Quem foi Demas e o que sabemos sobre ele abandonar Paulo?

Se manter em fidelidade sempre foi um desafio para muitos daqueles que desejam servir a Deus. Isso porque, podemos encontrar influências seculares, dúvidas persistentes, experiências negativas e até mesmo pressões sociais que nos tentam abandonar nossa fé.

Podemos exemplificar esse obstáculo, conhecendo quem foi Demas e o que sabemos sobre ele abandonar Paulo

A história dele, apesar de não mostrar muitos detalhes, serve como um lembrete poderoso das tentações e desafios que podem surgir ao longo de nossa jornada de fé. 

Embora saibamos pouco sobre ele, a sua deserção nos chama à reflexão e nos convida a fortalecer a nossa fé em Cristo.

Quem foi Demas e o que sabemos sobre ele abandonar Paulo?

O nome de Demas aparece na Bíblia, algumas vezes nas epístolas do apóstolo Paulo, a primeira vez na carta aos Colossenses 4:14 e em Filemom, versículo 24, onde Paulo o descreve como um colaborador em seu ministério. 

No entanto, posteriormente, ele diz: “Porque Demas, amando o presente século, me abandonou e foi para Tessalônica”. (2 Timóteo 4:10)

Isso é tudo o que encontramos sobre este personagem no Novo Testamento. 

Todavia, essa deserção, já o bastante para entendermos que causou algum impacto na igreja que estava nascendo naquele momento.

Isso porque, quando um líder religioso abandona sua fé em Cristo, ele põe em dúvida tudo o que ensinou sobre Deus e seguir o evangelho.

Afinal, se ele que pregava, instruía e exortava, largou tudo. Então, muitos que ainda não compreenderam bem a graça de Deus, podem entender que não é tão sério assim.

O que conhecer sobre quem foi Demas pode nos ensinar?

Ainda que não tenhamos muitas informações sobre quem foi Demas e o que o levou a abandonar Paulo, essa passagem bíblica, é uma advertência sobre as tentações e os desafios que os seguidores de Jesus podem enfrentar para segui-lo.

Podemos aprender a importância de recordar o propósito profundo da nossa crença e, combater o bom combate da fé e tomar posse da vida eterna. (1 Tm 6:12)

Os poucos versículos que mencionam apenas o nome de Demas, é um convite para fortalecermos os fundamentos da nossa fé, buscando respostas para nossas dúvidas e enfrentando os desafios com coragem e perseverança. 

Devemos seguir o conselho de Paulo a Timóteo: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.”  (2 Tm 2:1)

Saber quem foi Demas pode nos ajudar a não ceder as tentações

A vida no evangelho não é tão simples como muitos imaginam, pois existem várias tentações e desafios que podem levar uma pessoa a abandonar a fé. Algumas delas são:

Influências seculares

O mundo secular pode apresentar ideologias, valores e práticas que são contrárias aos ensinamentos e princípios religiosos. A pressão para se conformar a essas perspectivas pode fazer com que uma pessoa questione sua fé e, eventualmente, a abandone.

Dúvidas e questionamentos

Questões intelectuais e dúvidas sobre a existência de Deus, a validade das Escrituras e outros aspectos da fé levam uma pessoa a questionar sua crença. 

Se não houver espaço para explorar e encontrar respostas satisfatórias, isso pode levar ao abandono da fé.

Experiências negativas

Traumas, decepções, sofrimento e eventos adversos na vida podem abalar a fé de qualquer pessoa. Por isso, todos os membros da igreja devem exercitar o amor fraternal e a humildade. (Fp 2:1-4)

Influência de outras crenças

Encontros com outras crenças, religiões ou sistemas de pensamento podem levar a questionamentos e até mesmo a conversões. 

Assim, se uma pessoa se sente atraída por outra religião ou filosofia que pareça oferecer respostas mais satisfatórias, ela pode decidir abandonar sua fé anterior. (2 Pd 3:17-18)

Estilo de vida ou prazeres mundanos

A atração pelos prazeres mundanos, como dinheiro, poder, fama, indulgência em vícios ou uma vida imoral, pode levar uma pessoa a abandonar a fé em busca de satisfação imediata e gratificação pessoal. (Lc 8:4)

Existem, ainda, aqueles que abandonam a fé devido às pressões e rejeições sociais. O conselho para esses, é ler as seguintes passagens bíblicas para se fortalecer. (Jo 15:18-19; Mt 10:22; Lc 21:17)

Esperamos que a partir do conhecimento de quem foi Demos, você encontre nestas palavras, uma maneira de renovar sua fé e continuar em seu caminho espiritual.
Leia também: Devocional: eu renovo as tuas forças.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!