ABANA – Significado

ABANA – O primeiro dos dois rios de Damasco que Naamã preferiu ao Jordão (2 Reis 5:12, ACF), atualmente conhecido como Nar Barada. Os nomes Abana e Barada podem ter sido usados ​​de forma intercambiável em algum momento. O primeiro nome foi parcialmente preservado para um dos afluentes do rio Barada, chamado Nar Banias (HDB). O último nome foi derivado da montanha de onde se originou. Amana (Cantares 4:8, ACF), também conhecida como Amana pelos escritores assírios (Montgomery, Reis, ICC, p.377), atualmente é chamada Zebedani.

O rio Abana tem sua origem na parte posterior do Líbano e flui por uma extensão de 37 milhas a noroeste, ganhando volume com as águas torrenciais de ‘Ain Fijeh antes de se precipitar montanha abaixo da cascata. Ao atravessar a barreira de Damasco, o rio se divide em diversos braços antes de finalmente desaparecer em um lago lamacento no lado oriental da cidade. A beleza e a fertilidade de Damasco devem-se principalmente às águas claras e frescas do Abana, fazendo com que os escritores árabes descrevam com ternura como “o jardim de Alá”. Dada sua aparência, a preferência de Naamã pelo Abana dificilmente poderia ser contestada.

Versículos citados:

  • 2 Reis 5:12 (ACF): “Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? Assim voltou-se para trás, e se foi com indignação.”
  • Cantares 4:8 (ACF): “Vem comigo desde o Líbano, ó esposa minha, vem comigo desde o Líbano; olha desde o cume de Amana, desde o cume de Senir e de Hermon, desde as covas dos leões, desde os montes dos leopardos.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!