Sermão: Abraão intercede por Sodoma e Gomorra

Introdução

Existem duas cidades na Bíblia, conhecidas até mesmo por pessoas que não sabem quase nada delas. Estas são as cidades gêmeas Sodoma e Gomorra. Podemos encontrar muitos sermões baseados na destruição dessas cidades, bem como na oração de intercessão de Abraão por sua libertação. Este sermão é baseado no mesmo, mas quero compartilhar alguns insights diferentes.

1. Deus merece nossa atenção total

“Devo esconder de Abraão o que estou prestes a fazer?” (Gênesis 18:17-22)

Deus estava em um dilema? Certamente não. Ele é soberano e não precisa da permissão do homem para realizar seu propósito (Isaías 46:10). 

Deus está dizendo que não esconderá suas intenções de Abraão, porque Deus o escolheu. (O que significa que Deus o chamou para fora do mundo como em Gênesis 12:1).

Então nos é dito que Abraão ainda estava diante do Senhor, mesmo depois que seus visitantes partiram. Neste contexto, o verbo “ficar” é usado para dizer que Deus tinha a atenção total de Abraão.

Lições e aplicação

Boa audição é como sintonizar um rádio. Para obter bons resultados, você pode ouvir apenas uma estação de cada vez. Tentar ouvir minha esposa enquanto examina um relatório oficial é como tentar receber duas estações de rádio ao mesmo tempo. Acabo com distorção e frustração. Ouvir requer uma escolha de onde coloco minha atenção. Para sintonizar meu parceiro, primeiro devo escolher deixar de lado tudo o que dividirá minha atenção.

Quando me tornei um cristão nascido de novo, muitas vezes me perguntei o que as pessoas querem dizer com Deus falando com elas? Perguntei se Deus pode falar com eles e por que ele não fala comigo? 

Com o passar do tempo, porém, percebi que Deus estava falando comigo de fato, mas não ouvi porque não estava prestando atenção. Esta passagem mostra o desejo de Deus de compartilhar seus pensamentos mais profundos conosco. Aprendamos a dar a Deus toda a nossa atenção.

2. Deus é o juiz com discernimento

Tem havido algum debate sobre por que Deus teve que descer a Sodoma e Gomorra para verificar os fatos, porque a Bíblia diz que ele está presente em todos os lugares e sabe de tudo (Gênesis 18:21). Mas este versículo não deve ser entendido literalmente. O escritor está realmente usando linguagem figurada para dizer que Deus é o juiz justo cujos julgamentos são perfeitos porque ele discerne e avalia corretamente cada situação.

Lições e aplicação

Um homem em viagem sentou-se debaixo de uma árvore para almoçar. Uma mulher também estava sentada perto fritando alguns peixes. O homem não tinha peixe em sua refeição, mas gostou muito por causa do aroma do peixe sendo frito. Quando o homem terminou sua refeição e se levantou para continuar sua jornada, a mulher se aproximou dele e exigiu pagamento pelo aroma do peixe frito. O homem recusou e ambos foram a um juiz. O juiz, depois de ouvir a queixa da mulher, disse ao homem que tirasse uma moeda de ouro do bolso e a colocasse ao sol. Então ele disse à mulher para aproveitar o brilho da moeda. O livro do Salmo diz:

Deus é um juiz justo, um Deus que se irrita com a injustiça todos os dias.

SALMO 7:11 (GWT).

Mas então por que há tanta injustiça neste mundo e Deus não está fazendo nada sobre isso? Lembre-se de que a Bíblia também diz que “O Senhor é compassivo e misericordioso, tardio em irar-se e cheio de amor”. 

Deus permite a injustiça por um tempo limitado para dar ao opressor tempo para se arrepender (porque ele é o Deus justo). 

No caso de Sodoma e Gomorra, ele decidiu destruir as duas cidades porque seus habitantes não se arrependeram e seu pecado se tornou insuportável.

3. A glória de Deus nos transforma internamente

Em Gênesis 18:27, Abraão se compara a pó e cinzas. Isso não era um sinal de baixa autoestima ou bajulação, mas as palavras de um homem que foi transformado por dentro depois de ver a glória de Deus. Convenceu Abraão de sua natureza frágil e da necessidade da misericórdia de Deus.

Lições e aplicação

Muitos anos atrás, um jovem que buscava uma intervenção sobrenatural para seus problemas, entrou em um templo hindu, na esperança de receber o favor dos deuses aos quais o templo foi dedicado. Enquanto estava lá, ouviu uma voz audível, que dizia: “Você veio ao lugar errado”. Ele percebeu que este é realmente o Senhor Jesus falando com ele. Fale sobre um encontro! Ele imediatamente deixou aquele templo e alguns dias depois se juntou a uma igreja em seu bairro. Para encurtar a história, ele dedicou sua vida ao serviço de Deus e levou muitas pessoas a Cristo.

Viver em um mundo caído nos impede de compreender verdadeiramente quão vasta é a diferença entre nós e o Senhor. Muitas vezes tentamos rebaixá-lo ao nosso nível, mas apenas um vislumbre da glória de Deus abre nossos olhos para reconhecer sua superioridade inacessível. 

Ele nos transforma por dentro. Convence-nos de nossa natureza pecaminosa e frágil e da necessidade de um salvador (Is 6:5). Por nossa causa, devemos orar todos os dias para que Deus nos dê um vislumbre de sua glória.

4. Os filhos de Deus são o sal da Terra

Abraão intercedeu pelo povo pecador em Sodoma e Gomorra. Ele teve compaixão deles. Embora ele entendesse o julgamento de Deus sobre o pecado, ele pediu a Deus que poupasse a cidade mesmo que houvesse apenas dez justos. Deus disse que não destruiria as cidades se pudesse encontrar nelas pelo menos dez justos. (Ele respondeu: “Por causa de dez, não a destruirei.” Gênesis 18:32) Infelizmente, não havia nem dez.

Lições e aplicação

O sal é um mineral único com tantos usos que a revista The Readers Digest publicou uma lista intitulada “60+ maneiras de usar o sal”. No mundo antigo, no entanto, a preservação era seu principal uso.

Jesus disse que somos como o sal da terra, (Mateus 5:13) porque Deus nos chamou para preservar esta terra moribunda. Como o preservamos? Levando os ímpios à justiça (2 Pe 2:5).

Conclusão: Abraão intercede por Sodoma e Gomorra

Em meu sermão sobre a oração intercessora de Abraão por Sodoma e Gomorra esta noite, compartilhei com você quatro princípios que devem ajudar sua caminhada com Deus. É minha oração que você seja abençoado por esta mensagem.

Veja mais esboços de sermões poderosos para pregar.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo