O apóstolo Paulo era casado?
A Bíblia nunca nos diz especificamente se Paulo já foi casado. Claramente ele não era casado quando escreveu 1 Coríntios. Ele se identifica como solteiro em 1 Coríntios 7:8: “Aos solteiros e às viúvas digo que é bom que fiquem solteiros como eu.”
Nos versículos anteriores, ele escreveu sobre ter o dom do celibato. É possível que ele fosse viúvo na época em que escreveu, ou que nunca tivesse sido casado, mas depois foi, ou ambos.
Qual era o estado civil de Paulo?
O estado civil do apóstolo Paulo tem sido objeto de muita polêmica e controvérsia dentro do cristianismo. O Catolicismo Romano a fim de defender o celibato dos sacerdotes, afirma categoricamente que Paulo era solteiro. Enquanto os protestantes, sem tomarem uma posição definida, divergem entre as duas questões.
Há os que pensam que Paulo era casado e os que afirmam que ele era solteiro. Por inferência a Bíblia da margem para defendermos ambas as questões
Se por um lado Paulo diz: “Bom seria que todos fossem como eu que não tocasse em mulher”, por outro lado, vemo-lo aconselhando os casados, o que deixa, nas entrelinhas, transparecer que ele fosse casado.
Mas afinal, Paulo era casado ou solteiro?
Paulo era casado?
Os que argumentam que Paulo era casado apresentam as seguintes linhas de interpretações:
1) Paulo era fariseu e, provavelmente, membro do Sinédrio e, para tanto, ele deveria ser casado. (At 7:58; 8:1,3; 9:1,2; At 26:10)
2) Paulo dá conselho para os casais. (1 Coríntios 2; Efésios 5:22-31)
3) Um dos pré-requisitos para os candidatos ao ministério, segundo Paulo, é que eles fossem maridos de uma só mulher. (1 Timóteo 3:2; Tt 1:6; 1 Timóteo 3:2,4,12)
4) Paulo deixa a entender que era casado quando diz: “Não temos nós direito de levar conosco uma mulher irmã, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor?” (1 Coríntios 9:5)
Paulo era solteiro?
Os que argumentam que Paulo era solteiro apresentam as seguintes linhas de defesa:
1) Paulo queria que todos fossem como ele: que não tocasse em mulher.
2) Não há nenhum texto bíblico que afirme, objetivamente, que Paulo era casado.
Paulo era viúvo?
O escritor Jerome Murphy O’Connor (2005) escreveu:
“Se Paulo tinha uma esposa, ele provavelmente tinha filhos. Por que ele nunca menciona qualquer um? Não temos absolutamente nenhum dado para responder a uma pergunta tão pessoal. Eu pessoalmente suspeito que eles morreram em um acidente tão traumático que ele selou sua memória para sempre . Era doloroso demais para ser revisitado e sagrado demais para ser revelado a outros.” (pág.15)
Segundo o autor, Paulo fica viúvo, o que teve influência importante em sua decisão de deixar a Arábia, retornar a Damasco e finalmente escapar da cidade em uma cesta (1 Coríntios 11:32-33).
Mas, é claro, essa história é apenas uma especulação. Não há provas que seja verdade.
Mas então, Paulo era casado, solteiro, viúvo ou separado?
Algumas pessoas argumentam que, como Paulo era fariseu antes de se tornar cristão, é provável que ele fosse casado.
O Novo Testamento deixa bem claro que Paulo era um fariseu muito zeloso e que seguia as tradições muito de perto.
Naqueles dias era provável que um fariseu se casasse. Muitos estudiosos acreditam que ser casado estava intimamente ligado ao cargo e quase obrigatório. No entanto, isso não está claro e há divergências sobre esse assunto. Além disso, Paulo ainda era “um jovem” naqueles dias (Atos 7:58).
Independentemente de Paulo ser casado antes de se tornar um seguidor de Cristo, vemos muito claramente que na época de seus escritos ele não era casado. Se fosse casado, Paulo seria viúvo, uma das mesmas pessoas que ele estava instruindo na fidelidade a Cristo.
Todos nós, casados ou solteiros, devemos buscar viver uma vida fiel a nosso Senhor Jesus Cristo.
Apesar da falta de evidências claras acerca de uma ou de outra posição, é razoável supor, de acordo com as provas apresentadas, por inferência, que Paulo em algum momento foi casado.
Ninguém hoje sabe realmente o estado civil de Paulo. É possível que ele tenha sido casado em algum momento. A conclusão que tudo indica é que Paulo nem sempre foi solteiro, mas já foi casado.