Além do Cânon: Explorando o Misterioso Livro de Tobias na Bíblia

O Livro de Tobias é um dos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento da Bíblia católica, possuindo 14 capítulos e 297 versículos. Neste artigo, vamos explorar um pouco esse misterioso registro bíblico, conhecer quem foi Tobias e o que podemos aprender com ele.

Além disso, vamos conhecer onde o encontramos, se é um livro canônico e um pouco da história que envolve esse texto bíblico. Continue lendo e aprenda mais sobre a Bíblia.

O misterioso livro de Tobias na Bíblia

Encontramos este livro na Bíblia católica entre Neemias e Judite, essa é uma antiga narrativa de origem judaica e proporciona uma jornada repleta de ensinamentos. 

Apesar de não estar presente na Bíblia Hebraica, esse livro tem importância dentro do judaísmo e da história de Israel. 

Qual a origem e reconhecimento canônico

O Concílio de Cartago em 397 o considerou canônico e os concílios posteriores o confirmaram. Por isso, a Igreja Católica Apostólica Romana, ratificou sua inclusão no Concílio de Trento em 1546, após a Reforma Protestante. 

Embora não faça parte da Bíblia Hebraica ou Tanakh, o livro de Tobias, assim como outros deuterocanônicos, é útil para estudo nas sinagogas e faz parte da literatura hebraica.

Qual o conteúdo do livro e contexto histórico

Alguns estudos sugerem que ele foi escrito por volta de 200 a.C. e não se baseia em uma história real. Isso, porque eles acreditam que os relatos dificilmente correspondem ao período histórico em questão. 

Seu conteúdo pertence ao gênero sapiencial, isto é, uma espécie de romance ou novela, com o objetivo de transmitir ensinamentos valiosos.

A história do livro gira em torno de duas famílias judaicas deportadas em Nínive, na Mesopotâmia, e em Ecbátana, na Pérsia. 

Tobit, líder da família em Nínive, fica cego e envia seu filho Tobias em uma jornada para recuperar uma quantia de dinheiro que estava na casa de um amigo distante. 

Assim, protegido pelo Arcanjo Rafael, Tobias encontra-se com Sara, sua prima em Ecbátana, que está atormentada por um demônio chamado Asmodeu. Este era responsável pela morte de seus sete maridos na noite de núpcias. No retorno de Tobias, Tobit é curado.

Ensinamentos contém no livro de Tobias 

O protagonista, Tobias, é um judeu justo e fiel que transmite mensagem de que a verdadeira sabedoria consiste em amar a Deus e obedecê-lo.

A história se passa no período em que o povo judeu enfrentava a dominação cultural e religiosa dos helenistas, liderada por Alexandre, o Grande. Assim, o livro busca reafirmar a identidade ameaçada do povo judeu.

Nesse contexto, o livro aborda:

  • A descoberta da providência divina na vida cotidiana, com a presença do Arcanjo Rafael;
  • A importância da fidelidade à vontade de Deus e a prática da esmola; 
  • O valor do amor aos pais, da oração e do jejum, da integridade matrimonial e do respeito pelos mortos. 

Dessa maneira, o autor enfatiza que o homem justo não está sozinho, mas sempre tem a companhia e proteção de Deus.

Encontramos no livro lições valiosas sobre conselhos de pai para filho, a importância da família e a prática de boas obras perante Deus.

Além disso, ele ressalta a justa retribuição e a necessidade de sepultar os mortos com dignidade. Por fim, a obra destaca a relevância da oração em diferentes circunstâncias, seja em momentos de desespero, inquietude, alegria ou gratidão.

Sobre o seu significado espiritual

O Livro de Tobias também oferece uma visão rica e abrangente sobre a espiritualidade judaica da época, ele fornece insights sobre as crenças, valores e costumes da comunidade judaica. 

Por meio de uma narrativa envolvente, os leitores podem a refletir sobre a presença divina em suas vidas, a importância da obediência aos mandamentos de Deus e a prática da solidariedade e da caridade.

Apesar de não estar presente nas Bíblias protestantes, sua relevância histórica, teológica e cultural tem muito a nos ensinar. Os estudiosos da religião, por exemplo, o exploram para compreender melhor sobre os relatos e a influência que exerceu sobre a comunidade judaica.

Ao explorar as experiências de Tobias e sua família, os leitores conseguem refletir sobre a importância da fé, da obediência a Deus e da solidariedade na vida cotidiana. 

Além disso, esta leitura é importante para enriquecer nossa compreensão da história e da espiritualidade do povo judeu.

O que achou de conhecer o misterioso livro de Tobias? Conte-nos a sua opinião nos comentários.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!