Deus tem algo especial para você

Texto da pregação sobre José: Gênesis 37:1-11

Introdução:

O Senhor tem planos para nós que são muitos melhores que os nossos. Vemos coisas e formulamos planos que achamos que seriam maravilhosos, mas Deus tem algo muito mais especial para nós do que jamais poderíamos imaginar. 

Um olhar sobre a vida de José ilustra essa verdade. A vida de José demonstra quatro fatos verdadeiros que você encontrará ao percorrer o caminho que Deus abriu para você. 

Se você puder se lembrar dessas verdades, não importa quão escuras sejam as nuvens, quão deprimentes sejam as circunstâncias ou quão diligentes sejam os críticos, você sempre estará ciente do fato de que Deus tem algo especial para você.

I. Há uma pessoa especial dentro de você (Gênesis 37:1-4)

A. José era diferente 

Se você ler a história de sua vida, notará claramente que José se destacou de seus irmãos em seu compromisso, seu caráter e em suas roupas e, como resultado, seus irmãos o odiavam!

B. Ser diferente é socialmente inaceitável 

O segredo da popularidade é a conformidade. O mundo nos diz que para se dar bem, você deve ir junto. Este é o grito do mundo. Todo mundo quer se encaixar, todo mundo quer ser aceito.

C. Ser diferente é bom 

Enquanto o mundo nos chama para nos conformarmos, a Bíblia nos dá uma mensagem muito diferente. A Bíblia nos adverte contra a conformidade, Romanos 12:1. Isso significa literalmente: “Não deixe que o mundo o pressione em seu molde”.

D. Seja diferente porque você é diferente 

A principal razão pela qual você deve ser diferente é porque você é! Deus fez de você um indivíduo, e você não tem que se conformar com a multidão. 

Há aqueles que são como qualquer multidão que eles cercam. Eles adoram com os santos e rastejam com os pecadores. Isso não deveria ser assim! Pense em Daniel, aos 17 anos, ele tomou uma posição que foi a equivalente ao suicídio social. Ele escolheu ser diferente. Como resultado, Deus foi capaz de abençoar sua vida e obter grande glória de Daniel.

E. Tudo o que estou dizendo é que você não precisa se encaixar no molde de ninguém para ser aceito. A única pessoa que você tem que agradar é o Senhor Deus! 

Se você está vivendo sua vida de uma maneira que agrada a Ele, então está vivendo o tipo certo de vida. Nunca se venda para este mundo ou para pessoas que querem fazer você gostar delas! 

Decida-se a não se contentar com nada menos do que a aprovação de Deus sobre sua vida. Afinal, Ele te criou, Ele te ama, Ele morreu por você, e se você é salvo, Ele te salvou. Você está indo para o Céu para viver com Ele por toda a eternidade. 

Perceba e reconheça que você é único entre todas as pessoas que já viveram ou viverão. Deus te fez especial e seu dever é viver para Ele.

I. Existe uma pessoa especial dentro de você.

II. Existe um plano especial para você (Gênesis 37:5)

A. Este versículo nos diz que José teve um sonho. 

Nesse sonho, o Senhor revelou o futuro a José. Nesse sonho, Deus mostrou a José que um dia todos os recursos (feixes) e todos os governantes (estrelas) do mundo se curvariam aos pés de José.

B. Deus tem um plano especial.

Deus tinha um plano especial para a vida de José, e Ele também tem um plano especial para sua vida. 

Infelizmente, muitas pessoas não têm fé ou visão para descobrir qual é o plano de Deus para elas. 

Há algo que Deus quer que você faça! Ele tem algo para você fazer que ninguém mais pode fazer. Ele quer trabalhar em você e através de você de uma maneira muito única e especial. E Ele tem algo que só você pode fazer e não será feito a menos que você o faça!

C. Saiba que haverá aqueles por perto que tentarão sufocar seus sonhos. 

Também haverá aqueles que vão te odiar porque você tem um sonho. Observe como os irmãos de José reagiram a ele, v. 19. Sempre haverá aqueles que não têm fé e visão e lhe dirão que seus sonhos são impossíveis. 

Ilustrações:

O sogro de Alexanders Graham Bell chamou o telefone de “um brinquedo com o qual ninguém vai brincar.” O famoso físico britânico, Lord Calvin, disse: “O rádio não tem futuro”. “O computador é absolutamente inútil.”

Em 1901 foi construído o primeiro automóvel Mercedes. Em 1903, os irmãos Wright voaram com sucesso em um avião motorizado. E em 1904 foi desenvolvida a célula fotoelétrica. Tudo isso apenas cinco anos depois que o Sr. Duell disse que não havia mais nada a ser inventado. Mas, independente do que os críticos digam, nunca deixe ninguém matar seus sonhos. 

D. Deus cuidou de José.

Era a verdade que Deus tinha um plano para José que o sustentou durante os tempos em que foi escravo no Egito e quando esteve na prisão. Posso dizer que viver a vida sabendo que Deus não tinha planos para nossas vidas seria o inferno na terra! Lembre-se sempre que você é uma pessoa especial criada para um propósito especial!

E. Muitas vezes, durante as tempestades e batalhas da vida, nossos sonhos parecem ser tudo o que nos resta!

I. Existe uma pessoa especial dentro de você.

II. Existe um plano especial para você.

III. Há problemas especiais para você (Gênesis 37:18-36)

A. A vida de José é cheia de grandes problemas e provações. 

No v. 18, seus irmãos conspiraram contra ele. No v. 21, ele foi jogado em uma cova. 

No v. 28, ele foi vendido como escravo. 

No capítulo 39, ele é falsamente acusado de estupro. 

Capítulo 40 é lançado na prisão. 

José foi abandonado por sua família, esquecido por seus amigos e frustrado por seus fracassos. 

Por favor, lembre-se de que todas essas coisas que aconteceram com José eram apenas parte do plano de Deus para sua vida.

B. Esta é uma pílula difícil de engolir, mas ainda é verdade: a vida é injusta! 

Se o Senhor da glória veio a esta terra e foi crucificado, então o que nos faz pensar que a vida nos tratará com justiça? 

Por que essas coisas aconteceram a um jovem que era culpado de nada mais do que obedecer à vontade de Deus? A resposta é encontrada em Gênesis 50:20. 

Veja, José é a ilustração do Velho Testamento para uma das maiores promessas do Novo Testamento, Romanos 8:28.

C. Através de todos os problemas que José enfrentou, o Senhor está ensinando a ele a diferença entre envelhecer e crescer! 

Precisamos lembrar que Deus está sempre fazendo grandes coisas em nossas vidas. Lembrar disso nos ajudará quando as nuvens de tempestade da vida começarem a se reunir ao nosso redor.

1. Deus está sempre guiando você – Salmo 37:23

2. Deus está sempre guardando você – Salmo 121:5-8

3. Deus está sempre vigiando você – Ele está constantemente medindo nosso crescimento. Deus está muito mais preocupado com a forma como reagimos ao que enfrentamos do que o que enfrentamos. – Salmo 105:17-19

4. Deus está sempre fazendo você crescer – Deus não está tão preocupado em nos livrar de nossa bagunça, mas em nós crescer fora da bagunça em que estamos. Ele está no negócio de construir santos.

D. Tudo que Deus permite é para o seu bem.

Lembre-se, o que quer que você enfrente neste mundo, por mais profundos e escuros que sejam os vales pelos quais você é chamado a caminhar, por mais pesadas que sejam as cargas que você é chamado a carregar, Deus está apenas permitindo que essas coisas em sua vida fortaleçam e ajudem você se torna mais como Ele. 

A questão é: Como você está respondendo aos problemas que surgem em seu caminho?

I. Existe uma pessoa especial dentro de você.

II. Existe um plano especial para você.

III. Existem problemas especiais para você.

IV. Há uma pessoa especial com você (Gênesis 39:2)

A. Deus sempre esteve com José.

Repetidamente, a Bíblia nos diz que Deus sempre esteve com José – 39:2; 39:3; 39:21; 39:23; Atos 7:9. Em tudo que José enfrentou, ele teve um Auxiliar e um Companheiro!

Três vezes no capítulo 39 nos é dito que o Senhor estava com José. Será útil para nós ver como o Senhor estava com ele.

1. Deus estava com ele em servidão (39:1-3)

Mesmo sendo um escravo, José se comportou como o governante que Deus o estava preparando para ser. 

Em vez de murmurar, lamentar e reclamar de sua situação, ele apenas serviu Potifar e fez o melhor trabalho que podia fazer. 

Que lição! Se alguma vez esperamos governar, devemos primeiro aprender a servir! Você nunca terminará até que aprenda a estar por baixo! José estava aprendendo sobre humildade.

2. Deus Estava Com ele na tentação (39:7-19) 

A mulher de Potifar tentou tudo ao seu alcance para seduzir José, mas ele permaneceu forte no Senhor e rechaçou seus avanços. 

Deus estava ensinando a José que nenhum preço poderia ser colocado em uma consciência limpa. Ele perdeu o casaco, mas manteve a consciência. 

Deus estava ensinando a José uma lição de pureza e autocontrole. Ambos são essenciais para quem ocupa cargos de liderança.

3. Deus estava com ele no sofrimento (39:21-23)

Mesmo quando José foi forçado a suportar a vergonha de um cárcere, Deus estava com ele e o abençoou.

B. Deus fez José triunfar.

Bem, você conhece o resto da história. Deus transformou tragédia, tentação, tormento e problemas em um grande triunfo. 

Deus realizou todos os sonhos de José, ensinando a José e a nós esta lição (1 Pedro 5:6-7).

C. José nunca desistiu do Senhor. 

Ele nunca parou de acreditar, ele nunca parou de confiar, ele nunca parou de sonhar até que o Senhor fez acontecer tudo em sua vida que Deus queria fazer. 

Em meio a tudo isso, José nunca desistiu, nunca abandonou sua fé e nunca vacilou diante do que o Senhor permitiu em sua vida. Como resultado, ele ganhou a vitória e você também pode (1 Co 15:58).

Conclusão

Bem querido amigo, às vezes pode parecer que o mundo e a carne e o diabo estão vencendo. Mas lembre-se com Deus do seu lado, você sempre vencerá porque Ele tem algo especial para você. 

Então, continue sonhando, continue confiando, continue servindo porque Deus está preparando uma grande vitória para você desfrutar. Ele realmente tem algo especial para você!

Se você gostou deste esboço de sermão sobre José, então veja mais sermões aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo