O que é o batismo de fogo e é mesmo bíblico?

O que realmente significa “batismo de fogo” e de onde vem essa frase? É um conceito bíblico e, em caso afirmativo, qual é o seu significado?

Batismo de Fogo na Bíblia

Nós realmente não vemos esta frase “batismo de fogo” aparecer no Novo Testamento, exceto em um evento nos dias que antecederam o início do ministério público de Jesus, quando João estava batizando novos seguidores. 

Ao chamar o povo de volta à fé em Deus, João falou sobre outro que viria, cujo ministério seria maior do que o seu.

“Como o povo estava na expectativa, e todos questionavam em seus corações a respeito de João, se ele poderia ser o Cristo, João respondeu a todos, dizendo: Eu vos batizo com água, mas aquele que é mais poderoso do que eu vem, a correia de cujas sandálias não sou digno de desamarrar. Ele o batizará com o Espírito Santo e com fogo. Seu garfo de joeirar está em sua mão, para limpar sua eira e recolher o trigo em seu celeiro, mas o joio ele queimará com fogo inextinguível.” – Lucas 3:15-17

Batismo de fogo e com o Espírito Santo

Uma pergunta que muitas vezes surge das palavras de João é se “fogo” e “o Espírito Santo” estão descrevendo dois batismos diferentes que Jesus traria. Ou se João está simplesmente usando duas palavras para descrever a mesma coisa. 

Para responder a essa pergunta, é útil examinar o registro das palavras de João nos outros relatos dos evangelhos.

Essas mesmas palavras de João também estão registradas em Mateus 3:11-12 praticamente literalmente. 

Mas em Marcos 1:8, João afirma que o Messias os batizaria com o Espírito Santo, deixando de fora uma menção ao fogo. Isso parece indicar que João simplesmente usou “fogo” como um descritor do Espírito Santo. 

Como o evangelho de Marcos é muito mais curto, ele provavelmente não adicionou a palavra “fogo” ao seu relato para mantê-lo curto enquanto descrevia a mesma ideia.

Então, o ponto de João Batista é que enquanto ele está batizando as pessoas com água como um sinal externo de seu arrependimento e fé em Deus, Jesus viria com um batismo do Espírito Santo. O que significa que ele literalmente imergiria seus seguidores no Espírito de Deus.

E uma vez que seus seguidores fossem imersos pelo Espírito Santo, este seria o fator determinante entre a salvação eterna ou o juízo eterno. 

O batismo no Espírito Santo é o garfo joeirar, separando o trigo e o joio. Assim, embora o batismo nas águas seja importante, o batismo do Espírito Santo é uma marca da fé salvadora.

Mas quando João Batista disse que Jesus nos batizaria com o Espírito Santo, como isso realmente se parecia?

batismo com espirito santo

O que significa o batismo do Espírito Santo

Depois que Jesus subiu ao céu e todos os seus seguidores se reuniram, temos o primeiro vislumbre do batismo no Espírito Santo no dia de Pentecostes.

Quando o dia de Pentecostes chegou, eles estavam todos juntos em um só lugar. E de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E línguas divididas como de fogo apareceram para eles e pousaram sobre cada um delestodos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem. – Atos 2:1-4

Quando o Espírito Santo cai pela primeira vez sobre os discípulos, ele aparece como uma língua de fogo que repousa sobre cada um deles. E nesse momento, eles recebem poder, autoridade e dons especiais que usam para espalhar a mensagem de Jesus.

Embora o Pentecostes tenha sido uma circunstância extraordinária, qualquer um que venha à fé em Jesus é batizado no Espírito Santo e recebe dons espirituais (1 Coríntios 12:4). Esses dons devem ser usados ​​para servir a missão de Jesus por meio da Igreja.

O Espírito Santo também é aquele que capacita a transformação da vida. O apóstolo Paulo nos diz que se andarmos com o Espírito, então colheremos os frutos do Espírito, a saber: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, mansidão, fidelidade e domínio próprio (Gálatas 5:22- 23).

batismo de fogo na bíblia

Existe um “Segundo Batismo?”

Nos círculos mais carismáticos da Igreja, certos líderes cristãos costumam falar de um segundo batismo que normalmente é quando você recebe o dom espiritual de línguas. 

Este segundo batismo tem menos a ver com sua salvação e mais com o exercício de dons carismáticos como línguas, sua interpretação ou profecia.

Existe um debate considerável entre os crentes sobre se esses dons do Espírito Santo ainda estão operando na Igreja. 

Os cessacionistas afirmam que o uso adequado desses dons terminou com a primeira geração da igreja, liderada pelos apóstolos. 

Os continuacionistas, por outro lado, argumentam que todo dom espiritual continua operando na igreja hoje. 

Seguidores de Jesus fiéis e crentes na Bíblia estão em ambos os lados deste debate.

No entanto, há pouco apoio bíblico para a ideia de que você precisa ser imerso pelo Espírito Santo uma segunda vez antes de poder acessar todos os seus dons. Já que você está em Cristo desde o momento da sua salvação, todo dom operativo está disponível para você a partir desse momento.

Normalmente, como se usa a frase “batismo de fogo”?

Você pode estar se perguntando, como “batismo de fogo” passou a ser usado para descrever duras provações?

Ironicamente, usar a frase nesses casos é, na verdade, uma citação errônea de uma ideia bíblica diferente, prova de fogo, que encontramos em 1 Pedro.

Nisto vocês se alegram, embora agora por um pouco, se necessário, vocês tenham sido contristados por várias provações, para que a autenticidade testada de sua fé – mais preciosa do que o ouro que perece, embora seja testado pelo fogo – seja encontrada em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. – 1 Pedro 1:6-7

O ponto de vista de Pedro é que as difíceis provações e dificuldades de nossas vidas são como um fogo que testa a autenticidade do ouro e que queima todas as impurezas do metal. 

Embora não gostemos do fogo, ele serve para aguçar nossa fé e acelerar nossa maturidade. Essa é provavelmente a ideia pretendida quando alguém casualmente usa a frase “batismo de fogo”. 

É apenas uma pequena citação errada da frase original “julgamento de fogo”.

Batismo com Espírito Santo e Fogo

3 maneiras de saber que você está em sintonia com o Espírito Santo

Assim que você coloca sua confiança em Jesus, o Espírito Santo passa a residir em sua vida. Ele está sempre com você, e seu poder está sempre disponível para você. 

Aqui estão 3 maneiras pelas quais você sabe que está explorando o poder sobrenatural que Jesus lhe deu através da presença de seu Espírito.

1.  Você está crescendo no amor. 

Um dos principais marcadores da obra do Espírito Santo em sua vida é a maneira como você ama os outros. Esta é uma das últimas coisas que Jesus disse aos seus discípulos antes de ir para a cruz.

Nisto todos saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. – João 13:35

O mundo saberá que seguimos Jesus não pela forma como votamos ou quantos domingos por ano frequentamos a igreja. O mundo saberá sobre Jesus pela maneira como mostramos seu amor.

2.  Você está se tornando mais parecido com Jesus. 

Outro aspecto fundamental de andar no Espírito é que sua vida começará a se parecer cada vez mais com Jesus. 

Você começará a se afastar de coisas como amargura, ciúme, ganância, luxúria e raiva. Você caminhará em direção a coisas como amor, bondade, generosidade, justiça e pureza. E isso porque seguir Jesus revoluciona tudo em sua vida.

Paulo coloca assim:

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. O velho faleceu; eis que chegou o novo. – 2 Coríntios 5:17

3. Você está vivendo com propósito. 

Todos nós queremos viver com propósito. Na verdade, é um desejo que Deus colocou dentro de você. Davi coloca assim em um de seus salmos:

Clamo ao Deus Altíssimo, ao Deus que cumpre o seu propósito para mim. – Salmo 57:2

A coisa sobre andar com o Espírito é que ele dá muito significado e propósito à sua vida. Ele cumpre seu propósito em você. Ele faz com que você se torne a pessoa que sempre quis ser. 

Você cumpre seu propósito quando usa suas paixões, dons e habilidades únicas para amar e servir aos outros em nome de Jesus. 

E essa é exatamente a obra que o Espírito Santo fará dentro de você se você andar com ele e ouvir a sua voz.

E é isso que significa ser batizado com fogo do Espírito Santo.


Autor Dale Chamberlain.

Botão Voltar ao topo