Nicodemos foi salvo? Ele se converteu a Cristo?

Nicodemos, a quem Jesus disse: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, foi salvo?

Nicodemos foi salvo?

Antes de saber se foi salvo, veremos quem era Nicodemos:

Nicodemos” significa vitorioso sobre o povo.

É o nome de um fariseu membro do Sinédrio, e príncipe dos judeus, que visitou Jesus, à noite (talvez por lhe ser mais conveniente), por ocasião da Páscoa, quando também o Nazareno se encontrava em Jerusalém.

Nicodemos tinha a convicção de que Jesus viera da parte de Deus, conforme declarou em João 3.2:

“Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”.

Chegamos também à conclusão de que Nicodemos não fora por conta própria manter o diálogo com o Nazareno, quando declara “sabemos”, significando ele e quem o enviou, que pode ter sido um grupo de zelosos judeus que aguardavam a remissão de Israel por intermédio do Messias.

Ele era o porta-voz daqueles que desejavam dirimir as suas dúvidas.

Causa estranheza a resposta de Nicodemos no versículo quatro:

“Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?”

No entanto, quando analisamos a sua posição de fariseu e mestre em Israel, concluímos estar ele duvidando desta transformação, comparando Jeremias 13.23:

“Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? nesse caso, vós também podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal”.

Jesus explicou-lhe, detalhadamente, o processo do novo nascimento, comparando-o ao fenômeno do vento:

“…assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Nicodemos deixou bem claro que se convertera ao Evangelho, mesmo pertencendo ao Sinédrio, quando interpelou em favor de Jesus, ao lhe chamarem de impostor:

“Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?” (Jo 7.51).

Por ocasião da morte de Jesus, enquanto os seus discípulos fugiam do compromisso de sepultarem o corpo do Mestre com medo dos judeus, Nicodemos e José de Arimatéia, enfrentando o risco de perder a própria vida, tiraram o corpo de Cristo do madeiro, ungiram-no com unguento caríssimo e o sepultaram.

Conclusão se Nicodemos foi Salvo:

Após este ato de solidariedade e amor para com o Mestre, dizer que Nicodemos não foi salvo é mesmo que afirmar não ter o ladrão da cruz alcançado a misericórdia de Deus, quando Jesus lhe disse:

Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso“.

E o malfeitor nada fez de bom que merecesse a salvação. Ele só contou com a benevolência de Jesus.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

9 Comentários

  1. Fazer a comparação entre a salvação de um dos ladrões da cruz com Nicodemos não se sustenta. Nicodemos pode até ter sido salvo, mas não temos, biblicamente falando, provas suficientes para fazer tal afirmação. Ao contrário do “bom ladrão” que reconheceu que Jesus era Senhor e suplicou salvação e em seguida Jesus confirmou sua decisão. Diferente de Nicodemos, encontramos uma pessoa com dúvidas, boa intenção, mas em nenhum momento, baseado nas Escrituras, expressou conversão.

  2. Eu creio que Nicodemos possa ter alcançado a misericórdia de Deus porque ele creu em Jesus e segundo a bíblia ele se ajoelhou perante Cristo reconhecendo sua soberania.
    (Todo aquele que crer em mim será salvo).
    E Nicodemos creu em Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp