Sermão: Antes que a Lâmpada de Deus se Apague

Esboço de sermão sobre antes que a lâmpada se apague com o tema: “Ouvindo a Voz de Deus em um Mundo Barulhento”.

Tema: “Ouvindo a Voz de Deus em um Mundo Barulhento”

Texto base para este sermão: 1 Samuel 3:1-10

“1 E O JOVEM Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. 2 E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver), 3 E estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, onde estava a arca de Deus, 4 O SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui. […] 10 Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.”

Introdução:

O mundo em que vivemos é cada vez mais barulhento e caótico. Muitas vezes, é difícil ouvir a voz de Deus em meio a tudo isso. Mas a história de Samuel nos ensina que, se estivermos dispostos a ouvir e obedecer, podemos ouvir claramente a voz de Deus e cumprir seu propósito para nossas vidas.

I. A história de Samuel

• A história de Samuel, que foi chamado por Deus quando ainda era criança (1 Samuel 3:1-18)
  • A importância de estar disposto a ouvir a voz de Deus, mesmo quando ela parece fraca ou distante
  • A importância de obedecer a Deus, mesmo quando isso significa ir contra as expectativas das pessoas ao nosso redor

II. A lâmpada de Deus

• A lâmpada que Samuel dormia perto representa a presença de Deus na vida dele
  • A importância de manter a lâmpada de Deus acesa em nossas vidas, através da oração, leitura da Bíblia e comunhão com outros cristãos
  • A necessidade de buscar a Deus constantemente, para que não percamos a sensibilidade para ouvir a sua voz

III. A voz de Deus em um mundo barulhento

• Vivemos em um mundo barulhento e caótico, onde é fácil perder a sensibilidade para ouvir a voz de Deus
  • Devemos buscar momentos de silêncio e solidão para ouvir a voz de Deus, seja através da oração, meditação ou adoração
  • Devemos estar dispostos a obedecer a Deus, mesmo quando isso significa ir contra a cultura ao nosso redor

Conclusão:

A história de Samuel nos ensina que, se estivermos dispostos a ouvir e obedecer, podemos ouvir claramente a voz de Deus e cumprir seu propósito para nossas vidas.

Não podemos permitir que a lâmpada de Deus se apague em nossas vidas.

Devemos buscar a Deus constantemente e estar dispostos a obedecê-lo, mesmo quando isso significa ir contra as expectativas do mundo ao nosso redor.

Que possamos ouvir claramente a voz de Deus em meio a um mundo barulhento e cumprir o propósito que ele tem para nossas vidas. Amém!

Se você gostou deste sermão sobre antes que a lâmpada se apague, então veja mais esboços de pregação aqui.