Reagindo aos Naufrágios da Vida
Hoje vamos meditar neste devocional com o tema: Reagindo aos Naufrágios da vida. Baseado no naufrágio enfrentado pelo Apóstolo Paulo (Atos 27).
Versículo do dia:
“E, passado muito tempo, e sendo já perigosa a navegação, pois, também o jejum já tinha passado, Paulo os admoestava. Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas. Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo”. (Atos 27:9-11)
Devocional: Reagindo aos naufrágios da vida
Crendo mais no piloto e no mestre de navegação do que no conselho de Paulo, o centurião responsável pela guarda dos prisioneiros, acabou optando pela continuidade da viagem, conduzindo a embarcação para o naufrágio, depois de quatorze dias de lutas e sofrimentos. Apesar do naufrágio, nenhuma das duzentas e setenta e seis pessoas a bordo veio a falecer, conforme o Apóstolo Paulo havia profetizado.
Muitas vezes em nossa vida, somos obrigados a enfrentar situações de naufrágio. Sejam de sonhos, de negócios, de relacionamentos ou até mesmo de nossa saúde.
A pergunta é: Como reagimos nós diante dos naufrágios da vida?
O apóstolo Paulo confiava inteiramente nas orientações do Senhor, mas foram os outros que o conduziram ao naufrágio. Em nossa vida nem sempre somos responsáveis por nossos fracassos, mas sendo culpados ou não, estes podem nos fazer desanimar.
Como Paulo, devemos comer o “pão” da confiança em Deus, esperando n’Ele a salvação de nossos fracassos. A confiança em Deus levou Paulo a ser uma benção na vida de todos os demais passageiros, como devemos ser também uma benção na vida daquelas pessoas que não têm uma experiência com Deus, como nós temos.
É importante lembrar que, às vezes, Deus nos livra dos naufrágios da vida e outras não. Paulo foi salvo do naufrágio do navio, porém acabou sendo conduzido a Roma. Visto que ele havia apelado para Cezar, onde acabou se encontrando com a espada do carrasco romano; isto, contudo, não conseguiu demovê-lo da sua fé em Cristo.
Sejam quais forem as tempestades que tenhamos que enfrentar na vida, não devemos nos desesperar; mas, como Paulo, devemos manter a nossa confiança em Deus, o único que nos livrar dos naufrágios da vida.
Que assim, como ele, nós possamos dizer também:
“Porque eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso, para guardar o meu tesouro, até aquele dia”. (2 Timóteo 1:12)
🙏Oração
“Senhor, meu Deus em nome do Teu filho Jesus, clamamos a Ti nesse momento, pedindo que nos ajude a atravessar os naufrágios que nos sobreveêm na estrada desta vida. Pai, pedimos socorre-nos, não deixa nós perder a esperança, segura em nossas mãos e nos sustenta de pé. Que assim como o apóstolo Paulo, venhamos confiar plenamente a nossa vida a Ti e descansar, sabendo que o Senhor está conosco em todos os momentos. Em nome de Jesus, Amém.”
Gostou deste tema? Então veja mais devocionais para sua edificação:
- Devocional: Por que estás abatida, ó minha alma? – Salmo 42:5
- Devocional: Põe te em pé e falarei contigo – Ezequiel 2:1
- Devocional: Guarda o que tens – Apocalipse 3:11
- Devocional: Descanso em Ti, Oh Deus
- Não é Sobre Religiosidade, Deus Quer Intimidade
- Respeite a sua Estação – Eclesiastes 3:1