3 visões a respeito de Davi
Esboço de pregação expositiva em 1 Samuel 16:1-13, sobre o chamado de Davi com o tema: 3 visões a respeito de Davi.
Tema: 3 visões a respeito de Davi
Texto: 1 Samuel 16:1-13
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Samuel 16:7
Objetivo: CONSOLADOR – Mostrar que Deus enxerga o coração e o valor de cada crente, mesmo quando outros não reconhecem seu potencial.
Introdução
Amados irmãos, se olhássemos para todos os filhos de Jessé, incluindo Davi, certamente nenhum de nós escolheria Davi para ser o rei de Israel no lugar de Saul.
Mas, ainda bem que existe um Deus que seus olhos são como chama de fogo. Ele vê tudo. Ele vê além. Glória a Deus por isso!
Quantas pregações já ouvimos neste texto. Quantos temas de congressos inspirados nesta passagem. Mas, hoje Deus que nos revelar seus mistérios mais uma vez nesta história onde Ele chama Davi.
A história da escolha de Davi como rei nos revela como diferentes pessoas podem ter perspectivas diversas sobre um mesmo indivíduo.
Enquanto a visão humana é muitas vezes limitada e cheia de preconceitos, a visão de Deus é perfeita e plena.
Na pregação de hoje, vamos explorar as três visões presentes nesta narrativa: a visão dos homens da casa, a visão do profeta e a visão de Deus.
A primeira visão que vemos nesta passagem bíblica é a…
I. A visão dos da casa – Preconceituosa (1 Samuel 16:11)
“Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas.”
A visão dos da casa, representa a visão preconceituosa do pré-julgamento. Jesus mesmo passou por isso.
Para os da casa, Davi era o menor e irrelevante: ele nem foi chamado para o sacrifício, pois estava cuidando das ovelhas.
Eles não acreditavam que Davi faria falta ou que o profeta precisaria vê-lo. Aos olhos de sua família, ele não era importante o suficiente para estar na reunião com o profeta.
Para eles, Davi era o menor: Não só em idade, mas também em relevância e capacidade.
Muitas vezes, aqueles mais próximos de nós não reconhecem nosso valor.
Contudo, Deus vê além das aparências e levanta os humildes para propósitos maiores.
“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).
Quantas vezes somos julgados pelo que fazemos ou pela nossa aparência? Deus, porém, usa os improváveis para realizar grandes obras (1 Coríntios 1:27).
A segunda visão que vemos nesta passagem é a…
II. A visão do profeta – Limitada (1 Samuel 16:7)
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado;
A visão do profeta representa a visão ministerial. Representa a visão religiosa. E, representa a visão da boa intensão, mas limitada.
Samuel era um homem de Deus, mas suas percepções eram humanas. Ao ver Eliabe, julgou pela aparência e pela estatura.
Mesmo com boas intenções, Samuel só podia enxergar o exterior. Foi necessário que Deus o corrigisse e o ensinasse a olhar para o coração.
Nossas avaliações, mesmo bem-intencionadas, são limitadas. Sem a direção de Deus, podemos julgar erroneamente.
Até os mais espirituais podem se enganar quando julgam pelas aparências. É preciso buscar a direção de Deus para ver o verdadeiro valor das pessoas e das situações.
Devemos buscar discernimento espiritual para ver as pessoas como Deus as vê.
A terceira visão que vemos aqui é a…
III. A visão de Deus – Plena (1 Samuel 16:1, 7, 12)
porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
Deus já havia escolhido Davi antes mesmo de Samuel saber: “Tenho provido de um rei” (v.1).
Deus viu que o coração de Davi era maior que suas imperfeições. Ele viu em Davi alguém segundo o Seu propósito.
Deus vê o que nenhum homem vê. Enquanto os homens enxergavam apenas o exterior, Deus via o interior.
Deus vê o passado; Deus vê o presente e Deus vê o futuro.
Davi, no Salmos 139:14 disse:
“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.”
Deus conhece nosso potencial, nossos dons e nossas falhas, mas escolhe nos usar para Sua glória.
Conclusão desta pregação
As três visões sobre Davi nos mostram que:
>>Os homens podem ser preconceituosos e limitados.
>>Apenas Deus tem uma visão perfeita e plena.
Assim como Deus viu em Davi um rei, Ele vê em nós um propósito maior do que podemos imaginar.
Qual visão estamos priorizando em nossas vidas?
Entregue hoje seu coração, sua vida Àquele que tudo sabe e tudo vê! Só Ele pode curar seu passado, cuidar do seu presente e te dar um futuro de bênçãos!
Dicas para pregar este sermão sobre o chamado de Davi
Leia várias vezes 1 Samuel 16 (se puder também 1 Samuel 15) no mínimo 3x: Você precisa dominar o assunto. Isso te ajudará aplicar as lições. Além disso, te dará segurança na hora de pregar.
Explique o contexto de 1 Samuel 16:1-13: Você pode começar desde a desobediência de Saul. Apesar de ser uma história que muitos conhecem na igreja, é importantes narrar a história bíblica.
Narre a história toda e depois apresente as lições (tópicos): Ou seja, primeiro você conta de forma resumida a história do chamado de Davi. Desde a ordem para o profeta ir na casa de Jessé até a unção de Davi. Depois disso, fale para a igreja que você vai compartilhar 3 lições nesta passagem.
Aplique cada lição (tópico): Este esboço apresenta 3 visões a respeito de Davi. Cada visão, está distribuída em um tópico. E cada tópico precisa ser aplicado com profundidade. Não tenha pressa. Para isso, é importante que você se atente para o tempo administrando bem durante a pregação.
Confira mais esboços de pregação sobre Davi.
Agradeço pois aprendi muito sobre esse ponto de vista. Estou satisfeito e muito grato Deus abençoe sua vida pastor André ja estou ansioso para ver e aprender mais.