Quem eram os Papas do Tempo de Lutero?

Os Papas do Tempo de Martinho Lutero

Muitos de nós sabemos sobre a reforma protestante, assim como a história de Martinho Lutero, mas não sabem quem eram os Papas do tempo de Lutero. Vejamos então quais eram os Papas:

Os Papas do Tempo de Lutero eram:

Papa Júlio II – 1503 a 1513

Quem eram os Papas do Tempo de Lutero

Júlio II sendo o cardeal mais rico, percebendo vultuosa renda de numerosos bispados e de propriedades de igrejas, comprou o seu pontificado.

Ainda quando cardeal, ridicularizou o celibato, envolvendo-se em disputas intermináveis a respeito da posse de cidades e principados, manteve, e comandou, pessoalmente, vastos exércitos.

Foi chamado o “papa guerreiro”. E também expediu indulgências.

Era ele o papa quando Lutero visitou Roma, ficando apavorado com o que viu.

Papa Leão X – 1513 a 1521

Papas do Tempo de Lutero-papa leão x

Leão X era o papa quando Martinho Lutero começou a Reforma protestante.

Filho de Lourenço de Médicis, foi feito arcebispo aos 8 anos de idade e cardeal aos 13.

Nomeado para 27 diferentes cargos eclesiásticos, o que significava para ele, grande renda, antes dos 13 anos.

Foi ensinado a considerar os cargos eclesiásticos como simples fonte de renda. Negociou o trono papal e vendeu honrarias eclesiásticas.

Vendiam-se todos os cargos da Igreja e muitos outros foram criados para esse intuito.

Nomeou como cardeais crianças de 7 anos. Manteve-se em infindáveis negociações com reis e príncipes, trapaceando, com vistas ao poder secular, de todo indiferente ao bem-estar religioso da Igreja.

O Papa Leão X manteve a corte mais luxuosa e imoral da Europa.

Seus cardeais rivalizavam com reis e príncipes em deslumbrantes palácios e passatempos imorais, servidos de enorme criadagem.

E, todavia, esse sibarita confirmou a bula “Unam Sanctam”, na qual se declarava que todas as criaturas humanas deviam submeter-se ao Pontífice Romano para serem salvas.

Expediu indulgências a preços taxados; declarou que a incineração de hereges era de ordem divina.

Adriano VI, 1522-3. Clemente VII, 1523-34. Paulo III, 1534 49, teve muitos filhos ilegítimos; inimigo decidido dos protestantes, ofereceu a Carlos V um exército para dar-lhes com bate.

Esses eram, portanto, os dois Papas que Martinho Lutero teve que enfrentar, mas, com Deus ao seu lado foi vitorioso.

Inscrição biblioteca do pregador-1
Redação BP

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu email