Abraão intercede por Sodoma e Gomorra

Tema: Abraão intercede por Sodoma e Gomorra

Existem duas cidades na Bíblia, conhecidas até mesmo por pessoas que não sabem quase nada delas. Estas são as cidades gêmeas Sodoma e Gomorra. 

Podemos encontrar muitos sermões baseados na destruição dessas cidades, bem como na oração de intercessão de Abraão por sua libertação. Este sermão está baseado no mesmo, mas quero compartilhar algumas lições.

1. Deus merece nossa atenção total

“Devo esconder de Abraão o que estou prestes a fazer?” (Gênesis 18:17-22)

Deus estava em um dilema? Certamente não. Ele é soberano e não precisa da permissão do homem para realizar seu propósito (Isaías 46:10). 

Deus está dizendo que não esconderá suas intenções de Abraão, porque Deus o escolheu. (O que significa que Deus o chamou para fora do mundo como em Gênesis 12:1).

Então nos é dito que Abraão ainda estava diante do Senhor, mesmo depois que seus visitantes partiram. Neste contexto, o verbo “ficar” é usado para dizer que Deus tinha a atenção total de Abraão.

Lições e aplicação

Boa audição é como sintonizar um rádio. Para obter bons resultados, você pode ouvir apenas uma estação de cada vez. Tentar ouvir minha esposa enquanto examina um relatório oficial é como tentar receber duas estações de rádio ao mesmo tempo. Acabo com distorção e frustração. Ouvir requer uma escolha de onde coloco minha atenção. Para sintonizar meu parceiro, primeiro devo escolher deixar de lado tudo o que dividirá minha atenção.

Quando me tornei um cristão nascido de novo, muitas vezes me perguntei o que as pessoas querem dizer com Deus falando com elas? Perguntei se Deus pode falar com eles e por que ele não fala comigo? 

Com o passar do tempo, porém, percebi que Deus estava falando comigo de fato, mas não ouvi porque não estava prestando atenção. Esta passagem mostra o desejo de Deus de compartilhar seus pensamentos mais profundos conosco. Aprendamos a dar a Deus toda a nossa atenção.

2. Deus é o juiz com discernimento

Tem havido algum debate sobre por que Deus teve que descer a Sodoma e Gomorra para verificar os fatos, porque a Bíblia diz que ele está presente em todos os lugares e sabe de tudo (Gênesis 18:21). Mas este versículo não deve ser entendido literalmente. O escritor está realmente usando linguagem figurada para dizer que Deus é o juiz justo cujos julgamentos são perfeitos porque ele discerne e avalia corretamente cada situação.

Lições e aplicação

Um homem em viagem sentou-se debaixo de uma árvore para almoçar. Uma mulher também estava sentada perto fritando alguns peixes. O homem não tinha peixe em sua refeição, mas gostou muito por causa do aroma do peixe sendo frito. Quando o homem terminou sua refeição e se levantou para continuar sua jornada, a mulher se aproximou dele e exigiu pagamento pelo aroma do peixe frito. O homem recusou e ambos foram a um juiz. O juiz, depois de ouvir a queixa da mulher, disse ao homem que tirasse uma moeda de ouro do bolso e a colocasse ao sol. Então ele disse à mulher para aproveitar o brilho da moeda. O livro do Salmo diz:

Deus é um juiz justo, um Deus que se irrita com a injustiça todos os dias.

SALMO 7:11 (GWT).

Mas então por que há tanta injustiça neste mundo e Deus não está fazendo nada sobre isso? Lembre-se de que a Bíblia também diz que “O Senhor é compassivo e misericordioso, tardio em irar-se e cheio de amor”. 

Deus permite a injustiça por um tempo limitado para dar ao opressor tempo para se arrepender (porque ele é o Deus justo). 

No caso de Sodoma e Gomorra, ele decidiu destruir as duas cidades porque seus habitantes não se arrependeram e seu pecado se tornou insuportável.

3. A glória de Deus nos transforma internamente

Em Gênesis 18:27, Abraão se compara a pó e cinzas. Isso não era um sinal de baixa autoestima ou bajulação, mas as palavras de um homem que foi transformado por dentro depois de ver a glória de Deus. Convenceu Abraão de sua natureza frágil e da necessidade da misericórdia de Deus.

Lições e aplicação

Muitos anos atrás, um jovem que buscava uma intervenção sobrenatural para seus problemas, entrou em um templo hindu, na esperança de receber o favor dos deuses aos quais o templo foi dedicado. Enquanto estava lá, ouviu uma voz audível, que dizia: “Você veio ao lugar errado”. Ele percebeu que este é realmente o Senhor Jesus falando com ele. Fale sobre um encontro! Ele imediatamente deixou aquele templo e alguns dias depois se juntou a uma igreja em seu bairro. Para encurtar a história, ele dedicou sua vida ao serviço de Deus e levou muitas pessoas a Cristo.

Viver em um mundo caído nos impede de compreender verdadeiramente quão vasta é a diferença entre nós e o Senhor. Muitas vezes tentamos rebaixá-lo ao nosso nível, mas apenas um vislumbre da glória de Deus abre nossos olhos para reconhecer sua superioridade inacessível. 

Ele nos transforma por dentro. Convence-nos de nossa natureza pecaminosa e frágil e da necessidade de um salvador (Is 6:5). Por nossa causa, devemos orar todos os dias para que Deus nos dê um vislumbre de sua glória.

4. Os filhos de Deus são o sal da Terra

Abraão intercedeu pelo povo pecador em Sodoma e Gomorra. Ele teve compaixão deles. Embora ele entendesse o julgamento de Deus sobre o pecado, ele pediu a Deus que poupasse a cidade mesmo que houvesse apenas dez justos. Deus disse que não destruiria as cidades se pudesse encontrar nelas pelo menos dez justos. (Ele respondeu: “Por causa de dez, não a destruirei.” Gênesis 18:32) Infelizmente, não havia nem dez.

Lições e aplicação

O sal é um mineral único com tantos usos que a revista The Readers Digest publicou uma lista intitulada “60+ maneiras de usar o sal”. No mundo antigo, no entanto, a preservação era seu principal uso.

Jesus disse que somos como o sal da terra, (Mateus 5:13) porque Deus nos chamou para preservar esta terra moribunda. Como o preservamos? Levando os ímpios à justiça (2 Pe 2:5).

Conclusão: Abraão intercede por Sodoma e Gomorra

Em meu sermão sobre a oração intercessora de Abraão por Sodoma e Gomorra esta noite, compartilhei com você quatro princípios que devem ajudar sua caminhada com Deus. É minha oração que você seja abençoado por esta mensagem.

Veja mais esboços de sermões poderosos para pregar.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo