Qual o Significado de Mundo e o que Representa na Bíblia

Quando falamos em mundo, logo pensamos na terra, este planeta em que vivemos, mas, figuradamente tem vários sentidos na revelação bíblica. Veremos aqui 3 Significados e Representações de Mundo na Bíblia.

Esses são os 3 Significados e Representações de Mundo na Bíblia:

1. Representando a Humanidade

A primeira figura de mundo na bíblia que vamos falar, representa a humanidade. Veja esses textos abaixo em que a palavra está significando humanidade.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16).

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. (João 15:18).

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (Atos 17:31).

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. (2 Coríntios 5:19).

E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo. (João 4:42).

2. Representando as Vantagens Materiais que Despertam a Cobiça

Na tentação de Jesus, o Diabo mostrou os reinos do mundo e a glória deles e ofereceu tudo a Jesus se este o adorasse (Mateus 4:8,9).

Muita gente iludida com a glória do mundo, atende ao inimigo Satanás e o adora, por uma pequena parcela das coisas materiais. Jesus disse:

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16:26).

Um companheiro de Paulo se desviou buscando o mundo. Foi Demas, o qual aparece na saudação aos colossenses (Colossenses 4:14).

Paulo o considerava como cooperador junto com Lucas, na saudação a Filemom (Fm v 24). A última referência ao seu nome é uma história triste:

Pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. (2 Timóteo 4:10-NVI).

A palavra século (na ARC) não representa espaço de cem anos, mas é a vantagem aparente do mundo. É a mesma que em Romanos 12.2, que aparece como advertência:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

3. Representando as Coisas Corrompidas pelo Pecado

Nessa outra representação, mundo simboliza as coisas passageiras e corrompidas. Para entender melhor, veja os textos de exemplo abaixo.

João recomenda em sua epístola:

Não ameis o mundo… Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1 João 2:15 e 17).

A mulher de Ló foi levada para fora de Sodoma pela mão do anjo, contudo sentia saudade da glória do mundo, e então olhou para trás e foi transformada numa estátua de sal (Gênesis 19:26).

Jesus adverte: “Lembrai-vos da mulher de Ló” (Lucas 17:32). Em outras palavras, Jesus nos adverte para não nos prendermos as coisas passageiras desse mundo, correndo o risco de perdermos o que é eterno.