Precisa ser batizado com Espírito Santo para ser salvo?
Não. O batismo com o Espírito Santo não é um requisito para a salvação, mas sim uma experiência onde Deus capacita o crente para testemunhar com mais poder. Sendo assim, é possível que o crente não batizado com o Espírito Santo, que nunca falou em línguas, seja salvo. Isso responde à pergunta “se o crente que não receber o batismo no Espírito Santo subirá ao Céu, ou Jesus o batizará no arrebatamento da Igreja?”.
Mas vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto.
Onde a Bíblia Menciona “Batismo com Espírito Santo?”
O batismo com o Espírito Santo foi predito por João Batista em Lucas 3:16: “Eu vos batizo com água. Mas virá aquele que é mais poderoso do que eu, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
Este batismo com fogo literalmente se tornou realidade no Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos em Atos 2. Isso ocorreu depois que Jesus lhes prometeu:
“João batizou com água, mas em poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo” (Atos 1:5).
Claramente, então, este batismo do Espírito Santo não era o mesmo que o batismo nas águas.
Quem não for Batizado com o Espírito santo será salvo?
Nenhuma pessoa pode ser crente sem o Espírito Santo. A Bíblia afirma que a regeneração é “pela água e pelo Espírito”. Somente Ele pode convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Assim sendo, o ser humano é salvo através da obra que o Espírito Santo realiza no seu coração. Ou seja, toda a pessoa quanto aceita a Jesus, o Espírito Santo passa a habitar dentro dela.
Quanto ao batismo com o Espírito Santo, ele não é um passaporte para a entrada no Céu, mas um revestimento de poder para o crente viver vitoriosamente na terra.
Podemos dizer que o batismo com o Espírito Santo é um revestimento dado por Deus para o crente fazer a obra do Senhor e viver uma fé ativa.
Se você já é batizado, deve desfrutar dessa bênção. Se ainda não, deve buscar essa gloriosa experiência de todo o coração.
Qual é o batismo que salva?
Na verdade, nenhum batismo pode salvar alguém. No entanto, o salvo se batiza. Ou seja, mesmo que o batismo não tenha poder de salvar, se você creu em Jesus, porque não se batizar?
Se até Jesus desceu às águas do batismo para cumprir a justiça divina, porque não faremos o mesmo?
Agora, a respeito do batismo com Espírito Santo, ele é um revestimento para o crente, não uma questão de salvação.