O que é Batismo com Espírito Santo na Bíblia?

O batismo com o Espírito Santo é uma experiência que o crente recebe após a salvação, concedida por Deus aos seus servos. E não se trata de apenas uma experiência que o crente tem, mas uma experiências com propósitos.

Essa experiência os torna mais aptos a cumprir a missão de pregar o Evangelho e os fortalece para vencer os dias difíceis.

O batismo com o Espírito Santo é um tema atual e indispensável à igreja de Cristo.

Apesar de ser algo tão importante e fundamental, muitos crentes, até mesmo pentecostais, não tiveram ainda essa gloriosa experiência. Já alguns não têm conhecimento da importância dessa experiência para sua vida espiritual.

Isso porque não compreendem devidamente o que ela representa na vida do cristão. Porque se soubessem, buscariam mais.

Por isso estudaremos neste artigo sobre essa gloriosa experiência dada por Deus, o batismo com o Espírito Santo.

Mas para entendermos o que é o Batismo com Espírito Santo, primeiramente, começaremos falando do que não é o batismo com o Espírito Santo. Ou seja, daquilo que se pensa ser, mas na luz da bíblia não é.

AS FALSAS IDÉIAS DO BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

o que não é o batismo com o espírito santo

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NÃO É O NOVO NASCIMENTO

Existem muitas contradições doutrinárias acerca do batismo com o Espírito Santo, desde o longo da história da Igreja Cristã. E por isso de muita confusão acerca do assunto até os dias de hoje.

Muitos acreditam que o batismo com o Espírito Santo, como o falar noutras línguas é um privilégio apenas para os dias dos apóstolos. E por isso deixam de buscar.

Outros confundem esse batismo com a salvação e a santificação. Mas não é a mesma coisa, embora ambos tenha o trabalhar do mesmo Espírito Santo.

Isso porque desconhecem que, na obra regeneradora, o Espírito Santo transmite nova vida ao pecador (2 Coríntios 5:17).

Na experiência do batismo com o Espírito Santo, após a conversão, o crente é revestido com o poder do alto. Dessa forma, ela passa a testemunhar mais eficazmente de Jesus Cristo.

Não podemos dizer que a experiência do novo nascimento seja o batismo com o Espírito Santo.

Sabemos que todos os salvos em Cristo tem o Espírito Santo e que o nosso corpo é o seu templo (1 Coríntios 6:19). Mas nem todos os salvos são batizados com o Espírito Santo no momento da conversão.

Uma coisa é ter o Espírito Santo e outra é ser batizado com Ele.

O BATISMO NO CORPO DE CRISTO NÃO É O BATISMO COM ESPÍRITO SANTO

batismo no corpo de cristo

Outro erro que acontece é confundir o batismo com o Espírito Santo com o batismo no corpo de Cristo.

Isso pelo fato de não fazerem uma exegese correta de 1 Coríntios 12:13. Motivo de muitos não compreendem o batismo com o Espírito Santo.

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.”

Pois, nesse texto, Paulo não faz nenhuma referência ao batismo com o Espírito Santo, nem ao batismo em águas.

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NÃO É EXCLUSIVO PARA OS APÓSTOLOS

apóstolos cheios do espírito santo

Muitos negam a atualidade do batismo com o Espírito Santo com a evidência inicial do falar noutras línguas. Pois, afirmam ser apenas para os dias dos apóstolos. Ou seja, desacreditam que o batismo com o Espírito Santo é para agora.

Essas pessoas e até líderes religiosos ensinam que o fenômeno foi um sinal apenas para os dias apostólicos.

Todavia, não encontramos nada nas Escrituras Sagradas que prove que o falar em línguas seja uma experiência somente para a Igreja Primitiva.

Mas, ao contrário dessa afirmação, a Bíblia e a própria experiência demonstram a plena atualidade da promessa (Atos 19:1-6).

Porque Deus não nos daria também essa gloriosa e importante experiência?

O QUE É VERDADEIRAMENTE O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

cristão em comunhão com Deus

O FALAR EM LÍNGUAS COMO SINAL DO BATISMO

O Espírito Santo se manifestou de diversas maneiras no Antigo Testamento. Homens de Deus profetizaram verbalmente sob a ação do Espírito Santo. Todavia, não há qualquer indício de que alguém tenha experimentado o dom de línguas.

Pois o falar em línguas estranhas, seja como sinal ou como dom, é uma operação divina encontrada somente a partir de Atos 2.

O falar em línguas como resultado do do batismo com o Espírito Santo teve o seu início no dia de Pentecostes (Atos 2:4).

Portanto, todos os crentes podem e devem buscar o batismo com o Espírito Santo e ao mesmo tempo, falar noutras línguas, pois é uma promessa a todos os salvos em Cristo Jesus (Atos 2:38).

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

O DOM DE VARIEDADE DE LÍNGUAS

Como sinal e evidência do batismo com o Espírito Santo, o crente então fala em línguas. Mas isso não significa que ele recebeu o dom de “variedade de línguas” (1 Coríntios 12:30).

Porque, o batismo com o Espírito Santo e o falar em língua é uma experiência, já a variedades de línguas é um dom. Ou seja, o dom de variedades de línguas é algo a mais que o crente deve buscar.

Porque os dons são distribuídos segundo a vontade e o propósito de Deus. Cabe então, buscarmos com zelo os melhores dons (1 Coríntios 12:31).

A EXPERIÊNCIA NO DIA DE PENTECOSTES EM ATOS 2

apóstolos cheios do espírito santo

A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO EM ATOS 2

No dia de Pentecostes, pessoas oriundas de várias nacionalidades, judeus e prosélitos, estavam reunidas em Jerusalém para celebrarem a festa do Pentecostes (Atos 2:5).

O Senhor derramou então, o seu Espírito e os discípulos começaram a falar noutras línguas.

Então, isso chamou a atenção da multidão deixando-a espantada com o acontecido, porque os crentes que foram cheios do Espírito, falavam nas línguas daquelas nações.

Mas que eram desconhecidas por aqueles que falavam.

O falar em línguas, a glossolalia, é a manifestação física como resultado do enchimento do Espírito Santo.

Mas tal fenômeno, não se restringe a Atos 2, pois o encontramos em diferentes passagens (1 Coríntios 14:5,6).

No dia de Pentecostes, os crentes cheios do Espírito Santo falaram num idioma desconhecido para eles, mas como a cidade estava repleta de estrangeiros, estes puderam tomar conhecimento da mensagem do evangelho em sua própria língua.

O que vemos então em Atos 2, foi uma concessão divina, a fim de que muitos pudessem crer em Jesus e receber a salvação.

Portanto, foi um sinal para os incrédulos.

Ainda que raro, este fenômeno pode acontecer segundo a vontade de Deus em momentos que for necessários.

A ATUALIDADE DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITUAIS

O falar em línguas, quando provenientes do Espírito Santo, edificam o crente, a igreja e servem como sinal para os descrentes.

Essas manifestações são atuais na vida de milhares de servos de Deus, assim como na experiência bíblica, durante a história da igreja e nos dias atuais. Pois, como disse o apóstolo Pedro:

“A promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, vos chamar (Atos 2:39)“.

Portanto, saiba que você pode ter essa experiência, porque é para os nossos dias também.

Mas para que isso aconteça, você precisa desejar essa fonte de poder sempre presente.

A FONTE DE PODER SEMPRE PRESENTE

Todo cristão batizado com o Espírito Santo tem em seu interior todo o poder do qual necessitará para que nesta vida permaneça firme nos momentos difíceis.

O Novo Testamento nos apresenta três tipos de relacionamento entre Deus e o homem, vejamos então:

  1. Deus por nós;
  2. Deus conosco;
  3. Deus em nós.

DEUS POR NÓS

Ter o Todo-Poderoso por nós nos assegura êxito: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

Com Ele ao nosso lado, a vitória é certa. Porque, se Deus é por nós e sabemos da veracidade disso, tornamo-nos totalmente destemidos nesta vida.

Não importa quão difícil a situação seja e quão escuras sejam as nuvens no horizonte de nossa vida, estamos tranquilos e seguro de que venceremos, porque Ele é por nós.

Portanto, não haverá derrota se o Senhor for por nós.

DEUS CONOSCO

Do mesmo modo, podemos ter a segurança de que Deus é conosco. Sob qualquer circunstância, Ele está ao nosso lado, por isso não temas.

O conhecimento da Palavra de Deus, conforme mencionaremos neste estudo, faz o nosso coração pulsar de alegria e enche nosso espírito de fé e confiança.

No Novo Testamento, temos um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas (Hb 8:6).

“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas”.

Debaixo da Aliança no Antigo Testamento, Deus era por Israel e estava com Israel, porém Ele não estava no povo.

Portanto, Deus é por nós e está conosco hoje.

DEUS EM NÓS

Além disso, também temos algo maior: Ele está em nós.

O Pai está verdadeiramente fazendo a Sua morada em nosso corpo!

UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

O batismo com o Espírito Santo não pode ser tratado somente como teoria, mas como algo indispensável do Senhor para o seu povo.

Pois é um dom divino a disposição dos salvos em Jesus.

VOCÊ DEVE BUSCAR O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

Muitos não acreditam e por isso não buscam, mas se você acredita que essa experiência é para hoje também, então deve buscá-la.

Por isso, deseje muito ter essa experiência gloriosa.

Ela é para muitos inesquecível, e só quem já foi batizado com o Espírito Santo sabe disso.

Portanto, busque a presença do Espírito Santo em oração e peça um revestimento espiritual.

Para que assim você seja um crente revestido do poder de Deus e possa fazer a obra de Deus com mais eficaz.

Botão Voltar ao topo