O que é cosmovisão e no que a cosmovisão cristã acredita?

Você já deve ter ouvido o termo “cosmovisão”, não é mesmo? Mas, você sabe o que isso significa e qual os princípios básicos da cosmovisão cristã? Vamos falar sobre isso?

O que é cosmovisão?

O termo “weltanschauung” (cosmovisão em alemão) surgiu com a filosofia idealista alemã e foi incorporado pelo cristianismo para se referir às lentes pelas quais vemos todo o mundo ao nosso redor.

“Todo mundo tem uma cosmovisão. Quer saibamos ou não, todos nós agimos a partir de um conjunto de suposições sobre o mundo que permanecem em grande parte escondidas nos recônditos inconscientes de nossa mente.” 

A cosmovisão cristã é definida pela Bíblia, pois nela encontramos o padrão pelo qual devemos nos nortear. Ela é nosso manual de fé e prática e a bússola que guia todas as nossas ações, moldando a maneira que enxergamos o mundo.

Em suma, cosmovisão é a maneira que enxergamos todo o mundo ao nosso redor. É a bússola que guia nossas escolhas, princípios, ideias e pensamentos.

O QUE A COSMOVISÃO CRISTÃ ACREDITA?

Tudo que existe na Terra é um reflexo distorcido do que há no céu. Deus criou o padrão perfeito no Éden. Com a queda, tudo foi distorcido. Nossa missão é restabelecer o padrão original.

QUEDA: “A partir deste momento, o homem passou a interpretar a realidade de maneira distorcida, atribuindo a diversos aspectos criados significados apóstatas resultantes de sua rebelião contra Deus e sua Palavra.” James Sire

PONTOS CENTRAIS DESSE TEMA NO CRISTIANISMO:

Em síntese, a Bíblia é a palavra de Deus e a verdade absoluta. (II Tim 3:16)

CRIAÇÃO

1- Existe um Deus Triuno (João 1:1, Gênesis 1:1)

2- Deus é criador de todo universo. (Gênesis 1:1, João 1:3)

3- Deus criou o homem à Sua Imagem e Semelhança. (Gênesis 1:26-27)

4- Deus deu ao homem um mandato cultural. (Gênesis 1:28)

QUEDA

5- O homem pecou e todos caíram. (Romanos 5:12; Romanos 3:23)

REDENÇÃO:

6 – Jesus é a única esperança para a redenção da humanidade. (João 3:16)

7 – Jesus é o Filho de Deus e morreu pelos pecados da humanidade. (João 3:16)

GLORIFICAÇÃO:

8 – Jesus vai voltar e nos glorificará com ele para sempre (Atos 1:9-11/ 1 Coríntios 15:51-53)

Em suma, Esse primeiro texto sobre cosmovisão foi apenas uma “pincelada” sobre aspectos que vamos tratar nas próximas reflexões. Fique ligado!

Cosmovisão na Teologia

Continuando esse assunto, hoje falaremos sobre Cosmovisão na Teologia, citando alguns dos principais teólogos que são referências no tema. Bora conversa isso?

James Orr e sua contribuição para a Cosmovisão na Teologia

James Orr foi o primeiro pensador cristão a usar o conceito de cosmovisão.

De acordo com ele, a cosmovisão deve ser cristocêntrica, ressaltando a história da salvação. Segundo o autor, que discorre sobre a Cosmovisão na Teologia de forma muito profunda, nossa cosmovisão está implícita na narrativa bíblica em sua totalidade, onde os cristãos precisam expressar essa mensagem claramente.

Abraham Kuyper e suas contribuições

Outro nome de destaque é Abraham Kuyper, que viveu a cosmovisão cristã de forma multifacetada — como jornalista, teólogo, primeiro-ministro da Holanda, e fundador da Universidade Livre de Amsterdã — considerado como um dos fundadores do neocalvinismo holandês (GOHEEN, 2016).

O autor defende que o cristão precisa ser uma resposta de Deus no mundo caído e afirma que “A vocação do cristão absolutamente não reside apenas na esfera da Igreja”. Por isso, o autor dedicou sua vida a construir instituições cristãs que fossem relevantes para o mundo.

Sua famosa frase resume muito bem o que ele entendia por cosmovisão cristã: “Não há um centímetro quadrado em todo o domínio de nossa existência sobre o qual Cristo, que é soberano de todos, não possa gritar: é meu!”

Francis Shaeffer e a cosmovisão na Teologia

Outro pensador e teólogo que deu continuidade à visão de Abraham Kuyper, contribuindo para a cosmovisão na Teologia, foi Francis Shaeffer.

Ele entendia que a cosmovisão cristã era mais do que um caminho para a salvação pessoal e para vida eclesiástica, mas sim, era uma nova interpretação da realidade.

Como apologeta e evangelista, a preocupação do teólogo era quanto à cultura moderna e seu relativismo. Para ele, o secularismo devorou a graça e se enraizou em todos os aspectos da vida social, cultural e política.

Naugle (2017, p. 46) comenta que, para Schaeffer, o cristianismo “não é simplesmente uma religião que diz aos seres humanos como eles podem ser perdoados. É uma visão de mundo e de vida total. Os cristãos precisam reconhecer que sua fé tem coisas importantes a dizer sobre a vida humana como um todo”.

James Sire e suas ideias

Outro teólogo que possui diversos escritos sobre o assunto na Teologia é James Sire.

Para ele, cosmovisão é um conjunto de pressuposições que de maneira consciente ou não, sustentam o homem no mundo em que vive (GOHEEN, 2016, p. 44). Olhamos através de lentes e raramente olhamos para nossos próprios óculos.

Sire compreende a cosmovisão como um compromisso que envolve a mente e a alma, que procede aos pensamentos e ações pessoais. Cosmovisão é expressa em uma história ou conjunto de pressupostos, em que as suposições que podem ser verdadeiras, de forma consciente ou não, são fundamentos sobre o qual vivemos (SIRE, 2018).

De acordo com James Sire, “uma cosmovisão é um compromisso; uma orientação fundamental do coração, que fornece o fundamento no qual vivemos, nos movimentamos e existimos” 

Uma cosmovisão não deve ser entendida apenas como “um conjunto de proposições ou crenças que servem como respostas a um conjunto sistemático de perguntas” (SIRE, 2015, p. 133), mas também como algo que está encarnado no modo de vida das pessoas e nas histórias que fundamentam e iluminam esse modo de viver.

Em suma, existem muitas ideias e pensamentos de vários teólogos diferentes. No entanto, o fator mais importante é dizer que: nossa cosmovisão é definida pela Bíblia.

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. oi paz do senho jesus, agradeço a Deus por esse site e esta equipe abençoada; tem sido uma verdadeira enciclopédia bíblica para mim . que Deus continue abençoado cada uma dos irmãos e cooperadores dessa grande obra;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo