O que é a Árvore da Vida e qual o Significado na Bíblia?

Na Bíblia, a Árvore da Vida aparece principalmente no livro do Gênesis e no livro do Apocalipse.

Em Apocalipse, depois que o apóstolo João descreve o rio da vida, ele menciona outra característica marcante:

“De cada lado do rio estava a árvore da vida, que produz doze colheitas de frutos, dando seu fruto todo mês. E as folhas da árvore são para a cura das nações” (Apocalipse 22:2).

Onde a fala da Árvore da Vida?

A árvore da vida está mencionada três vezes em Gênesis 2, no Éden, e novamente quatro vezes em Apocalipse, três delas no capítulo final. 

Esses casos parecem se referir à árvore literal da vida do Éden. A árvore da vida está presentemente no Paraíso, o Céu intermediário (Apocalipse 2:7). 

A própria Nova Jerusalém, também no céu atual, será derrubada, a árvore da vida e tudo, e colocada na Nova Terra (Apocalipse 21:2). Assim como a árvore aparentemente foi realocada do Éden para o atual Céu, ela será realocada novamente para a Nova Terra.

No Éden, a árvore da vida parece ter sido uma fonte de vida física contínua. A presença da árvore da vida sugere uma provisão sobrenatural de vida quando Adão e Eva comeram o fruto que seu Criador forneceu. 

Deus criou Adão e Eva foram para viverem para sempre, mas para isso eles provavelmente precisavam comer da árvore da vida. Uma vez que pecaram, foram banidos do Jardim, separados da árvore e sujeitos à morte física, assim como experimentaram a morte espiritual. Desde o Éden, a morte reinou ao longo da história. 

Mas na Nova Terra, nosso acesso à árvore da vida é restaurado para sempre. (Observe que não há menção de uma árvore do conhecimento do bem e do mal para nos testar. Os redimidos já conheceram o pecado e sua devastação; eles não o desejarão mais.)

Na Nova Terra, comeremos livremente o fruto da mesma árvore que alimentou Adão e Eva: “Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Apocalipse 2:7). 

Mais uma vez, os seres humanos extrairão sua força e vitalidade dessa árvore. A árvore produzirá não uma colheita, mas doze. A novidade e o frescor do Céu são demonstrados na produção mensal de frutos. O fruto não é apenas para ser admirado, mas consumido.

A descrição da árvore da vida em Apocalipse 22 reflete precisamente o que está profetizado no Antigo Testamento: “Árvores frutíferas de todos os tipos crescerão nas duas margens do rio. Suas folhas não murcharão, nem seus frutos falharão. Todo mês eles darão porque a água do santuário flui para eles. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas de cura” (Ezequiel 47:12).

O significado da árvore da vida

O comentarista William Hendriksen sugere:

“O termo ‘árvore da vida’ é coletivo, assim como ‘avenida’ e ‘rio’. A ideia não é que haja apenas uma única árvore. Não, há um parque inteiro: fileiras inteiras de árvores ao longo do rio; portanto, entre o rio e a avenida. E isso vale para todas as avenidas da cidade. Assim, a cidade é cheia de parques, (Apocalipse 2:7). Observe, portanto, esta maravilhosa verdade: a cidade está cheia de rios de vida. Também está cheio de parques contendo árvores da vida. Além disso, essas árvores estão cheias de frutos”. 

Essa visão mais ampla da árvore da vida explicaria o fato de que a árvore cresce em ambos os lados de um grande rio ao mesmo tempo e produz doze tipos diferentes de frutos. (É claro que, mesmo que Hendriksen esteja errado ao supor que a árvore da vida é coletiva, é razoável que, assim como havia outras árvores no Éden, haverá outras árvores na Nova Terra.)

João também nos diz que “as folhas da árvore são para a cura das nações” (Apocalipse 22:2). Pela terceira vez em Apocalipse 21–22, os habitantes da Nova Terra estão referidos como nações. As nações não serão eliminadas, mas curadas. Mas já que não sentiremos dor ou doença no céu, qual é o sentido das folhas para a cura? 

Talvez eles, como o fruto da árvore, tenham propriedades de sustentação ou melhoria da vida que ajudarão as pessoas a manter a saúde e a energia. 

Nossa vida e saúde física, até mesmo nossa cura, não vêm de nossa natureza imortal intrínseca, mas de participar da provisão graciosa de Deus no fruto e nas folhas da árvore da vida. 

Portanto, nosso bem-estar não é concedido de uma vez por todas, mas será para sempre sustentado e renovado à medida que dependemos dEle e recebemos de Sua provisão.

Versículos sobre a Árvore da Vida na Bíblia:

Gênesis 2:9

“E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”

Gênesis 3:22

“Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que ele não estenda a mão e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,…”

Gênesis 3:24

“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada flamejante que se revolvia para guardar o caminho da árvore da vida.”

Provérbios 3:18

“É árvore de vida para os que a tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.”

Provérbios 11:30

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.”

Provérbios 13:12

“A esperança adiada faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.”

Provérbios 15:4

“A língua benigna é árvore de vida, mas a perversidade da língua causa quebrantamento no espírito.”

Apocalipse 2:7

“Ao que vencer, darei eu a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.”

Apocalipse 22:2

“No meio da sua praça, e de um e outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto cada mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.”

Apocalipse 22:14

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.”

Ezequiel 47:12

“E junto ao rio, à sua margem, de um e outro lado, nascerá toda a sorte de árvores frutíferas; não fenecerão as suas folhas, nem se acabará o seu fruto; a cada mês darão fruto novo, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de alimento, e as suas folhas de medicina.”

Salmos 1:3

“E será ele como uma árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp