Quem foi o rei Abias e o que aprendemos com sua história?

Se você gosta de histórias de reis valentes e batalhas épicas, então precisa conhecer quem foi Abias na bíblia, essa é a história que você não pode ignorar. 

Abias nasceu em uma época tumultuada da história de Israel, ele liderou seu exército contra um inimigo muito mais poderoso e confiou em Deus para vencer uma guerra que parecia impossível. 

Além disso, sua vida foi marcada por um grande pecado, mostrando que mesmo os líderes mais poderosos podem ter falhas. Para entender melhor, conheça agora quem foi Abias na bíblia e como ele se tornou um dos grandes líderes de Judá.

Quem foi Abias na bíblia?

Vamos falar agora sobre o Rei Abias, um importante personagem da história de Israel. Abias, também conhecido como Abijah, nasceu em aproximadamente 913 a.C., filho do rei Roboão e de Maaca, filha de Absalão. 

Ele nasceu na cidade de Jerusalém, a capital do Reino de Judá. Seu nome significa “meu pai é Deus”, o que reflete a importância da fé em Deus em sua vida.

Ele teve 14 esposas e 38 filhos, sendo 22 homens e 16 mulheres. Sua dinastia vinha da casa de Davi, e ele reinou de 915 a 912 a.C., morreu por volta de 907 a.C. e foi sepultado no sepulcro dos Reis.

A confiança de Abias e a vitória que Deus concedeu

Abias se tornou rei de Judá após a morte de seu pai, Roboão, quando tinha cerca de 41 anos. Durante seu breve reinado, ele enfrentou uma grande ameaça: Jeroboão, rei de Israel, estava reunindo um exército para invadir Judá.

Nessa época, Israel abandonou os mandamentos de Deus e estava servindo a religiões falsas. No segundo livro de Crônicas, no capítulo 13, encontramos o discurso ousado que Abias fez para o exército inimigo antes de iniciar a guerra.

Em sua narrativa, ele demonstrou que venceria a guerra mesmo sabendo que tinha a metade dos homens guerreiros que seu inimigo. Segundo a bíblia, seu exército continha 400.000 homens, enquanto o outro, tinha uma força militar muito maior, de 800.000 homens.

Mesmo assim, ele exaltou o nome de Deus, mostrou para todos que Ele estava do lado deles e, porque estava. Em seu discurso ele dizia no versículo 10: “Porém, quanto a nós, o Senhor é nosso Deus, e nunca o deixamos; temos sacerdotes, que ministram ao Senhor, a saber, os filhos de Arão e os levitas na sua obra.” 

Dessa forma, além de demonstrar a sua certeza na vitória, o seu discurso também serviu para fortalecer a fé do seu exército. Apesar disso, Jeroboão não temeu ao Senhor e projetou um ataque sorrateiro contra Judá. Porém, quando o exército inimigo estava para atacar, os homens de Judá gritaram e Deus feriu a Jeroboão e a todo o exército de Israel diante de Abias e de Judá.

O resultado foi uma grande vitória para Judá, com Jeroboão perdendo 500.000 homens. Abias também tomou várias cidades importantes de Israel, fortalecendo ainda mais o Reino de Judá.

Qual foi o pecado do rei que o tirou do trono?

Apesar da sua demonstração de confiança, ele não eliminou completamente a idolatria em Judá. Isso fez com que Deus o punisse, e ele teve problemas de saúde durante toda a sua vida.

Mesmo assim, seu nome aparece nas escrituras como um dos grandes reis de Judá. Durante seu pouco tempo no trono, ele fortaleceu as defesas de Jerusalém, após o seu discurso corajoso ele incentivou o povo a adorar a Deus e liderou seu exército com coragem e determinação. 

O que podemos aprender quando entendemos quem foi Abias na bíblia?

Cada personagem bíblico nos ajuda a entender como se aproximar de Deus, o que pode nos fazer errar e a melhor maneira de conduzir o nosso coração na sua presença.

Abias, por exemplo, nos mostrou pelo seu discurso que ele estava certo da vitória, ele indicou em quais pontos eram fiéis. Quando lemos II Cr. 13: 4-12, sentimos o vigor do seu discurso. 

Assim, aprendemos com essa história que quando estamos com o coração limpo e disposto a agradar a Deus, a sua virtude nos acompanha em tudo o que formos fazer.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo