O que aprendi sendo pai aos 20 anos

Eu e Amanda, começamos a jornada da paternidade, loucamente jovens. Aos 20 anos de idade, na liderança, e ela recém-saída do ensino médio aos 18. Éramos bebês criando bebês. Recém-casados ​​em uma nova jornada. 

Eu ganhava razoavelmente, por mês, administrando uma pizzaria, dirigindo um pequeno caminhão de dois lugares, que os avós de Amanda me venderam, por quase nada. Estávamos morando em um apartamento minúsculo, de um quarto cheio de móveis, que nos deram. Por todas as contas, o mundo teria olhado para nós e dito que não estávamos prontos para ser pais. E muitos deles nos disseram isso.

Avanço rápido de 18 anos, e nossa primogênita acabou de se mudar para a Flórida, para sua primeira grande aventura, e eu não poderia estar mais orgulhoso dela. 

Claro, eu chorei quando carregamos o trailer com as coisas dela, e a mudamos para seu primeiro apartamento. E isso, não chega nem perto das lágrimas que vieram à tona quando voltamos para casa, e a deixamos para trás, a algumas centenas de quilômetros de distância. Mas ela estava pronta. Ela se tornou a jovem mais madura, sábia, forte e independente que eu poderia ter esperado, e muito mais! 

Então, enquanto, eu não mudaria nada sobre Amanda e eu, termos a jovem mais maravilhosa do mundo como nossa filha, de forma alguma eu chamaria isso de fracasso.

E isso me faz refletir, sobre as coisas que aprendi ao me tornar um pai aos 20 anos, quando muitos caras estão pensando em faculdade, carreira, festas e videogames. 

Aqui estão as 5 lições que aprendi sendo pai novo:

1. Você nunca está realmente pronto

As pessoas estão sempre preocupadas por não estarem prontas. E não apenas para ter seu primeiro filho. Há um milhão de coisas. Como se casar. Ou adotando. Ou dar aquele mergulho e seguir uma carreira pela qual você é apaixonado, mas pode sentir que NÃO está pronto para isso.

Tenho 39 anos agora, e posso te dizer que tive mais de 6.000 coisas na minha vida que fiz, para as quais, não me sentia preparado. E a verdade é, que é fazer isso que te deixa pronto. 

Às vezes, é o salto, mesmo quando você não está pronto, que aumenta sua fé, e o força a se preparar. 

Começamos a fazer vlogs no YouTube como uma família há 3 anos, e eu honestamente não estava pronto. 

Eu não sabia fazer vídeos, não sabia o que editar e nem tinha equipamento. Nós éramos terríveis na câmera. Foi sofrido. Nós não estávamos prontos. 

Mas nós nos preparamos e agora podemos ganhar a vida mostrando como uma família adotiva grande, maravilhosamente diversificada, de 9 pessoas vive. 

2. Ter filhos pequenos não significa que você não tenha uma vida de aventuras

Por mais louco que pareça, isso nunca passou pela nossa cabeça como um jovem casal. Éramos sonhadores loucos por aventuras e sedentos de viagens, que iriam mudar o mundo. E ter um bebê seria apenas parte desse plano, como qualquer outra coisa! 

E enquanto, ter filhos juntos em uma idade tão jovem, definitivamente alterou a maneira como perseguimos esses sonhos, também foi revigorante descobrir como viajar com bebês, construir uma vida com bebês, sair com amigos com nossos bebês, sair para comer com nossos bebês, iniciar negócios com bebês e fazer tudo isso juntos. 

Nós nunca tivemos uma temporada tentando fazer isso sem bebês para comparar. Então, até hoje, não consigo nem imaginar fazer de outra maneira! 

3. Sou muito mais egoísta do que jamais sonhei ser possível

Ao longo dos anos, sempre que eu ficava cara a cara com a visão da paternidade em uma idade jovem, como algo menos do que incrível, eu estava realmente sendo confrontado pelo meu próprio egoísmo, que é algo, que acho que todos podemos concordar, que é uma coisa boa. 

Ninguém gosta quando as pessoas são egoístas. Eu nem gosto de mim quando sou egoísta. 

E ter filhos pequenos realmente acelerou o processo de perceber exatamente o quão egoísta eu sou, o que, por sua vez, me deu amplas oportunidades para tentar trocar esse egoísmo, por algo muito melhor. 

4. Aprendi a importância da gratidão, e que meus pais eram incríveis

Eu acho que quando você é jovem, você realmente não entende o quão incríveis seus pais realmente são. Principalmente porque, como estabelecemos no ponto três, somos egoístas. Ou pelo menos eu estava sendo. 

Eu não vi todos os chapéus que eles usavam, pratos que eles ficavam girando, contas que eles pagavam, dificuldades que eles encontravam uma saída, ou as maneiras que eles cuidavam de mim e de meus irmãos. 

No entanto, eles fizeram o melhor que podiam com as ferramentas que tinham, e eles arrasaram. Eles não eram perfeitos, mas eram perfeitamente o que eu precisava. 

Todas as maneiras pelas quais lutei ao longo dos anos como pai e marido, apenas pintam um quadro para mim, de como eles realmente eram maravilhosos. 

Afinal, estou mais grato por eles agora do que nunca. 

5. Meu casamento é o relacionamento mais importante em meu mundo, exceto com Deus

Mais importante que as crianças, que a carreira. Mantenha, contudo, o casamento forte, porque ele ainda deve estar de pé, quando as crianças se mudarem e quando nos aposentarmos. 

Não apenas sobrevivendo, mas prosperando. Portanto, faça do seu cônjuge sua prioridade. Isso não acontece por acaso, mesmo para aqueles que não apenas amam seus cônjuges, mas que realmente gostam deles, afinal, eles são nossos melhores amigos. 

A loucura da vida pode realmente separar você, e impedi-lo de investir em sua amizade. 

Sim, você precisa ser o mais trabalhador da sala. Você terá bastante tempo para isso. Sim, haverá temporadas em que você precisará puxar mais horas em seu trabalho. 

Mas certifique-se de obter aquela noite semanal e desligue o telefone, enquanto faz isso. 

Claro, as crianças terão semanas em que terão muitos projetos de esportes e ciências e festas de aniversário ao mesmo tempo. Mas encontre maneiras de fazer o máximo possível juntos. 

Faça o café da manhã, antes de sair para o trabalho. Massageie seus ombros à noite, e não por algo em troca. Diga a ela que ela está linda, antes que ela pergunte como ela está.

Quando você tem filhos tão jovens quanto nós, existem muitas dificuldades, a serem, superadas. Contudo, quando olhamos para as temporadas em que fizemos acontecer, nos sentimos orgulhosos.

Afinal, um dos maiores presentes que você pode dar aos seus filhos é um casamento saudável. 

Eu sei que há cerca de mil lições a mais “aprendidas” se eu tivesse tempo ilimitado para escrever.

Então acho que a última coisa que vou dizer é isso. O tempo voa. Eu sei que todo mundo diz isso. Mas é realmente como se você piscasse e eles estivessem todos crescidos. 

Aproveite o momento

O que quer que seja. Se eles estão de fraldas, eu sei que parece loucura, mas aproveite. 

Se eles estão aprendendo a andar, você filma essas coisas e faz backup do arquivo em tantos lugares, quanto possível, para que você possa olhar para trás e chorar de rir no aniversário de 18 anos deles. 

Sim, passa muito mais rápido, do que você poderia imaginar.

Se sua filha te pedir para dançar, por Deus, é melhor você dançar. 

Se seu filho quiser jogar bola, esqueça a dor no joelho por alguns minutos, e coloque gelo depois. 

Afinal, faça coisas divertidas juntos, aproveite cada segundo. Pois, o tempo voa!

Autor: Stephen Miller

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo