Quem foi Acã: História e Lições de desobediência e Maldição

Quem foi Acã na bíblia e como a sua história pode nos ajudar a entender o valor de obedecer a Deus?

É sobre isso que iremos conversar neste artigo, hoje, vamos conhecer as consequências da desobediência para o indivíduo e para a nação.

Antes de tudo, vale a pena lembrar que o livro de Josué é muito importante para quem deseja ter uma segunda chance. Isso porque a narrativa dele leva a um reconhecimento da graça e misericórdia divina. 

O contexto desse livro mostra que apesar da falha dos israelitas, Deus lhes deu outra oportunidade. Por outro lado, ele mostra o perigo e as consequências do pecado e da desobediência como aconteceu com Acã e toda a sua família. 

Quem foi Acã e qual foi a sua desobediência?

Esse personagem se encontra no livro de Josué no Antigo Testamento. Ele era filho de Carmi, da tribo de Judá. (Josué 7: 1)

Seu nome ganhou destaque devido à sua desobediência a Deus, quando tomou para si coisas referentes à destruição de Jericó. 

Segundo o relato bíblico, Deus ordenou que o povo destruísse toda a cidade e tudo o que havia nela, mas que preservasse a casa de uma prostituta chamada Raabe e tudo o que ela possuía, como recompensa por ajudar os espias de Israel. (Josué 6: 25) 

No entanto, ele desobedeceu a essa ordem e pegou para si um manto babilônico, duzentos siclos de prata e uma barra de ouro que estavam entre os despojos de guerra. (Josué 7: 21)

Por isso, a maldição que recaiu sobre ele e sua família foi severa, pois devido a sua desobediência Israel sofreu uma grande derrota quando foi lutar contra a cidade de Ai. (Josué 7: 5)

As consequências do pecado é a morte

Naquele tempo, uma nação não tinha essa ideia de individualismo que temos hoje, por isso, o erro de um refletia sobre todos. Isso porque a violação das instruções rompia a confiança entre Deus e Israel.

Assim, para que houvesse a benção de Deus, era necessário lidar com o pecado e com o pecador para, assim, mal sair do meio do povo.

Como Deus revelou a Josué que o pecado estava no acampamento, ele, então, convocou todas as tribos de Israel para se apresentarem diante de Deus, tribo por tribo, e o problema estava na tribo de Judá. 

Daí, quando essa tribo se apresentou diante de Josué, Acã confessou sua desobediência a Deus e mostrou onde havia escondido os despojos de guerra em sua tenda. Ele e toda a sua família foram então apedrejados até a morte, e seus corpos foram queimados e cobertos de pedras. 

O local ficou conhecido como “o vale de Acor”, que significa “vale de perturbação”, em referência à perturbação que o pecado dele causou ao povo de Israel.

Quem foi Acã e o que podemos aprender com sua história?

Primeiramente, mostra a importância da obediência a Deus. Esse homem não apenas desobedeceu a Deus, mas também prejudicou toda a nação de Israel com seu pecado. 

Nossas ações têm consequências não apenas sobre as nossas vidas, por isso, devemos sempre buscar a vontade de Deus em tudo o que fazemos.

Além disso, devemos lembrar que o pecado não deve ser ignorado ou encoberto. Josué, por exemplo, teve que lidar com o pecado e tomar medidas drásticas para purificar o acampamento de Israel. 

Da mesma forma, devemos estar dispostos a confessar nossos pecados e lidar com as consequências de nossas ações.

Quando Deus revelou a Josué que havia pecado no acampamento, ele convocou todas as tribos de Israel para se apresentarem diante de Deus. 

Isso mostra que o pecado dele não era apenas um problema pessoal, mas afetava toda a nação de Israel. Daí, a importância de buscar ajuda e apoio da comunidade cristã quando enfrentamos dificuldades e tentações.

Embora a maldição que recaiu sobre ele e sua família possa parecer severa, Deus é justo e santo. O pecado é uma ofensa contra Deus, e a justiça de Deus exige que o pecado seja punido. 

Por fim, essa história nos ajuda a entender quem foi Acã e as consequências de deixar o pecado tomar conta das nossas ações.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo