Como o livro de Daniel reflete os problemas modernos?

Muitas vezes, a igreja pode esquecer o Antigo Testamento. Além da escola dominical, muitas lições como Daniel na Cova dos Leões (Daniel 6) e a Fornalha de Fogo (Daniel 3) desaparecem na obscuridade em sermões, artigos online e livros cristãos.

Mas, essas passagens do Antigo do Novo Testamento têm forte influência em nossa vida cotidiana.

Daniel, um profeta adolescente sequestrado de sua terra natal e forçado a uma cultura pagã, tem muito a dizer sobre nossos dias e épocas, embora tenha andado na Terra há mais de 2.500 anos. Daniel trouxe as seguintes lições para nos ensinar sobre o mundo em que vivemos:

Vivemos em uma Babilônia moderna

O livro do Apocalipse deixa claro que a Babilônia desempenha um papel importante no fim dos tempos, que parece estar nos aproximando rapidamente (Apocalipse 17).

Babilônia se entregou a todos os pecados imagináveis, adorou outros deuses e tentou reprimir a religião do povo de Deus depois que eles os levaram cativos.

Como a primeira Babilônia, aquela mencionada em Apocalipse encontrará um fim violento e abrupto (Apocalipse 18).

A América glorifica todos os ídolos imagináveis. Nosso país ensinou a si mesmo que a ganância é boa, merecemos sexo sem vínculos conjugais e precisamos de poder para satisfazer nossa sede interior por Deus.

Nossa cultura nos encoraja a desfrutar de todos os prazeres e extravagâncias possíveis. Aqueles que resistem ou evitam seguir essas normas, como Daniel e seus amigos, enfrentarão escárnio, perseguição e possível morte.

Nossos sistemas educacionais enfrentam problemas semelhantes

Se algum cristão tem filhos, eles têm que enfrentar a velha questão. Mando meu filho para uma escola pública, posso pagar uma escola cristã particular ou devo apenas educar em casa?

Conheci pais que tinham grandes convicções para as três opções. Mas entramos em um período em que nossos filhos, seja no ensino médio, na faculdade ou na pós-graduação, podem ter instrutores que lhes ensinam materiais que são de natureza anticristã.

Daniel encontrou uma educação semelhante. Por três anos, ele teve que aprender não apenas a língua babilônica, mas provavelmente teria aprendido assuntos como astrologia e tudo sobre religião babilônica. Esses teriam contrariado sua forte herança judaica.

Nabucodonosor, Dario e outros governantes tentarão exterminar os cristãos

Encontramos um tema comum nos primeiros seis capítulos de Daniel.

• Capítulo Um: Coma a comida do Rei ou morra (Daniel 1).
  • Capítulo Dois: Interprete o sonho do Rei ou morra (Daniel 2).
  • Capítulo Três: Curve-se ao ídolo do Rei ou morra (Daniel 3).
  • Capítulo Seis: Não ore ao seu Deus. Se você fizer isso, você morre (Daniel 6).

Os que estão no poder às vezes usam táticas de intimidação e ameaças de morte para forçar os cristãos a deixar seus princípios e a seguir o mundo.

Embora a maioria dos cristãos de hoje não enfrente a morte por suas crenças, a epidemia mundial de perseguição cristã está aumentando.

Poderes e autoridades tentarão nos impedir de espalhar o Evangelho e de perturbar o sistema mundano por qualquer meio possível.

Os cristãos ao nosso redor cederão (e já o fizeram) às pressões da sociedade

Acho que muitas vezes esquecemos uma parte da história em Daniel 3. Sadraque, Mesaque e Abednego (amigos de Daniel) ficaram sozinhos quando enfrentaram o teste de se curvar à estátua do rei ou perecer.

Nabucodonosor não sequestrou apenas três israelitas. Centenas, milhares de israelitas fizeram a escolha naquele dia de ceder e se curvar ao ídolo do rei.

Esses israelitas teriam os primeiros cinco livros da Bíblia memorizados em sua juventude. Eles saberiam os Dez Mandamentos de cor, incluindo o primeiro dos mandamentos “não terás deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). Eles sabiam melhor, mas curvaram-se à pressão e ao medo em vez de confiar em Deus.

Chegamos a um ponto em nossa cultura em que não podemos ser cristãos disfarçados.

Nossos ideais não correspondem aos de nossa sociedade e, quando questionados sobre eles ou tendo que agir de acordo com eles, temos que fazer uma escolha.

Podemos nos curvar ao ídolo de Nabucodonosor e evitar uma morte social ou (talvez) física. Ou, se cedermos, corremos o risco de enfrentar uma morte de proporções muito maiores.

Como Daniel, precisamos permanecer fortes em nossas crenças e confiar em Deus

Daniel enfrentou a morte de frente.

Ele sabia que, quando se recusou a comer a comida do rei, poderia enfrentar a morte, mas confiou em Deus e manteve forte sua identidade israelita. Ele não deixaria a comida do rei contaminá-lo.

Mas, e nós, fazemos o mesmo? Evitamos atividades e palavras que possam nos contaminar ou que tentem apagar nossa identidade como filhos de Deus? Ou permanecemos fortes em nossas convicções, mesmo quando podemos perder respeito, amigos e potencialmente nossas vidas?

Acho que muitas vezes se resume ao quanto confiamos em Deus

Uma coisa que me impressiona é a fé de Sadraque, Mesaque e Abednego quando confrontados com a morte de uma fornalha ardente. Eles acreditavam que Deus iria resgatá-los daquela terrível morte. Mas mesmo que ele não o fizesse, eles não cederiam.

Muitas vezes, eu me pergunto se eu poderia enfrentar essas dificuldades com tanta fé. Se a América proibisse a oração, eu poderia orar com tanto fervor quanto Daniel fez?

Se um chefe no trabalho ameaça demitir trabalhadores por causa de algo incontrolável (Daniel 2), confiarei em Deus mesmo quando confrontado com covas de leões e fornalhas ardentes?