Salmo 30:5 Significado de “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”

Salmos 30:5 – ACF

“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

Traduções Bíblicas de Salmo 30:5

NAA – Salmos 30:5

“Porque a sua ira dura só um momento, mas o seu favor dura a vida inteira. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

NVI – Salmos 30:5

“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.”

NVT – Salmos 30:5

“Pois sua ira dura apenas um instante, mas seu favor, a vida inteira! O choro pode durar toda a noite, mas a alegria vem com o amanhecer.”

Explicação e Comentário do Salmo 30:5

O rei Davi foi trazido de volta da beira do desespero por Deus que o resgatou. Exatamente qual foi o pecado ou queda de Davi neste caso não é claro, mas há muitos para escolher em sua história de vida nos livros de história do Antigo Testamento.

É claro que Deus amava Davi e o considerava um “homem segundo o seu coração” (Atos 13:22) e essa é mais uma razão para Deus disciplinar Davi quando ele se afastou de Deus em seu pecado. A experiência de Davi com seu Pai Celestial é que ele é justo e misericordioso e que toda a disciplina de Deus é necessária e útil para seguir a Deus e crescer à sua semelhança.

Se você está experimentando a disciplina de Deus e se sente capaz de se arrepender, então faça isso rapidamente. Ou talvez você esteja sofrendo sem ter consciência de qualquer pecado de sua parte. Deus é misericordioso. Ore por libertação, mas ore também para que seu Pai complete qualquer trabalho de refinamento que ele esteja fazendo em você através da provação.

Interpretação do Salmo 30:5, as partes chave do versículo

#1 “Pois sua raiva dura apenas um momento,”
Um bom pai ficará tão irritado quanto necessário para treinar a criança. Não é a emoção humana descontrolada que Deus está expressando, mas a justa indignação pelo pecado e rebelião. Deus não deseja ficar zangado, mas restaurar o relacionamento correto com seus filhos. Sua raiva neste contexto é expressa em sua disciplina amorosa e eficaz.

#2 “mas seu favor dura a vida inteira
Até mesmo a disciplina de Deus surge de seu favor. Davi desfruta das fiéis promessas de Deus de que abençoará sua descendência para sempre. De fato, sua promessa a Davi se estende até o trono eterno de seu Filho, Jesus Cristo, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Seu favor por nós em Cristo é tão certo e eterno.

#3 “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”
Quando você estiver no poço do choro, tenha coragem de que o seu choro, quando estiver na tristeza adequada pelo pecado, resultará em alegria quando a manhã chegar. Os profetas não hesitam em dizer a verdade do julgamento de Deus pelo pecado, mas também são fiéis em falar das promessas de restauração de Deus para sua amada noiva, sua Igreja (Am 9:14; Os 6:1; Is 61: 7).

Comentários sobre o que Significa o Salmo 30:5

Comentários com explicação do versículo

Comentário de Wiersbe

Este salmo começa e termina com ações de graças (vv. 1, 12; e ver 4 e 11). A ênfase é sobre o louvor ao Senhor por salvar Davi de uma situação perigosa e difícil, que inclui enfermidade (v. 2), proximidade da morte (vv. 3, 9), a ira de Deus (v. 5), choro (vv. 5, 11) e grande agitação emocional (v. 7).

Pode-se ver, porém, que essa tribulação também afetou Israel, pois nos versículos 4 e 5 Davi se dirige ao povo. Ao que parece, tratou-se de uma crise nacional que Davi colaborou para desencadear por haver desobedecido à vontade de Deus. Ocorreu num tempo em que o rei estava desfrutando tranquilidade e segurança e estava cheio de orgulho de si mesmo e de seu reino (vv. 6, 7).

A mensagem do salmo é clara: o Senhor perdoou Davi e o abençoou com um recomeço. Nas palavras do conhecido pregador escocês George Morrison: “A vida cristã vitoriosa é uma série de recomeços”. Essa definição encaixa-se perfeitamente no Salmo 30.

Wiersbe esboça o Salmo 30 da seguinte forma:

  1. Um a nova vitória – da morte à vida (Sl 30:1-3)
  2. Um novo dia – da noite a o romper do dia (Sl 30:4, 5)
  3. Um novo coração – do orgulho à humildade (Sl 30:6-10)
  4. Um novo cântico – do pranto ao regozijo (Sl 30:11,12)

Comentário de Beacon (Contexto)

O Salmo 30 é uma expressão fervorosa de louvor a Deus pela libertação da morte, de alguém ameaçado provavelmente por uma enfermidade muito séria. Os versículos 9-12 reverberam na oração de ações de graça de Ezequias após sua cura (Is 38.18-20).

O título indica que o salmo foi usado na dedicação “da casa de Davi”. Ele pode ter sido usado na dedicação do segundo Templo (Ed 6.16), como ocorreu mais tarde em conexão com a Festa da Dedicação dos macabeus. O uso seria apropriado visto que a história da nação seguia o padrão da experiência individual.

1. Experiência (30:1-3)
O escritor relata vividamente sua experiência de restauração quando já estava às portas da morte. Exaltar-te-ei (1). Ele tem esse desejo porque o Senhor o havia exaltado e não permitiu que seus inimigos se alegrassem com a sua morte. A oração foi respondida e o homem de Deus foi sarado (2). A cura divina se tornou bem mais proeminente no NT, mas o AT também apresenta diversos casos de cura.

2. Expressão (30:4-6)
Os versículos 4-6 dão expressão à gratidão do cantor por sua experiência com o toque divino. Ele convoca todos os santos de Deus (4), os devotos do povo, a unir-se a ele para celebrar a memória da sua santidade. A santidade de Deus no AT é, de muitas maneiras, uma descrição resumida da sua natureza. Ela incluía a misericórdia e a fidelidade do Senhor bem como sua pureza radiante. A saúde restaurada do poeta era um monumento à bondade de Deus.

A lição de tudo isso aparece no versículo 5: o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. A ira de Deus é momentânea e causada somente pelo pecado; no seu favor está a vida. Ele concede o perdão e a vida eterna para o humilde e arrependido. Parte do problema do salmista pode ter sido um sentimento de autossuficiência: Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais (6). Nada dissipa mais rapidamente uma atitude semelhante a essa do que o ataque de uma enfermidade.

3. Protesto (30:7-9)
A oração de protesto feita pelo salmista nos lembra de uma expressão semelhante de Jó no tempo da sua aflição (Jó 10.3). Com o favor de Deus o salmista tem se tornado forte. Quando o Senhor encobriu seu rosto, o salmista ficou perturbado (7). Em sua perturbação, ele clamou ao Senhor e suplicou (8). Sua argumentação é parecida com a de Ezequias em Isaías 38.18-19. Não haveria proveito para o Senhor na morte do seu servo (9). Na verdade, a morte interromperia o louvor do poeta e sua proclamação acerca da verdade de Deus.

4. Expectativa (30:10-12)
Como ocorre frequentemente nos salmos, o poeta passa da oração e louvor para a expectativa. Sua fé se projeta até a eternidade. Ele continuará orando por piedade e auxílio (10). Seu pranto se havia transformado em folguedo (11; “dança”, NVI), a expressão quase universal de alegria. Ele havia trocado o cilício (pano de saco) da sua tristeza por um cinto de alegria, para que a sua glória cante louvores a ele e não se cale (12). Como em 16.9 (veja comentários) e em outras partes, minha glória significa “minha alma”, visto que a alma, como a imagem divina, era a parte mais nobre

Comentário de Ellicott

“Por um momento (está) em sua raiva,

A vida a seu favor;

À noite vem a hospedaria chorando,

Mas de manhã um grito de alegria.”

Alguma oferta vem alojar-se com a última cláusula, mas a imagem é completa e mais refinada sem. É completamente oriental. Tristeza é o viajante que chega à tenda para uma noite de hospedagem, mas a metáfora de sua despedida pela manhã não é continuada, e temos, em vez disso, o súbito despertar com um grito de alegria, repentino como a aurora oriental, sem crepúsculo ou preparação. Nunca a fé no amor Divino foi mais belamente expressa. (Isaías 54:7-8)

Notas de Barnes sobre a Bíblia

Salmo 30:5 – Pois sua raiva dura apenas um momento – Há apenas “um momento em sua raiva”. Ou seja, sua raiva dura apenas um curto período de tempo. A referência aqui é aos problemas e tristezas pelos quais o salmista passou, em comparação com sua felicidade subsequente. Embora na época pudessem parecer longos, ainda assim, em comparação com as muitas misericórdias da vida, com a alegria que os sucedeu e com as esperanças agora acalentadas, pareciam ser apenas por um momento. Deus, de acordo com a visão do salmista, não é um Ser que acalenta a ira; não aquele que guarda isso em sua mente; não alguém que não esteja disposto a mostrar misericórdia e bondade: ele é um Ser que está disposto a ser misericordioso e, embora possa estar descontente com a conduta dos homens, seu desagrado não é acariciado e nutrido,

A seu favor está a vida – é sua natureza transmitir vida. Ele poupa a vida; Ele dará a vida eterna. Em outras palavras, não é Sua natureza infligir a morte; a morte deve ser atribuída a outra coisa. A morte não é agradável ou gratificante para Ele; é agradável e gratificante para Ele conferir vida. Seu favor assegura a vida; a morte é uma evidência de Seu desagrado – isto é, a morte é causada pelo pecado que leva ao Seu desagrado. Se um homem tem o favor de Deus, ele tem certeza da vida; se não a vida neste mundo, mas a vida no mundo vindouro.

O choro pode durar uma noite – A palavra aqui traduzida como “suportar” significa adequadamente “alojar, peregrinar”, como se faz por um pouco de tempo. A ideia é que chorar é como um estranho – uma pessoa que viaja – que se hospeda apenas por uma noite. Em outras palavras, a tristeza logo passará para ser sucedida pela alegria.

Mas a alegria vem pela manhã – Haverá cantos, gritos, exultação. Ou seja, se tivermos a amizade de Deus, a tristeza sempre será temporária, e sempre será seguida de alegria. A manhã virá; uma manhã sem nuvens; uma manhã em que as fontes de tristeza desaparecerão. Isso ocorre frequentemente na vida presente; sempre ocorrerá aos justos na vida futura. As tristezas desta vida são apenas momentâneas, e serão sucedidas pela luz e pela alegria do céu. Então, se não antes, todas as tristezas da vida presente, por mais longas que pareçam ser, parecerão ter sido apenas por um momento; o choro, embora possa ter feito a vida aqui apenas uma noite ininterrupta, será seguido por um dia eterno sem um suspiro ou uma lágrima.

Visão geral dos Salmos

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo