Por que Jesus foi batizado?

Uma coisa que intriga muitos leitores do Novo Testamento é o fato de Jesus mesmo sem pecado necessitar do batismo. O próprio João Batista se surpreendeu com o fato dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por ti e tu vens a mim?” (Mateus 3:14).

Então, a pergunta fica: por que Jesus foi batizado?

A resposta de Jesus é mais intrigante ainda que se encontra em Mateus 3:15:

“Deixa por enquanto, por que assim nos convém cumprir toda a justiça”.

Mas, por que de fato, Jesus se batizou?

Várias motivações se apresentam para esse episódio. Talvez a mais compatível com a resposta de Jesus a João seria aquela que aponta para o modo impecável e exemplar com que Jesus deveria exercer seu ministério. “Impecável” no sentido de que ele não poderia ter nenhum a mácula e “exemplar״ porque deveria ser um modelo para a humanidade.

O Messias deveria ser rei e sacerdote. Rei, segundo sua ascendência de Davi e sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, pois obviam ente ele não teria como ser da tribo de Judá e Levi ao mesmo tempo (Salmo 110:4; Hebreus 5:8-10, 6:20).

Ambas as funções, de rei e sacerdote, exigiam a unção com óleo consagrado, símbolo do Espírito Santo de Deus. O mergulho de purificação na água era requisito básico para alguém que iria atuar como sacerdote (Êxodo 29:1 e 4).

No caso do rei, embora a lavagem com água não constitua uma exigência divina, percebe-se a presença de uma fonte no momento em que Salomão é consagrado rei de Israel (1 Reis 1:45).

A unção de Cristo é superior a todas as demais

O Espírito de Deus desce como pomba e vem sobre ele. Depois a voz do Pai se ouve do céu aclamando o seu Filho. Um evento público, testemunhado por todos e reconhecido por João (João 1:32 a 34).

Além disso, o próprio texto bíblico responde: “…por que assim nos convém cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15).

4 Motivos porque Jesus foi batizado

João Batista batizou Jesus para cumprir toda a justiça e para iniciar seu ministério terreno. O batismo de Jesus está registrado nos evangelhos sinópticos (Mateus, Marcos e Lucas) e é um evento de grande importância teológica.

1. Cumprimento da Justiça

Jesus, embora não tenha pecado, submeteu-se ao batismo de João para cumprir toda a justiça divina. Ele estava inaugurando uma nova fase em Seu ministério terreno, que começava com um ato de submissão à vontade de Deus e de identificação com a humanidade pecadora que Ele veio salvar.

2. Exemplo para a Humanidade

O batismo de Jesus serve como um exemplo para todos os que creriam Nele. Ele demonstrou a importância do batismo como um ato de obediência a Deus e uma expressão pública de fé. Ao se batizar, Jesus nos mostra o caminho da obediência e do seguimento de Deus.

3. Unção para o Ministério

O batismo de Jesus foi um evento significativo, marcando o início de Seu ministério público. Logo após o batismo, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma de uma pomba, e uma voz dos céus proclamou: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17).

Esse momento de unção divina confirmou a identidade e a missão de Jesus como o Messias prometido.

4. Identificação com a Humanidade

Ao se batizar, Jesus identificou-se plenamente com a humanidade que Ele veio redimir. Ele se solidarizou com os pecadores ao entrar nas águas do batismo, mostrando Sua disposição em assumir os pecados da humanidade e oferecer uma nova vida em Deus.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo