Nicodemos foi salvo? Ele se converteu a Cristo?

Nicodemos, a quem Jesus disse: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, foi salvo?

Nicodemos foi salvo?

Antes de saber se foi salvo, veremos quem era Nicodemos:

Nicodemos” significa vitorioso sobre o povo.

É o nome de um fariseu membro do Sinédrio, e príncipe dos judeus, que visitou Jesus, à noite (talvez por lhe ser mais conveniente), por ocasião da Páscoa, quando também o Nazareno se encontrava em Jerusalém.

Nicodemos tinha a convicção de que Jesus viera da parte de Deus, conforme declarou em João 3.2:

“Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”.

Chegamos também à conclusão de que Nicodemos não fora por conta própria manter o diálogo com o Nazareno, quando declara “sabemos”, significando ele e quem o enviou, que pode ter sido um grupo de zelosos judeus que aguardavam a remissão de Israel por intermédio do Messias.

Ele era o porta-voz daqueles que desejavam dirimir as suas dúvidas.

Inscrição biblioteca do pregador-1

Causa estranheza a resposta de Nicodemos no versículo quatro:

“Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?”

No entanto, quando analisamos a sua posição de fariseu e mestre em Israel, concluímos estar ele duvidando desta transformação, comparando Jeremias 13.23:

“Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? nesse caso, vós também podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal”.

Jesus explicou-lhe, detalhadamente, o processo do novo nascimento, comparando-o ao fenômeno do vento:

“…assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do Espírito”.

Nicodemos deixou bem claro que se convertera ao Evangelho, mesmo pertencendo ao Sinédrio, quando interpelou em favor de Jesus, ao lhe chamarem de impostor:

“Porventura condena a nossa lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?” (Jo 7.51).

Por ocasião da morte de Jesus, enquanto os seus discípulos fugiam do compromisso de sepultarem o corpo do Mestre com medo dos judeus, Nicodemos e José de Arimatéia, enfrentando o risco de perder a própria vida, tiraram o corpo de Cristo do madeiro, ungiram-no com unguento caríssimo e o sepultaram.

Conclusão se Nicodemos foi Salvo:

Após este ato de solidariedade e amor para com o Mestre, dizer que Nicodemos não foi salvo é mesmo que afirmar não ter o ladrão da cruz alcançado a misericórdia de Deus, quando Jesus lhe disse:

“Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”.

E o malfeitor nada fez de bom que merecesse a salvação. Ele só contou com a benevolência de Jesus.

Botão Voltar ao topo