7 Passos para ser uma mulher curada e liberta em Cristo
Quem é Jesus para você? Deus ainda faz milagres? Jesus ainda cura? Ele ainda liberta? O que pensamos a respeito de Deus? Onde está firmada nossa fé? São perguntas “bobas” quando estamos falando com mulheres que temem a Deus e que O servem, porém muitas não têm convicção da resposta.
Contudo, para ser uma mulher curada e liberta em Cristo, precisamos conhecer nosso Deus, e termos nossa fé firmada Nele, para aí sim, buscarmos nossa real cura.
“E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:13-19)
Nesse texto, Pedro nos representa. Somos a igreja, cada uma de nós é a igreja de Cristo, e sobre Ele, a rocha, é que somos edificadas. Precisamos entender que nosso Deus nunca mudou, Ele é o mesmo, Seu poder é o mesmo, portanto, os milagres também são os mesmos.
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” (Hebreus 13:8)
Não fomos chamadas para sermos abatidas ou atacadas pelo inimigo, fomos chamadas e escolhidas para atacarmos as forças do mal, e as portas do inferno não poderão vencê-la.
No versículo 19, Deus dá as chaves do reino dos céus a Pedro. Essas chaves, mencionadas na Bíblia, nos concedem total acesso ao céu, e o que ligarmos na terra, isto é, o que pedirmos na terra, chega ao céu.
Nós, como igreja, precisamos ver e viver a cura e a libertação em nossa vida para termos uma vida saudável espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.
Uma mente curada cura o corpo. Também precisamos testemunhar ao mundo que sabemos com certeza quem é o nosso Deus, que Ele continua o mesmo, que Jesus ainda faz milagres e que nossa fé está firmada Nele.
Isso nos torna uma mulher saudável, feliz e, além de aproveitar todos os benefícios de uma vida curada em Cristo, podemos ajudar mulheres mais frágeis a se tornarem vencedoras assim como nós.
Sendo assim, a partir de agora vamos aprender os sete passos para ser uma mulher curada e liberta em Cristo, com a alma livre para adorar ao Senhor. Não perca! Vamos aprender juntas.
1º Passo: Você precisa identificar a razão e o propósito da cura
Mulher porque você quer ser curada ou liberta? Qual a razão para que Deus te cure ou te liberte?
Em Isaías 38, lemos a história do Rei Ezequias. Ele estava doente, precisando de um milagre. Deus mandou o Profeta Isaías lhe entregar a mensagem de que morreria.
O rei, ao ouvir isso, clamou ao Senhor para que prolongasse seus dias, pois precisava colocar sua casa em ordem. Havia um propósito na vida daquele rei, e ele clamou ao Senhor, que estendeu seus dias por mais 15 anos. Deus ouviu sua oração porque havia uma razão para isso.
Em Êxodo 32, a Bíblia nos relata que Moisés subiu ao monte para falar com Deus e o povo se corrompeu, fazendo outros deuses para adorarem. Deus fala a Moisés que Sua presença não iria mais com o povo na peregrinação.
Então, Moisés argumenta com Deus e lhe fala as razões para que Deus não os deixasse sozinhos, e Deus atendeu ao seu pedido. A Bíblia nos mostra muitos exemplos de pessoas que mostraram a Deus seus propósitos e assim alcançaram seus objetivos.
Você também consegue falar diretamente com Deus. Faça o mesmo, argumente com Deus. Ele quer te ouvir. Mulher, fale para Ele porque você precisa ser curada e liberta.
Não há problema impossível para Deus, não existe dores ou prisões que Ele não possa curar e libertar. Mas Ele quer te ouvir, quer saber quais são seus propósitos.
Quero somente ter uma vida melhor, quero mostrar que consigo, quero dar a volta por cima! Não, isso não é propósito. Argumente com Deus com razões e propósitos coerentes.
Quero ter um testemunho para poder mostrar aos outros o poder do Deus que eu sirvo, quero trabalhar mais na Tua obra, quero ter uma vida feliz e saudável na Tua presença e junto aos meus.
Então, não perca tempo. Fale para Deus, conte a Ele as suas dores, onde está machucado. Mostre ao Deus Todo-Poderoso o quanto você precisa Dele, e Ele, com todo o Seu amor, lhe atenderá.
Saiba que Deus tem prazer em ver pessoas saudáveis. Então, seja curada e liberta em Nome de Jesus, dentro dos teus propósitos e da vontade soberana de Deus.
2º Passo: Mulher você precisa querer ser curada e liberta
Em segundo lugar, você precisa entender o querer de Deus na sua vida, pois a Sua vontade é soberana.
“E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1 João 5:14)
Em Mateus 8:2 lemos: “Um leproso aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: Senhor, se quiser, pode me curar e me deixar limpo”. Se Deus quiser, você recebe a cura e a libertação, então precisa entender a vontade de Deus na sua vida.
Em seguida, identifique qual é o seu querer. Em João 5:6, Jesus pergunta ao enfermo: “Você quer ser curado?”
Precisamos entender que Deus não nos criou para termos uma vida de dores, ansiedade, tristezas, depressão, traumas emocionais etc. Ele nos criou para Sua glória, e uma vida doente não consegue glorificá-lo.
Mas para isso você precisa almejar receber essa cura e essa libertação.
A passagem citada acima de João 5 nos conta a história de um homem que, há 38 anos, esperava na beira do tanque pela sua cura. Ele nunca desistiu do seu milagre.
A mulher citada em Marcos 5:25, que há 12 anos sofria de hemorragia, também nunca se conformou em estar doente. Ela já havia gasto tudo o que tinha com médicos, e ao ouvir que Jesus estava em sua cidade, quebrou todos os protocolos da sua época e se aproximou de Jesus em busca da sua cura.
Existem pessoas que vivem em função das suas dores, que se acostumaram a viver dessa forma, a ponto de não quererem ser curadas.
Um certo pastor contou a experiência de uma pessoa que estava em um culto todo curvado com um sério problema na coluna. Quando o preletor o chamou para receber a oração, ele não foi. Depois, falou ao pastor: “Não posso ser curado, pois posso perder minha pensão”.
Mulher você quer ser curada e liberta? Tem desejo de viver uma vida saudável, liberta de todas as prisões que ainda vive? Então, não desista de buscar seu milagre.
Veja também: 5 Mulheres curadas e libertas por Jesus na bíblia e suas lições
3º Passo: Você precisa ter discernimento
O discernimento é a chave principal para entender por que você está enfrentando uma situação e o que a levou a estar doente. Assim como uma pessoa não nasce adulta, um problema ou trauma também não nasce gigante; precisamos identificar onde nossa dor começou.
A. Circunstância natural
Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos perguntaram:
“Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?” Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele.” (João 9:1-3)
“Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre. Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo.” (Mateus 9:14-15)
Nem tudo é demônio. Esses exemplos mostram pessoas que ficaram doentes naturalmente. Nesse caso, precisamos pedir a Deus a cura para que a Glória de Deus se manifeste.
B. Seta maligna
“Certo sábado, Jesus estava ensinando numa das sinagogas, e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: “Mulher, você está livre da sua doença”. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou e louvava a Deus.” (Lucas 13:10-13)
“Um homem, no meio da multidão, respondeu: “Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram.”” (Marcos 9:17-18)
A doença pode ser uma seta do inimigo para tirar nossa paz, alegria e saúde. Identificando essa origem, devemos expulsar a dor em Nome de Jesus. Nesses casos, Jesus não disse “está curado”, mas sim “está liberto”.
C. Natureza pecaminosa
“Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Olhe, você está curado. Não volte a pecar, para que algo pior não lhe aconteça.”” (João 5:14)
Este texto deixa claro que a doença daquele homem se originou do pecado. Quando Jesus disse “vai e não peques mais”, Ele nos mostra que todo pecado confessado é perdoado, contudo existem as consequências.
D. Traumas exteriores
Traumas exteriores são dores na alma, oriundas de traumas sofridos que fogem do nosso controle, como maus-tratos, agressões, abusos e violência.
Essa dor só Deus pode tirar através do Seu Espírito Santo, que nos liberta de toda a dor e preenche o mais profundo do nosso ser.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” (João 14:16)
Qual é a origem do problema que você está vivendo? Você consegue identificá-lo? Este passo é muito importante para você, mulher ser curada e liberta.
- Veja também: 6 Lições da mulher encurvada em Lucas 13:10-17
4º Passo: Mulher você precisa ser submissa
Precisamos nos submeter à ordem de Deus para sermos curadas e libertas. Entenda que, embora Deus tenha respondido de uma forma para sua irmã, Ele pode responder de maneira diferente para você.
Em Marcos 10:45-52, a Bíblia relata a cura do cego de Jericó. Jesus simplesmente lhe disse “vê”, e ele enxergou.
No entanto, em Marcos 8:22, Jesus encontrou outro cego e, ao cuspir em seus olhos, o cego começou a ver. Já em João 9:7, Jesus encontrou outro cego em Jerusalém, cuspiu no chão, fez lama, passou nos olhos do cego e ordenou que ele se lavasse no tanque de Siloé.
Ao obedecer, aquele cego de nascença começou a ver. Três problemas iguais, resolvidos de formas diferentes.
Naamã quase morreu por não obedecer à voz do profeta. Quando o profeta lhe pediu para mergulhar no rio, ele resistiu. Seu servo perguntou: “Se ele tivesse pedido algo mais difícil, você não teria feito? Então, por que não mergulhar no rio?” Naamã finalmente mergulhou e foi curado assim que obedeceu (2 Reis 5).
Em Números 21, o povo estava morrendo por causa de uma peste. Serpentes estavam picando e matando o povo no deserto. O Senhor disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze. Todos que fossem picados e olhassem para a serpente de bronze não morreriam, e assim aconteceu.
Não importa o que Deus está pedindo, simplesmente obedeça e se submeta. Não desista do seu milagre.
Jesus está pronto para te atender, só precisa que você ouça sua ordem.
Se você ora, ore um pouco mais. Se adora, adore um pouco mais.
Não sabemos a forma que Deus vai usar, mas creia que tua cura e tua libertação chegarão.
Nunca esqueça: se Deus mandou, basta.
5º Passo: Se desprender do passado de dor
Josué 24:15 diz: “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.”
Pode parecer estranho usar essa passagem para falar sobre se desprender do passado, mas você precisa saber onde firmar sua vida: em um passado triste e sofrido ou na Palavra de Deus para o seu presente e futuro.
Já pensou que, muitas vezes, um passado doloroso pode ter mais valor na sua vida do que tudo que Deus tem para você hoje?
Sempre que você tenta viver o novo de Deus, as lembranças do sofrimento de dias, meses ou anos atrás sempre te prendem, impedindo você de usufruir das bênçãos de Deus.
Esse texto de Josué nos mostra que é possível estar no lugar errado com o coração certo, e estar no lugar perfeito com o coração errado. A base da nossa vida é aquela que o Senhor estabeleceu.
Josué fala para um povo que vivia no melhor lugar do mundo para eles, a terra prometida, uma terra que emana leite e mel, que Deus deu a eles.
Qual era o problema? Eles estavam na terra prometida, mas presos às lembranças do deserto, o que trazia tristeza ao coração deles e não deixava aproveitar o novo em suas vidas.
Você também pode ter vivido muitos traumas, mas hoje Deus te dá uma nova chance, uma nova oportunidade.
Você não é fruto do seu passado ou do seu meio, mas das suas escolhas.
O texto bíblico nos fala: “escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus,” isto é, escolha hoje se quer continuar vivendo os traumas, dores, angústias, agressões, casamento fracassado, crises, a violência vivida “em cuja terra vocês estão vivendo” neste mundo perverso que habitamos.
Escolha gritar pela sua liberdade em Jesus e declarar: independente de todas as situações ruins que já vivi, hoje eu decido – “eu e a minha família serviremos ao Senhor.”
Sendo uma mulher livre, curada, liberta e pronta para adorá-lo com toda a sua alma.
6º Passo: Se libertando do que te afasta de Deus
Algumas coisas na nossa vida nos afastam de Deus, e precisamos nos libertar delas se quisermos ter uma vida plena com nosso Deus.
Preguiça – Deus é um Deus de ação e se alegra quando vê que damos passos de fé e estamos prontos a agir. A Bíblia fala claramente contra a preguiça e o mal que ela pode causar em nossas vidas (Provérbios 6:9-11).
Fofoca – Falar sobre aspectos da vida de uma ou mais pessoas sem o seu consentimento pode causar discórdia e desunião. A Bíblia nos adverte a não fofocar (2 Timóteo 2:16) e a evitar pessoas fofoqueiras (Provérbios 20:19).
Inveja – A inveja é uma das obras da carne descritas em Gálatas (Gálatas 5:21). Ter inveja de alguém é querer ter algo que não é nosso, muitas vezes causando desgosto quando alguém é bem-sucedido. Devemos eliminar a inveja se queremos viver perto de Deus.
Egoísmo – A Bíblia nos confronta a amar os outros como a nós mesmos (Mateus 22:39) e a considerar os outros superiores a nós (Filipenses 2:3-4). Amar a Deus em primeiro lugar e deixar Seu amor transformar nossas vidas elimina o egoísmo.
Ganância – O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Timóteo 6:10). Ter dinheiro não é o problema, pois ele pode ser usado para fazer coisas boas ou más. O problema é a ganância, isso nos afasta de Deus.
Ira descontrolada – Um momento de descontrole e ira pode destruir vidas. A ira em si não é um pecado, pois a Bíblia diz que é possível se irar sem pecar (Efésios 4:26). No entanto, a ira descontrolada pode causar danos significativos.
Imoralidade sexual – Nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Praticar imoralidade sexual é pecar contra o próprio corpo e profanar a moradia do Espírito Santo (1 Coríntios 6:18-19), causando uma separação em relação a Deus.
Idolatria – Colocar esperança e confiança em coisas que não são Deus, como estabilidade financeira ou mesmo a família, é idolatria. Deus não divide Sua glória com ninguém, então coloque Deus sempre em primeiro lugar (Mateus 6:33).
Falta de perdão – Se Deus é perfeitamente justo e nos perdoou, também devemos perdoar (Mateus 18:23-35). Liberar perdão não só liberta o ofensor, mas também nos liberta do ódio. A falta de perdão causa mais problemas ao ofendido que ao ofensor, trazendo amargura (Provérbios 27:4).
Para ser uma mulher curada e liberta, comece pedindo a Deus que faça uma mudança em sua vida e dê forças para que você consiga mudar. Algumas situações na nossa vida só somos libertos por Deus, enquanto outras exigem a decisão de querer a libertação. Tenha coragem e dê o primeiro passo para ser liberta.
7º Passo: Decida ser uma mulher vitoriosa em Cristo
Hoje, precisamos decidir o que pretendemos ser: vítimas ou vitoriosas. Neste estudo para mulheres, aprendemos os 7 passos de como ser uma mulher curada e liberta por Cristo Jesus.
Como vimos, Deus nos quer curadas e vitoriosas, mas a decisão e a escolha são pessoais e individuais.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).
Deus nos dá liberdade para escolher. O que queremos ser?
Gálatas 5:1 diz: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”
A obra de Cristo na cruz foi completa. Quando Ele disse “está consumado”, concluiu tudo que precisava para nos libertar. Esse sacrifício nos tornou vitoriosas.
Romanos 8:37 afirma: “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Ser mais que vencedoras significa que antes mesmo de entrar numa batalha, já somos vencedoras.
O diabo é um mentiroso que não quer nos ver vencedoras. Ele tenta nos derrubar com títulos como: depressiva, sozinha, falida, frustrada, sem rumo, mal-amada, derrotada.
Ele nos atenta com pensamentos como: “Você não acha que as pessoas estão conspirando contra você? Deus te abandonou? As situações são mais difíceis para você? Você está sendo injustiçada?” E começamos a pensar que o diabo tem razão, nos vemos como vítimas da vida.
Por exemplo, se você é demitida, o diabo começa a sussurrar: “A outra era melhor que você, seu trabalho não era tão bom, você era incompetente.” Assim, sua demissão se torna o centro dos seus pensamentos.
Você acredita que foi tudo culpa sua, que você não servia para aquele emprego. Esquece que toda a seção foi demitida junto com você. Mas o diabo já fez você acreditar que é uma vítima.
Quando você tem culpa em uma situação, o diabo faz você acreditar que todos os demais são culpados e você é a única vítima. “Minha família, meu pastor, meus líderes, ninguém me visita. Mas também, sou pobre, moro longe.” Você nem lembra que nunca convidou ninguém para ir à sua casa, porque se vê como uma vítima.
O diabo faz você contar para todo mundo o quanto é injustiçada, obrigando todos a te apoiarem, não se importando nem mesmo em se expor, afinal, você é uma vítima.
Esse sentimento se torna tão forte que se transforma em obsessão, e você passa a viver em torno da sua vitimização. Contudo, saiba que isso foge de tudo o que aprendemos nesses 7 passos para receber a cura e liberta.
JESUS já garantiu sua vitória.
Viva uma vida diferente, cheia de saúde e liberdade.
Você é uma mulher curada e liberta, livre para adorar a Deus. Não aceite ser uma vítima nas mãos do diabo.
Seja vitoriosa nos braços de JESUS.
Se você trabalha com mulheres veja este artigo também:
Muito bom.
Muito reais tais citações. Precisamos nos cuidar mesmo.