Orando como Neemias: 5 lições da oração de Neemias

Aprendemos muito com a oração de Neemias. O livro de Neemias nos ensina sobre visão, coragem, liderança, fé e um desejo inabalável de honrar a Deus. 

O Contexto da oração de Neemias

Quando Neemias recebeu a informação de que os muros de Jerusalém estavam em ruínas e os portões queimados, ele entendeu claramente os perigos e a desgraça (Neemias 1:3). O povo estava em grande miséria e desprezo. Isso significava que sua amada cidade provavelmente era motivo de chacota para as nações vizinhas, com sua segurança sob grave ameaça de inimigos.

Apesar da notícia desanimadora, Neemias não permitiu que o desânimo o dominasse, ele resolveu fazer algo a respeito da situação. A grande tarefa que empreendeu posteriormente para reconstruir os muros da cidade, foi coberta com muita oração.

Neste estudo, gostaria de focar em cinco importantes lições da vida de oração de Neemias que garantiram o sucesso de sua perigosa missão. Esses indicadores de oração podem nos ajudar em nossa própria vida de fé enquanto lutamos contra os desafios e as inseguranças que nos cercam hoje. 

Então, quais foram as estratégias de oração que Neemias adotou, que lições aprendemos, qual poder desta oração?

1. Neemias orou fervorosamente (Ne 1:4).

A Bíblia diz que quando Neemias recebeu a notícia angustiante sobre os muros de Jerusalém, ele lamentou por alguns dias, chorou, jejuou e orou (Neemias 1:4). Ele também orou fervorosamente, dia e noite por sua amada nação (Neemias 1:6). 

Em resposta às orações fervorosas de Neemias, Deus deu a ele estratégias militares, políticas, administrativas e de liderança que o ajudaram a realizar uma tarefa extremamente difícil com sucesso!

Da mesma forma, podemos acreditar na força do jejum e da oração fervorosa quando enfrentamos desafios difíceis.

Em Tiago 5:16, o autor diz: “A oração fervorosa e eficaz de um justo pode muito” (NKJV). Podemos, portanto, ser vitoriosos por meio do princípio da oração fervorosa, acompanhada de choro e jejum. O próprio Jesus Cristo disse isso em Marcos 9:29.

Uma frase de Martinho Lutero diz o seguinte: “Se eu negligenciar a oração por um único dia, perderei muito do fogo da fé.

Como diz a bela letra do hino da harpa 577, “Em fervente oração…” vamos buscar a Deus em fervorosa oração.

2. Ele reconheceu a grandeza daquele a quem ele estava orando (Ne 1:5).

Neemias entendeu claramente a grandeza do Deus a quem ele estava orando. Ele, portanto, identificou Deus como o “Deus do Céu”, que é grande e impressionante, e como Aquele que guarda Sua aliança de amor. 

Compreender a grandeza de Deus deu a ele a coragem e a fé que precisava para a perigosa jornada que tinha pela frente.

Nós também precisamos manter nossa fé constantemente fixa em “Jesus Cristo (que) é o mesmo ontem, hoje e eternamente”, mais do que em nossos problemas (Hebreus 13:8). O salmista disse: “Elevo os meus olhos para os montes… O meu socorro vem do Senhor, o Criador do céu e da terra” (Salmos 121:2).

Vamos pedir a Deus que abra nossos olhos para Sua grandeza para que possamos “andar por fé e não por vista”.

3. Ele orou para ser bem sucedido (Neemias 1:11).

Nunca devemos esquecer que o favor de Deus está sobre Seus filhos em todos os momentos; mesmo nos momentos aparentemente mais sombrios. Quão verdadeiro isso era quando se tratava da oposição que Neemias enfrentaria. A Bíblia fala do favor de Deus repetidamente e devemos acreditar e orar de acordo.

Neemias orou pedindo favor e recebeu um favor incrível de ninguém menos que o próprio rei (Neemias 2:6). Na verdade, seu foco não era obter favor para si mesmo, mas para a obra de Deus (Neemias 2:5). Como resultado, Neemias recebeu guarda-costas, cartas de recomendação e a madeira necessária, não apenas para os reparos da cidade, mas também para sua futura residência em Jerusalém (Neemias 2:7-9).

Neemias também havia orado pelo sucesso. Portanto, quando o rei perguntou a ele que ajuda ele queria (Neemias 2:4), então Neemias orou a Deus antes de responder. Ele então pediu um favor, para que seu empreendimento fosse bem-sucedido. Em resposta, o Senhor deu a ele um sucesso incrível além do que ele poderia ter imaginado!

Você precisa do favor de Deus hoje? Você tem clamado ao Senhor para ser bem sucedido no que faz? E está disposto a continuar orando até Jesus voltar? 

Martinho Lutero disse: “Tenho tanto a fazer que passarei as primeiras três horas em oração.”

4. Neemias orou contra a oposição (Neemias 4:4).

A oposição e resistência à obra de Deus vieram de um homem chamado Sambalate e seus associados (Neemias 4:1-3). Incluía ameaças com raiva, zombaria e insultos humilhantes (Neemias 2:19; 4:7-8). A resposta imediata de Neemias, porém, foi a oração. Ele orou: “Ouve-nos, nosso Deus…” (Neemias 4:4), e também confirmou que a oração foi feita a Deus contra as ameaças (Neemias 4:9).

Enquanto Neemias orava, Deus lhe deu estratégias para negar os planos ímpios de seus oponentes e Ele também frustrou seus planos (Neemias 4:15)! O povo, portanto, foi encorajado e o trabalho continuou progredindo.

Nós também podemos ter certeza de que sempre que tentarmos algo grande ou pequeno para Deus, ou nos esforçarmos para nos aproximar Dele, o inimigo virá contra nós. Mas, ele nunca pode nos derrotar, pois a Bíblia diz que “somos mais que vencedores por meio de Jesus!” (Romanos 8:37). A oração não apenas impede os planos do inimigo, adia esses planos!

Que lição preciosa aprendemos com a oração de Neemias: através da oração, nós também podemos vencer toda oposição.

5. Neemias orou pedindo força (Neemias 6:9).

No capítulo 6, os inimigos de Neemias estavam planejando uma armadilha para prejudicá-lo por meio de engano. Eles tentaram prendê-lo dessa maneira em cinco ocasiões diferentes. Eles também estavam tentando assustar e enfraquecer sua equipe por meio de intimidação política (Neemias 6:4-9). Não é assim que o maligno ataca repetidamente os filhos de Deus trazendo medo e intimidação?

A resposta de Neemias, entretanto, foi dupla. Ele se recusou a se distrair da grande obra que estava fazendo (Neemias 6:3) e orou: “Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.” (Neemias 6:9).

Ao orar pedindo força, Neemias também descobriu uma grande verdade que tantas vezes nos encoraja em nossas lutas. Ele disse: portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” (Neemias 8:10).

O mundo está passando por enormes desafios hoje e as pessoas precisam de mais força para vencer fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Vamos aprender com Neemias e pedir a Deus que fortaleça nossas mãos e renove nossa alegria. Jonathan Edwards disse: Não há como os cristãos fazerem tanto para promover a obra de Deus e avançar o reino de Cristo como pela oração.

Para encerrar, vamos ver como as orações de Neemias impactaram a difícil missão em que ele estava envolvido. Poderíamos dizer que uma Missão Impossível tornou-se uma Missão Bem-sucedida. Veja o comentário da Bíblia de Estudo NVI que diz:

“As paredes que ficaram em ruínas por quase um século e meio, foram reconstruídas em menos de dois meses, uma vez que o povo foi galvanizado para a ação pela liderança de Neemias”. Para ser exato, foi feito em apenas 52 dias!

Ao refletirmos sobre essa história inspiradora e sobre as lições de oração de Neemias, que sejamos fortalecidos em nossa própria vida de oração hoje.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo