisfação passageira, e então descobrem que podem obter segurança e satisfação definitivas por meio de relacionamentos com Deus. 

Quando as coisas mundanas não o satisfazem, olhe além delas em direção a Deus. 

Oriente sua vida em torno de seu relacionamento com Deus, investindo a maior parte de seu tempo e energia para se aproximar dEle, e então tudo o mais em sua vida se encaixará de maneira saudável.

3. Não tenha medo de chorar

Chore, sobre o que deixa Deus triste. Os Salmos descrevem pessoas cujos corações se quebram por causa do que quebra o coração de Deus.

Como esses fatores afetam nossas vidas hoje: nossa propensão a se afastar de Deus, nossa defesa contra a reivindicação de Deus sobre nós, nosso desrespeito pela bondade de Deus e a falta de confiança no amor de Deus, que mostramos na maneira como desobedecemos a Ele. 

Contudo, deixe os Salmos ajudá-lo a sentir como o pecado pode aliená-lo de Deus e deixar seu Criador triste, e deixe a dor que você sente por causa dessa penitência, alimentar sua vida.

4. Aceite suas falhas

Deixe-se quebrar para começar a descobrir a alegria da liberdade. 

Convide Deus para romper a casca que o protege das duras realidades deste mundo caído, para que você possa descobrir através desse quebrantamento o quanto você precisa de Deus, o mesmo processo que os Salmos descrevem. 

Espere que a liberdade e a alegria fluam para sua alma através das rachaduras deixadas pelo quebrantamento ao colocar sua confiança em Deus.

5. Tenha coragem

Seja otimista. Embora os Salmos reconheçam honestamente os problemas de nosso mundo caído, eles também expressam uma fé otimista de que Deus pode resolver os problemas, por meio da redenção e da salvação

Nunca perca a esperança quando desafios e sofrimentos entrarem em sua vida; saiba que Deus está sempre disposto a ajudá-lo.

6. Seja paciente em silêncio

Espere com paciência. Os Salmos descrevem quão angustiante pode ser estar enfrentando uma necessidade urgente, mas não ver Deus agindo para atendê-la imediatamente. 

Mas, como os Salmos revelam, o processo de espera é valioso em si mesmo, porque o encoraja a aumentar sua fé, ao buscar a Deus. 

Quando você exerce sua fé, enquanto espera, você sai do período de espera com uma fé mais forte.

7. Aprenda a deixar ir

Libere seus desejos. Como os Salmos mostram, quando as pessoas fazem das coisas mundanas (como riqueza, poder ou sexo) o foco de seus desejos, elas se preparam para uma eventual decepção, alimentando um ciclo de descontentamento em suas vidas. 

Mas quando as pessoas fazem de um relacionamento com Deus seu desejo final, elas podem encontrar uma satisfação real e duradoura. 

Portanto, liberte-se de um ciclo vicioso de desejo, concentrando-se em Deus antes de qualquer pessoa ou qualquer outra coisa. Quanto mais você buscar a Deus, maior se tornará seu desejo por Ele, o que o motivará a buscá-lo mais, em um maravilhoso ciclo de realização.

8. Adoração através do Repouso

Encontre descanso adorando a Deus. As pessoas nos Salmos adoram a Deus buscando Seus propósitos e fazendo o melhor para cumpri-los. 

Ao invés de perseguir suas próprias agendas para suas vidas, eles se ofereceram a Deus para fazer Sua vontade. Confie você e sua vida a Deus como seu próprio ato de adoração. 

Quando você deixa Deus dominá-lo, Sua autoridade irá ofuscá-lo, colocando-o sob a proteção da vontade de Deus, que é o lugar mais seguro para você estar.

9. Desfrute de sua bondade

Desfrute de Deus. Os Salmos mostram que os relacionamentos humanos com Deus devem ser muito mais do que apenas distantes e abstratos. 

Incrivelmente, nosso Criador quer que desfrutemos, nos relacionando com Ele. Quanto mais você desfruta de Deus, mais você pode se tornar um vaso de Sua glória neste mundo.

10. Louve-o em todas as circunstâncias

Louve a Deus. Quando as pessoas nos Salmos expressam louvor a Deus por quem Ele é e pelo que Ele faz, elas o fazem juntas, usando palavras e ações físicas, como dançar, ajoelhar-se, curvar-se, bater palmas e levantar as mãos. 

Siga a liderança deles, louvando a Deus regularmente da maneira que melhor transmita seu amor por Ele, independente das circunstâncias.

Sendo assim, você irá se relacionar de forma profunda com Deus, através dos maravilhosos Salmos.

“LOUVAI ao SENHOR, e invocai o seu nome; fazei conhecidas as suas obras entre os povos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; falai de todas as suas maravilhas. Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração daqueles que buscam ao SENHOR.” (Salmos 105: 1-3)

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!