Por que Jesus teve que morrer por nossos pecados?

Então, por que Jesus morreu na cruz por nossos pecados? Ele não poderia ter encontrado outra maneira que não envolvesse o método de morte mais doloroso conhecido pelo homem durante seu tempo?

Neste estudo, exploraremos a necessidade da cruz e como a verdade da cruz por si só mostra que Cristo permanece como o único caminho para a salvação.

O que a Bíblia diz sobre o pecado?

Antes de podermos explorar a necessidade da cruz, precisamos primeiro entender a natureza do pecado. Em nossa cultura, especialmente, temos uma maneira de ignorar o pecado. 

O pecado acumula uma dívida eterna. A própria natureza do pecado diz a Deus: “Não seja feita a tua vontade. Mas minha vontade seja feita”. Não apenas escolhemos pecar, mas nos deleitamos na maldade. Marchamos para o inferno como pavões (Provérbios 2:14).

De acordo com Crosswalk, podemos estabelecer a definição de pecado como tal: “A definição cristã de pecado é desobedecer propositalmente às regras de Deus (1 João 3:4). A Bíblia diz:

“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.” (Romanos 1:18-22). 

Deus nos ordena a seguir a lei moral e deu a cada humano nossa consciência para intuitivamente distinguir o certo do errado.”

O pecado exige ira. Se nos encontrássemos na presença de Deus, sua santidade nos destruiria por causa de nossa natureza pecaminosa e perversa.

Portanto, temos duas escolhas: ou sofrer o castigo eterno por causa de nossa dívida de pecado ou encontrar alguém para pagá-la. E o salário do pecado é a morte (Romanos 3:23), então isso significa que um sacrifício perfeito tem que morrer.

Jesus teve que morrer para sermos salvos?

“Isso parece extremamente injusto”, podemos dizer. “Deus não poderia simplesmente ignorar o pecado, fingir que nunca aconteceu e apenas nos deixar entrar no céu?”

Se Deus ignora o pecado, ele não ama. Amor e ira são muitas vezes uma moeda de duas faces. Se o pecado não tivesse consequências, as pessoas matariam, estuprariam, cometeriam genocídio, etc. com, você adivinhou, sem consequências.

E algo dentro de nós odeia essa noção. Que alguém pode se safar de um assassinato literal e não enfrentar nenhum julgamento. Porque Deus nos fez à sua imagem e ama a justiça. Portanto, nós também.

“Mas e se trabalharmos para pagar nossa dívida? Através de boas ações?” todas as outras religiões, exceto o cristianismo, dizem.

Eis por que isso não funciona. Primeiro, as Escrituras dizem que as boas ações são como trapos sujos, completamente inúteis (Isaías 64:6). Além disso, boas ações, não importa que tipo de “dívida” eles paguem, eles não podem pagar uma dívida eterna. 

Não podemos ganhar nossa própria salvação. Esticamos muito o abismo, e nossas boas ações, na melhor das hipóteses, são um bloco de compensado de 2X2”.

Então, se formos com a segunda opção, isso significa que alguém santo e perfeito tem que morrer. Alguém não maculado pelo pecado original. Alguém nascido de uma virgem. O próprio Deus.

Por que Jesus teve que morrer na cruz?

“OK, então talvez ele tivesse que morrer. Mas ele não poderia ter tido uma morte menos dolorosa? Mesmo o apedrejamento (João 8:59) teria sido muito mais preferível do que uma crucificação.”

Verdadeiro. Até mesmo Jesus temeu a crucificação a ponto de suar sangue de sua ansiedade na noite anterior à sua morte. Então, por que suportar uma das piores (se não pior) mortes conhecidas pelo homem.

Temos que rever o castigo. Tenha em mente, Jesus preenche por nós quando se trata de morrer por nossos pecados. Quando estamos falando de todos os pecados do mundo, ao longo de todos os tempos, isso exige uma punição bastante horrível.

A cruz teria se encaixado na conta. A tortura que precedeu a cruz também o fez.

Embora seja uma verdade difícil de engolir, a morte de Jesus exigiu o escândalo da cruz. Muito poucas pessoas teriam despertado de seu estupor pecaminoso se Jesus tivesse morrido de uma maneira menos dolorosa. 

A cruz nos desperta para os horrores de nossa natureza pecaminosa e nossa necessidade desesperada de nosso Salvador disposto a sofrer essa agonia por nós.

Como Jesus Morrendo Prova a Verdade do Cristianismo?

O pastor Joe Coffey em seus sermões apresentou uma imagem muito clara de por que o cristianismo é o único caminho para Deus. Vou parafrasear uma de suas ilustrações mais famosas abaixo. Certifique-se de verificar seus sermões. Eles condenam e ajudam você a ver a Bíblia sob uma nova luz, todas as vezes.

Imagine uma casa em chamas com muitas janelas e portas. A família dentro pode facilmente sair. Então, se seu vizinho se sacrifica jogando-se na porta em chamas, você diria: “Bem, isso foi estúpido. Ele morreu por nada.”

Agora imagine que a casa não tem janelas e apenas uma porta, a entrada. A família está presa lá dentro. Se o vizinho se sacrificar, você diria: “Ele morreu para salvar aquela família”.

O cristianismo funciona da mesma maneira. Deus não teria morrido se outra religião tivesse uma solução. Algumas religiões têm maneiras muito mais fáceis de “chegar ao céu” do que ordenar que Deus morra na cruz. Mas obviamente, Deus morreu. Então ele marca a única saída da casa em chamas (Jo 14:6).

A cruz refuta todas as outras religiões porque Deus teve que morrer por nossos pecados. Nenhuma quantidade de boas ações poderia pagar a dívida que acumulamos com o pecado. E nossos pecados exigiam uma punição severa. Então, Jesus interveio.

Muitas vezes pode ser difícil de engolir, a necessidade da cruz. Parte de nossa mentalidade de andar sozinho nos diz para ganhar nosso próprio caminho para o céu. Nós não podemos. Precisamos de Deus. E precisávamos de alguém para pagar nossa dívida.

Orações para agradecer a Jesus por ter morrido por nós

Senhor Deus, Tu amaste tanto este mundo que deu seu único Filho, para que também pudéssemos ser chamados de seus filhos. Senhor, ajuda-nos a viver na alegria e graça, todos os dias. Deixe-nos ter corações de gratidão por seu sacrifício. Tenhamos olhos que contemplam a tua graça e nos regozijamos na nossa salvação. Ajude-nos a andar nessa graça poderosa e contar suas boas novas ao mundo. Tudo para sua glória nós oramos, Senhor, amém.

Pai Celestial, obrigado por enviar Jesus para me salvar dos meus pecados. Obrigado porque o Senhor me amou o suficiente para enviar um sacrifício perfeito, para que pudéssemos viver juntos eternamente. Confesso que sou pecador e preciso de perdão. Peço-lhe que entre no meu coração e me comprometo a seguir a Jesus como meu Senhor e Salvador pessoal. Em nome de Jesus, amém.

Pai, o Senhor é tão incrível! Como posso agradecer-lhe o suficiente por ter vindo a este mundo para dar a sua vida por mim? Sinto muito pelas vezes em que fico tão ocupado que deixo de me lembrar do incrível amor que demonstrou voluntariamente por mim ao ir à Cruz. O Senhor não tinha que fazer isso, mas fez isso por mim. Agradeço-te do fundo do meu coração por me amares tão completamente! Eu oro isso em nome de Jesus, amém!

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo